Boas práticas de e-Learning - A liderança da Intel®

Intel® Education Alliance: Pesquisa etnográfica

A liderança de pensamento da Intel

A Intel continua a trabalhar com especialistas em educação e em e-Learning para determinar o modo mais eficiente de ensinar usando tecnologia. O EMPG (Emerging Markets Platform Group - Grupo da plataforma de mercados emergentes) da Intel está empenhado em reunir o know-how tecnológico necessário para criar os designs de referência de produto a serem usados por fabricantes do mundo todo para montar os Classmate PCs.

Uma parte importante deste processo é a pesquisa etnográfica e de campo. As visitas às escolas começaram em 2006, tanto em mercados maduros como em mercados emergentes. Desde o início do projeto, os pesquisadores já visitaram mais de 2.000 salas de aula em 36 países.

Pesquisadores treinados se encontraram com professores e diretores de escolas, e também com coordenadores pedagógicos e de TI, para observar como os computadores são usados em ambientes escolares e em ambientes domésticos. A pesquisa se concentrou em entender o valor da integração da tecnologia à educação e nos obstáculos que os usuários finais encontraram no processo de ensino e de aprendizado. A Intel® Education Alliance tem se baseado nestas pesquisas desde então.

Os usuários atuais e futuros se beneficiam também de importantes lições obtidas a partir de implantações anteriores. À medida que a Intel Education Alliance e os Classmate PCs se tornaram mais comuns nas salas de aula, o conhecimento sobre o programa aumenta e faz com que a Intel possa refinar os designs de referência de produtos para futuras implementações. A colaboração com o ambiente acadêmico e com consultores educacionais tem também sido muito importante, principalmente no Brasil, no México, nos EUA, na Suécia, no Chile e na China. 

“Nosso trabalho é viajar pelo mundo e descobrir como é a vida de outras pessoas. Nós tentamos entender o que é ser aquele estudante ou aquele professor.” – Tony Salvador, Diretor de Pesquisas, EMPG.

A Intel na Educação

A Intel está ajudando a transformar as vidas de milhões de pessoas através da educação.