• <Página inicial
Masthead Light

A promessa do conteúdo digital avançado

O conteúdo digital está literalmente revolucionando a sala de aula atual.

A próxima revolução na aprendizagem

Assim como a invenção da imprensa revolucionou a comunicação e a educação no século XV, as atuais tecnologias digitais estão, novamente, revolucionando a forma como as pessoas se comunicam e aprendem, fazendo com que muitos peritos em educação reexaminem o papel do conteúdo impresso na sala de aula.

O livro didático — o principal elemento da sala de aula no século XX — está perdendo terreno rapidamente para as alternativas digitais. A educação superior liderou a redução no uso do conteúdo impresso, impulsionada pela preocupação dos alunos com o crescente custo dos livros solicitados pelos cursos universitários. Segundo um artigo publicado no Washington Times em 2 de setembro de 2009, "os vendedores de livros dizem sentir uma clara reação contra o custo dos livros impressos, que ficam rapidamente desatualizados e custam ao estudante universitário médio cerca de US$ 1.000,00 ao ano."

Em resposta, os editores de livros didáticos universitários começaram a oferecer grande variedade de opções digitais. McGraw-Hill, Pearson e várias outras editoras vendem atualmente livros completos ou capítulos individuais em formato digital e diversas empresas associaram-se para lançar a CourseSmart, LLC, que oferece milhares de livros didáticos on-line em formato de livro eletrônico.

Os livros eletrônicos estão ganhando terreno

Embora não sejam tão comuns no mercado de Educação Básica, os livros didáticos eletrônicos também estão se tornando uma opção nesse segmento. Entre os seus atrativos para as escolas que dispõem de aprendizagem um para um ou outras implementações com tecnologia avançada estão o menor peso das mochilas para os alunos e a facilidade com que os textos podem ser distribuídos, armazenados e atualizados.

E mesmo assim, embora os textos eletrônicos solucionem alguns dos problemas físicos da impressão, muitas pessoas não os consideram suficientemente bons. No mundo universitário, as críticas vão desde a preocupação de que o preço da versão digital do livro ainda é alto, especialmente levando-se em conta que ele não pode ser revendido, até a insatisfação com a plataforma de hardware em que os livros didáticos eletrônicos são exibidos.

Um artigo do Wall Street Journal publicado em 20 de julho de 2009, citou dezenas de alunos de um projeto-piloto de livros didáticos eletrônicos da Northwest Missouri State University que "abandonaram o programa reclamando que os textos eletrônicos eram desajeitados e inoportunos" e que o vice-reitor de comunicações acadêmicas da Penn State University reduziu o fornecimento de dispositivos.

As salas de aula digitais oferecem melhor apoio à aprendizagem

Os ambientes de aprendizagem digital são fundamentais para a abordagem do que se poderia chamar "os três "C" da aprendizagem; as escolas do século XXI devem ensinar os alunos a:

  • Consumir (leitura e interpretação de texto e imagens)
  • compartilhar o que foi aprendido e trabalhar com outros para ampliar o próprio conhecimento
  • Criar (demonstrar o entendimento por meio de sintetização e utilizar pensamento de ordem superior e habilidades de criatividade para construir conteúdo novo)

Para obter mais informações

Consulte a página de recursos de TI para ter acesso a temas importantes, guias e listas de verificação.

Intel® Education Solutions

Especialistas técnicos e de produtos da Intel® Education

estão disponíveis para fornecer orientações sobre os planos de implementação da sua organização.

Transformação da Educação

Assista ao vídeo >

Centro de recursos

Esquema para a Educação Básica

Outras ferramentas para o planejamento de tecnologia podem ser encontradas em:

Visite o website >