• <Home
Masthead Light

Implementação: traga seu próprio dispositivo

Traga seu próprio dispositivo, ou BYOD, é uma solução tecnológica que, à primeira vista, parece o sonho de uma escola.

Com a proliferação de dispositivos pessoais, tais como smartphones e tablets, entre os grupos de estudantes, parece fazer sentido adotar um programa no qual a escola simplesmente pede que os alunos tragam seus próprios dispositivos, da mesma forma que os alunos podem ser solicitados a trazerem determinadas calculadoras para a aula de matemática e outros equipamentos escolares.

Se estiver pensando em um programa BYOD para sua escola, você perceberá que em vez de ser um "fornecedor e gestor de dispositivo, como é o caso em um programa um a um no qual a escola fornece a tecnologia, você se descobrirá na posição de suporte tecnológico e departamento de serviços, auxiliando no gerenciamento de vários tipos de dispositivos e sistemas operacionais. Você terá a vantagem, pois os dispositivos não são de propriedade da escola; contudo, você perceberá também que tem menos controle quando se tratar de implementação, acesso e sucesso do programa.

Examinemos com mais atenção algumas considerações associadas ao programa BYOD:

  • Não é realista esperar que todos os alunos poderão fornecer seus próprios dispositivos. Além da compra do hardware, o pai terá que fornecer acesso á Internet ou um plano de dados. Embora muitas famílias tenham condições de fornecer acesso a um computador "da família" para ser usado em casa, nem todas podem oferecer um dispositivo portátil para cada filho.

    Isso significa que você terá que estar preparado para fornecer algum nível de acesso a dispositivos fornecidos pelo distrito, quer sejam dispositivos para compartilhar em sala de aula, computadores de empréstimo cuja saída os alunos "registram" ou até a opção de os alunos alugarem um dispositivo durante o ano letivo. (Nota: analise a possibilidade de fazer parceria com uma empresa local de computadores para o fornecimento de dispositivos alugados, semelhante às lojas de música locais que alugam instrumentos para os alunos. A escola pode definir os dispositivos aceitáveis, o programa tem preço razoável para os pais e a empresa local tem um bom fluxo de receita todos os anos. Ganha: Ganha: Ganha.)
  • Diferentes tipos de dispositivos significam diferentes tamanhos de tela com ou sem teclados completos, diferentes sistemas operacionais, capacidade de armazenamento, aplicativos e pacotes de software, entre outras coisas.

    Como profissional de TI, você já conhece bem todos os desafios que se apresentam quando você está tentando fazer vários dispositivos e sistemas operacionais diferentes "trabalharem juntos" com resultados consistentes para os alunos e professores. Isso significa que você terá que trabalhar em colaboração com seus professores para encontrar os aplicativos e soluções de software que atendam às necessidades da sala de aula e sejam compatíveis com os dispositivos que os alunos possuem.
  • Um determinado dia, um percentual de alunos esquecerá seu dispositivo em casa, o trará sem bateria ou esquecerá o cabo de energia em casa.

    Talvez você queira ter disponível uma série de tipos de cabos de energia para os alunos pegarem emprestado. Você também pode trabalhar com seus professores para criar um programa de empréstimo de cabo de energia entre os próprios alunos. Isso dá acesso ao cabo de energia para os estudantes que precisarem dele e, ao mesmo tempo, garante que o cabo volte para o seu dono no final do dia.
  • A maioria dos dispositivos estará sujeito a perda, roubo ou dano no trajeto de ida e volta da escola. Você pode pensar em oferecer uma opção de armário com chave para aqueles alunos (e pais) que preferirem que os dispositivos permaneçam na escola à noite, bem guardados até a manhã seguinte.

Embora não seja muito realista esperar que os próprios alunos possam financiar o programa de tecnologia do seu distrito, você tem várias opções para criar um programa "misto" de muito sucesso, reduzindo a carga financeira total para o distrito e incorporando o melhor que cada programa tem a oferecer.

Para obter mais informações

Consulte a página de recursos de TI para ter acesso a temas importantes, guias e listas de verificação.

 

Intel® Education Solutions

Estamos prontos para ajudar!

Os especialistas da Intel podem auxiliá-lo com o seu plano de implementação.

Transformação da Educação

Assista ao vídeo >

Centro de recursos

Esquema para a Educação Básica

Outras ferramentas para o planejamento de tecnologia podem ser encontradas em:

Visite o website >