• <Home
Masthead Light

Classmate PCs
revolucionam a educação
no estado de Pernambuco


Pioneirismo em inclusão digital

O estado de Pernambuco tornou-se o primeiro do Brasil a implantar o Intel classmate PC conversível para ampliar o conhecimento e o desempenho de seus alunos por meio do alinhamento da pedagogia à tecnologia. Os novos recursos aliados ao empenho conjunto do Governo, educadores e familiares incluem o jovem na sociedade e o tornam participante das decisões mais importantes do país.

O projeto Aluno Conectado, iniciado em julho de 2012, que vai beneficiar ao todo 176 mil estudantes do ensino médio apenas em seu primeiro ano. Fruto de um investimento de R$ 100 milhões, o projeto prevê a entrega de computadores Intel classmate PC conversível a todos os estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio das escolas públicas do estado.

"Nesse trabalho com a Intel estamos capacitando os professores não apenas no uso das ferramentas, mas também de novas metodologias que já estão em funcionamento em outros países."

Secretário de educação de Pernambuco,
Anderson Gomes

Resultados

Gomes lembra que a Intel teve participação ativa na definição do modelo e dos equipamentos que estão sendo distribuídos. "Exploramos todo um trabalho já feito pela Intel com softwares para parte de aplicação em laboratórios em ciências (biologia, física etc.) e temos também o conteúdo educacional da Educandos, que já era conhecido de nossos professores e fala com todo o nosso currículo", explica o secretário.

Novos processos

Para a professora de Inglês Klenie Synara Ramos da Silva, os classmate PCs em conjunto com seu notebook se constituem em uma poderosa ferramenta de ensino. Ela lembra que hoje todas as suas aulas são apresentadas em data show e que os classmate PCs têm permitido o uso constante de atividades interativas.

"Hoje continuamos usando os livros e os tablets surgem como uma ferramenta de auxílio na questão didática, porque nem tudo está nos livros”, diz Antonio do Nascimento, aluno do ensino médio, usuário do classmate PC e futuro vestibulando do curso de Direito."

Klenie Synara Ramos da Silva,
Professora

Novos horizontes

Com melhores resultados e atuação mais ativa dos professores, o resultado são horizontes maiores para os alunos, o que já começa a ser percebido por seus pais. Lucas Martins da Silva, pai de uma estudante que participa do programa, diz que esta foi uma das melhores coisas que aconteceram na vida da filha. Mais que isso, ele acredita que ela terá um futuro melhor, graças ao projeto.

 

"Se você é um profissional de determinada área e lhe dão X instrumentos para trabalhar e de repente lhe dão mais X instrumentos, não vai ficar melhor? Foi a mesma coisa. Agora ela recebeu um equipamento que já conhecerá quandochegar ao mercado de trabalho. Ela já vai entrar pronta, conhecendo tudo aquilo ali. Foi ótimo e será excelente para o futuro dela. Eu não tive acesso a isso", compara.

Conheça o programa

Objetivos

• Usar tecnologia nas escolas como um meio para melhorar o desempenho dos estudantes, a motivação dos alunos e a interação na sala de aula;
• Garantir que todos os alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas do estado tenham acesso a um computador;
• Fazer com que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Estado chegue a 4,5 em 2020;
• Alinhar Educação e Tecnologia para transformar os processos de aprendizagem;
• Proporcionar um ambiente colaborativo e interativo para desenvolver as habilidades do século 21;
• Promover a inclusão digital de estudantes e da comunidade por meio da adoção de tecnologia móvel conectada a internet nas escolas da rede pública.

Solução

• Intel® classmate PC conversível
• Implementação do Projeto Aluno Conectado

Números

• Em seu primeiro ano, 2012, foram adquiridos 176 mil
Intel classmate PCs conversíveis, que foram entregues a estudantes do 2o e 3o ano do ensino médio das escolas públicas do estado de Pernambuco. Os equipamentos, fabricados no Brasil, contam com processadores Intel® Atom™ dual-core de 1,6 GHz, tela sensível ao toque de 10,1", 2 GB de memória RAM, 32 GB de armazenamento SSD, câmera, Wi-Fi e um conjunto de softwares Intel para educação, gestão e segurança.