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Um roteiro para a mudança para digital

Podem existir muitas etapas na mudança para digital e todas elas conduzem você ao sucesso.

Depois de tomada a decisão de mudar para digital, existem inúmeras decisões que precisam ser tomadas para que o lançamento e a subsequente operação do plano ocorram de forma consistente e assegurem o sucesso.

Primeiramente, vamos partir do princípio que você determinou o "modelo" do seu programa, quer ele seja:

  • Programa um a um no qual a escola fornecerá os dispositivos.
  • Programa “Traga seu próprio dispositivo” no qual os alunos podem usar seus próprios dispositivos ou uma combinação dos dois, associando o melhor dos dois modelos.

Se você ainda está procurando ajuda para decidir qual programa implementar, temos recursos adicionais para auxiliá-lo. Obviamente, essa etapa apenas já pode ser um processo bastante longo. O modelo do programa que você escolher impacta o orçamento de que vai precisar o qual, por sua vez, impacta os recursos financeiros disponíveis; tudo isso precisa ser levado em consideração. E todos esses elementos podem impactar seu plano de implementação.

Monte sua equipe

Faz sentido que uma das partes do seu plano de implementação seja pensar na função que cada pessoa pode desempenhar. Você precisa de pessoas para ajudarem você a executar o trabalho, outras para darem suporte ao trabalho e outras ainda simplesmente para estarem lá e incentivá-lo.

  • Professores e assistentes de sala de aula: os professores são o centro da sua operação. São os responsáveis pelo uso do novo material digital e estão encarregados de fazer o programa funcionar perfeitamente. É bom saber que sua equipe de ensino está ao seu lado e, caso contrário, elabore um plano para unir a todos.
  • Pais e alunos: os pais podem ser excelentes promotores e incentivadores do programa. Eles podem estimular a equipe de ensino, afastar uma opinião negativa de outro pai ou mãe e apoiar o programa por intermédio do apoio ao trabalho dos seus filhos.
  • Líderes de empresas e da comunidade: esses grupos podem ajudar você com recursos financeiros e financiamento criativo. Talvez seja possível implementar junto com algum parceiro comercial um programa de "aluguel" de notebook ou dispositivo para os alunos. Ou um líder comunitário pode ter contatos no poder legislativo estadual que possam ajudar.
  • TI e parceiros técnicos: Espero que você já tenha o apoio dos seus colegas profissionais de TI do distrito — afinal, serão eles que o ajudarão a dar suporte e administrar o programa.
  • Administradores de escola: você espera nunca ter que "fazer cumprir" as regras do programa mas, se encontrar "bolsões de resistência", é muito útil saber que dispõe de administradores que possam ajudá-lo incentivando todos a participarem.

Construa a infraestrutura da sua rede

Depois que souber o tipo de programa que implementará, a Intel poderá ajudá-lo a determinar o trabalho que precisa ser executado para colocar sua rede no nível certo para atender ao acréscimo da demanda do novo programa.

Nós o orientaremos para lidar com o aumento de tráfego produzido pela adição de vários dispositivos junto com as necessidades “a caminho” que os aplicativos de multimídia e streaming de mídia solicitados por centenas de dispositivos exigirão. Lembre-se de incluir recursos para "escalabilidade". Os dispositivos e a demanda de dados continuam a usar velocidades cada vez mais elevadas. A largura de banda de que você necessita hoje não suportará seu programa daqui a cinco anos. Mantenha-se o mais fora da curva que seu orçamento permitir.

Lembre-se também de pensar na logística para os alunos que precisarão de um dispositivo de empréstimo por um dia; talvez eles só precisem de um cabo de energia emprestado para uma aula. Elaborar planos para essas determinadas contingências, fará com que o dia a dia da escola transcorra sem qualquer problema desde o primeiro toque da campainha.

Sistema de gerenciamento de aprendizagem

Você já decidiu se sua escola usará um portal de "Sistema de gerenciamento de aprendizagem" (LMS)? Se o seu programa estiver trabalhando devagar e para uma população pequena de alunos, talvez você não precise dele já. À medida que seu programa crescer ou se você estiver planejando um programa para toda a escola, um sistema LMS é uma excelente maneira de manter todos organizados.

É no LMS que os professores acessam o currículo e os recursos e divulgam as notas e a comunicação. É onde os alunos acessam seus trabalhos de casa e, algumas vezes, até provas. O grupo de administração e TI pode comunicar-se com a população on-line em geral, de acordo com a necessidade.

O plano de lançamento

Os membros da sua "equipe" virtual já estão a postos para ajudá-lo a dar suporte ao programa. Você conhece o programa que irá lançar e está ajustando sua rede para lidar com as exigências do novo programa. Verifique.

Como ocorre com qualquer programa desse tipo, é melhor começar com um lançamento "suave". Lembre-se de que o que puder dar errado, vai dar errado, portanto, liberar dispositivos e currículo de 500-1000 no primeiro dia pode ser uma receita para o desastre.

Trabalhe com seus administradores e professores para produzir um plano para lançar o uso de dispositivos e o currículo de forma gradual. Isso pode ser feito de várias formas. Talvez apenas uma turma torne-se 100% digital e novas turmas entrem "on-line" a cada semana ou mês até as férias de dezembro, quando todos já estarão on-line. Ou talvez todas as turmas participem, mas somente uma matéria de cada vez em horas diferentes do dia até que todas as turmas estejam participando em todos os horários.

Não há necessariamente uma maneira certa ou errada de fazê-lo. O importante é que você tenha um plano e tenha o apoio dos professores e da administração, todos trabalhando para um objetivo comum.

Cidadania digital:

A Internet é uma coisa selvagem e ao mesmo tempo maravilhosa. Fornecer aos alunos menores de idade acesso à Internet e a tudo que ela tem a oferecer é certamente preocupante. O caminho para a boa cidadania digital é construído com muita comunicação -- comunicação com os pais sobre o que a escola está fazendo para proteger os alunos junto com a obrigação dos pais e dos alunos de seguirem a política da escola.

É uma excelente ideia realizar apresentações em sala adaptadas ao nível de cada série para que os alunos compreendam o que fazer e o que não fazer na navegação na Internet, o que é e o que não é plágio e a boa "netiqueta" em geral. Forneça um pacote de informações para que os pais leiam e assinem, de modo que você saiba que os pais pelo menos viram suas políticas.

Política de uso aceitável

Em parceria com sua cidadania digital está sua política de uso aceitável (AUP). A AUP destina-se a informar e a proteger tanto a escola quanto o aluno, estabelecendo diretrizes firmes para o uso de dispositivos em aula.

A Política de uso aceitável deve abranger as questões em sala de aula, tais como o momento adequado para usar e para não usar o dispositivo. Onde os dispositivos são guardados quando a sala de aula está vazia? Os alunos podem acessar as mídias sociais se tiverem terminado a tarefa antes dos outros?

Ela deve discutir os limites de responsabilidade para os dispositivos de propriedade dos alunos. Se um dispositivo de propriedade de um aluno for perdido, roubado ou danificado dentro da escola, a escola tem obrigação de substituir o dispositivo?

Sua política de uso aceitável deve tratar do cuidado e manuseio apropriados dos dispositivos de propriedade da escola. E se o dispositivo quebrar ou for danificado enquanto estiver sob responsabilidade do aluno? E se o dano claramente não for culpa do aluno ou se for?

Há inúmeros exemplos de documentos de Política de uso aceitável bem sucedidos disponíveis na Web. Assim como com o resto do seu programa, não há o certo e o errado aqui, apenas quais políticas são apropriadas e funcionam para um determinado distrito.

Para obter mais informações

Consulte a página de recursos de TI para ter acesso a temas importantes, guias e listas de verificação.

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estão disponíveis para fornecer orientações sobre os planos de implementação da sua organização.

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