A versão do navegador que você está usando não é recomendada para este website.
Considere a possibilidade de fazer a atualização para a última versão do seu navegador clicando em um dos links a seguir.

Áudio integrado de hoje e amanhã

A Intel tem-se aliado à indústria para desenvolver uma nova especificação para o áudio integrado, capaz de fornecer os recursos e o desempenho sofisticado de uma placa de áudio suplementar. O Áudio de Alta Definição Intel® (Intel® HD Audio) pode tocar mais canais com uma qualidade superior à dos formatos anteriores de áudio integrado. Além disso, o Áudio de Alta Definição Intel dispõe da tecnologia necessária para suportar os conteúdos de áudio mais recentes e mais sofisticados. Ao habilitar modelos de utilização avançados, o Áudio de Alta Definição Intel®, disponível com os Chipsets Intel® Express, também mudará o modo como os usuários de computador vão interagir com o som.

O desafio de encontrar um áudio melhor

Com o desenvolvimento inicial do Codec Analógico ‘97, os usuários ouviam apenas músicas e filmes com som estereofônico. Com o sucesso dos filmes em DVD codificados com formatos de áudio multicanais Dolby* Digital* e DTS*, os usuários se acostumaram a ouvir o som ambiente completo, com algo em torno de 6 a 8 alto-falantes. Embora a tecnologia AC‘97 tenha se esforçado para acompanhar todos esses avanços, o Áudio de Alta Definição Intel® foi projetado especificamente para as experiências de áudio multicanais de alta qualidade. Os algoritmos de codificação e decodificação de áudio e vídeo mais novos também favorecem uma experiência auditiva de qualidade superior.

Um número cada vez maior de consumidores está levando o computador para a sala de estar ou sala de reunião familiar para desfrutarem de música ou filmes digitais na casa inteira, com os modernos sistemas de áudio multicanais em TV de tela grande. Com alto-falantes mais eficientes acoplados aos computadores, as limitações dos atuais subsistemas de som do computador, quer integrados ou adicionais, podem arruinar a experiência digital.

Muitos consumidores também querem reproduzir simultaneamente dois fluxos de áudio distintos em seus PCs — talvez música clássica na sala de estudos e um filme na sala de estar. Não é possível atender a essas exigências com as soluções de áudio anteriores.

Experiência em áudio excepcional

O Intel HD Audio traz aperfeiçoamentos importantes em relação às placas de som e de áudio integradas da geração anterior. O hardware com o Intel HD Audio pode oferecer o suporte e a qualidade de som para até oito canais com a qualidade 192 kHz/32 bits, ao passo que a especificação de Codec de Áudio (AC) ‘97 só aceite seis canais a 48 kHz/20 bits. Além disso, o Intel HD Audio foi elaborado para evitar as interferências ou ruídos ocasionais ocorridos em outras soluções de áudio, oferecendo uma largura de banda de sistema dedicado para as funções de áudio críticas.

Usos inovadores na casa digital

Dolby Laboratories* escolheu o Áudio de Alta Definição Intel para levar para o PC as tecnologias de som ambiente com a qualidade Dolby como parte de seu Programa de Logo de PC anunciado recentemente. A combinação dessas tecnologias é um marco importante ao fornecer áudio digital de qualidade aos clientes. O Intel HD Audio é compatível com todas as tecnologias Dolby, inclusive o mais recente Dolby Pro Logic* IIx, que permite desfrutar o conteúdo estéreo mais antigo em som ambiente de canais 7.1.

  • Chipsets Intel® G965, P965, Q965, Q963, 946GZ e 946PL Express
  • Chipsets Intel® 975X, 955X, 945G e 945P Express
  • Chipsets Intel® 925XE e 925X Express
  • Chipsets Intel® Express 915G, 915P, 915GV, 915GL, 915PL
  • Chipset Intel® 910GL Express

Os clientes também querem reproduzir duas trilhas de áudio diferentes ao mesmo tempo, tais como um CD e um DVD, o que não pode ser feito com as soluções de áudio atuais. O Áudio de alta definição Intel dispõe de capacidades de multi-streaming que permitem aos usuários enviar dois ou mais streams de áudio distintos para locais diferentes ao mesmo tempo, no mesmo PC.

A Microsoft* escolheu o Áudio de alta definição Intel como a arquitetura principal para sua nova UAA (Universal Audio Architecture* — Arquitetura de Áudio Universal), que fornece um driver que suportará todos os controladores e codecs do Áudio de alta definição Intel. Embora o driver da Microsoft possa suportar as funções básicas do Intel HD Audio, muito provavelmente os fornecedores de codecs destacarão suas soluções, fornecendo soluções aprimoradas do Intel HD Audio. Como resultado, teremos um áudio baseado em PC de alta qualidade que propicia uma convergência inigualável do entretenimento digital entre os dispositivos de PC e eletrônicos de consumo.

Recursos aperfeiçoados

O Intel HD Audio também permite captura de voz aprimorada através de microfones de linha, propiciando aos usuários uma entrada de voz mais precisa. No que pese que as outras implementações de áudio tenham restringido o suporte para simples microfones de linha, o Intel HD Audio dispõe de suporte para microfones de linha maiores. Ao aumentar o tamanho do microfone de linha, os usuários obtêm uma entrada muito mais limpa com a anulação de ruídos e a formação de feixes mais eficientes. Isso permite uma entrada de qualidade superior para o reconhecimento de voz, voz sobre IP (VoIP) e outras atividades orientadas pela voz.

O Intel HD Audio também traz aperfeiçoamentos que suportam a melhor reutilização dos conectores. O computador detecta quando um dispositivo é acoplado ao conector de áudio, determina o tipo do dispositivo e muda a função da porta se o dispositivo for conectado à porta incorreta. Por exemplo, se um microfone for acoplado ao conector do alto-falante, o computador detectará o erro e poderá mudar o conector para funcionar como conector de microfone. Esta é uma etapa importante para fazer com que o áudio ‘apenas funcione‘ - os usuários não precisarão se preocupar em acoplar o dispositivo certo no conector de áudio correto.

A solução para o futuro

Projetada para a reprodução de áudio sem falhas, multi-streaming, reutilização dos conectores e suporte para UAA, a Intel HD Audio oferece uma solução de áudio duradoura. Por ser uma das muitas tecnologias lançadas com a família de chipsets Intel® 955X, 925, 915 e 910 Express e agora com a família de chipsets Intel® 945 Express, o Intel HD Audio aprimora a experiência do usuário final e habilita a convergência de entretenimento digital de PCs e eletrônicos de consumo (EC).

Informações técnicas