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Estudo de caso de Irving, Texas

Algumas vezes, a implementação de um currículo digital significa a alteração
da lei estadual.

Em março de 2009, como a Assembleia Legislativa do Texas estava dando início a um debate sobre os prós e os contras de permitir que as escolas gastassem o dinheiro reservado aos livros didáticos com tecnologia, o Dallas Morning News divulgou uma história sobre o desafio do Distrito Escolar Independente de Irving com os livros didáticos sem uso guardados nos depósitos do distrito escolar de Irving.

“O estado gasta milhões de dólares todos os anos com livros didáticos que os distritos não precisam, mas são obrigados a receber porque é a lei,” iniciou o comentarista do noticiário que prosseguiu explicando a discrepância entre os alunos cada vez mais espertos do Distrito Escolar de Irving e a legislação estadual (daquela época) que exigia que as escolas comprassem um livro didático das matérias principais para cada aluno — quer o livro estivesse sendo usado ou não.

O desafio do Distrito Escolar de Irving era que ele estava à frente do seu tempo. Como muitos dos seus alunos tinham acesso a notebooks 24 horas por dia, sete dias por semana, os professores do distrito preferiam mandar os alunos para casa com versões eletrônicas de textos em vez de livros didáticos pesados e fáceis de perder.

Além disso, diz a Diretora Executiva de Tecnologia do Distrito Escolar de Irving, Alice Owen, os membros do corpo docente — mesmo aqueles que davam aulas para alunos do ensino fundamental, onde a proporção de computadores por aluno não era de um para um — realmente mudaram sua abordagem, afastando-se do livro didático. Eles estão usando uma grande variedade de conteúdo digital," diz ela. “Os alunos estão assumindo o controle da sua própria aprendizagem — colaborando, inovando e publicando, além de aprenderem com os especialistas no campo.”

O Dallas Morning News noticiou que o custo dos 146.000 livros didáticos não utilizados era equivalente a 15.000 notebooks novos. Com a aprovação da lei, o distrito finalmente conseguiu usar o dinheiro para essas ferramentas baseadas em tecnologia. Hoje, o Distrito Escolar de Irving é líder e modelo de implementação do programa de notebook um a um no nível do ensino médio. Para o período escolar 2012-2013, todos os alunos nas 9ª a 12ª séries têm notebooks para usar na escola e em casa. Há netbooks disponíveis para todos os alunos do ensino médio usarem na escola.

Graças a esse foco em tecnologia e conteúdo digital, três escolas de ensino médio do Distrito de Irving ganharam o prêmio Silver Badge Award (crachá de prata) do U.S. News & World Report todas elas figurando entre as 7,6% melhores das 22.000 escolas de ensino médio do país. O Distrito de Irving é um excelente exemplo de resistência para fazer o que é certo, mesmo que isso signifique levar junto um estado do porte de Texas.

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