• <Página inicial
Masthead Light

Os desafios do conteúdo digital

O que você pode encontrar quando sua escola decide "tornar-se digital"

O que se deve fazer e o que não se pode ter

Em geral, é bastante óbvio. O que se deve fazer é o que o estado vai exigir e você não esperava e o que não se pode ter é o que atinge diretamente o seu bolso.

Alguns estados têm diretrizes rígidas sobre o uso dos recursos públicos para o conteúdo digital, inclusive estatutos que não permitem algumas coisas como assinaturas plurianuais de conteúdo. Esteja preparado com modelos de custo e números sobre o retorno do investimento bem definidos. Seu provedor de conteúdo pode ajudá-lo com isso.

Se você estiver em um estado onde o próprio estado gosta de escolher o conteúdo, prepare-se para ajudá-los na decisão fornecendo sua própria auditoria, o que facilitará o trabalho deles e lhes dará boa imagem por sua decisão.

Quando definir o financiamento, lembre-se de que seu cronograma e estratégia de decisão podem impactar sua real economia de custos. Uma implementação fragmentada na realidade custará mais caro no longo prazo.

Segurança do sistema e acesso

Quando estiver fazendo a transição para o conteúdo digital, você talvez enfrente desafios quanto ao acesso igualitário ao conteúdo em todo o seu distrito. Um Sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) pode ajudá-lo com isso.

Se estiver expandindo significativamente seu programa, a questão do acesso ao hardware torna-se uma prioridade importante. Cada aluno terá seu próprio dispositivo ou eles acessarão o conteúdo em um laboratório centralizado ou ainda haverá um suporte portátil para levar o equipamento de uma sala de aula para outra? Cada opção tem seu próprio conju nto de desafios e recompensas.

Infraestrutura e manutenção da rede

Quando estiver planejando a ampliação da infraestrutura da sua rede, não se esqueça de analisar de que modo a rede será capaz de lidar com um grande número de dispositivos solicitando acesso ao mesmo tempo como, por exemplo, no início do horário escolar. Outro desafio é certificar-se de que possui largura de banda suficiente para lidar com a demanda de streaming de mídia e outros aplicativos de multimídia e que a infraestrutura da rede tenha capacidade para crescer.

Para proteger a população de alunos, considere uma infraestrutura sem fio que ofereça uma rede segmentada para os alunos separada da rede usada pelos professores e administradores, evitando, dessa forma, os conflitos de segurança de dados e protegendo as informações dos alunos. Os procedimentos de autenticação integrados habilitam o monitoramento do uso da Internet ao mesmo tempo em que garantem que somente os usuários qualificados tenham permissão para acessar a rede.

Um importante desafio com o conteúdo digital é a necessidade inerente de atualizações e manutenção regulares para manter a tecnologia atualizada. Como o uso do conteúdo digital depende da disponibilidade de tecnologia, não se trata de um único investimento. Um cronograma e orçamento disponível para a substituição e atualização de hardware e infraestrutura de rede precisam fazer parte do plano total.

Apoio e capacitação dos professores

A migração para conteúdo digital pode exigir um volume de trabalho significativo para a equipe de ensino. Da mudança de currículo à mudança de estilo de ensino, os professores podem ser os mais impactados por essas mudanças e talvez nem todos estejam tão animados com elas. Em muitas escolas, é necessário uma mudança de cultura para tornar a mudança para digital completa.

O desenvolvimento profissional para a implementação do conteúdo digital deve estar ampla e estrategicamente disponível. Esteja preparado para encontrar diferentes estilos de ensino e "perspicácia tecnológica." O treinamento inicial será o mais significativo em termos de custo e tempo, contudo, o desenvolvimento profissional contínuo é fundamental para o sucesso de longo prazo.

Plágio, trapaça na Internet e violação de direitos autorais.

A sala de aula digital traz com ela um nível inteiramente novo de desafios e responsabilidade. Instrução direta acerca de segurança na Internet, estratégias de busca, direitos autorais e netiqueta devem ser incorporados ao currículo digital. O treinamento apropriado ajudará a garantir que todos os alunos estejam bem preparados para começar a usar a tecnologia todos os dias de forma segura, respeitosa e responsável.

Para obter mais informações

Consulte a página de recursos de TI para ter acesso a temas importantes, guias e listas de verificação.

 

Soluções Intel® Educação

Especialistas técnicos e de produtos da Intel® Education

estão disponíveis para fornecer orientações sobre os planos de implementação da sua organização.

Transformação da Educação

Assista ao vídeo >

Centro de recursos

Esquema para a Educação Básica

Outras ferramentas para o planejamento de tecnologia podem ser encontradas em:

Visite o website >