• <Página inicial

Objetivos da Avaliação

Purpose of Assessment

Avaliação contínua

Os professores estão constantemente coletando informações formais e informais sobre o que e como seus alunos aprendem. Eles corrigem provas e tarefas dos alunos, ouvem atividades em pequenos grupos e observam os alunos envolvidos em atividades estruturadas e não-estruturadas. Usam essas informações com diversos objetivos, desde comunicar aos pais até satisfazer padrões e referências. No entanto, quando os professores coletam sistematicamente os tipos certos de informação e os usam com eficiência, podem ajudar os alunos a se desenvolverem como pensadores e aprendizes.

Em alguns contextos, os termos avaliação e conceito são intercambiáveis. Aqui, usamos o termo “avaliação” para nos referirmos especificamente a todos os tipos de métodos e estratégias que fornecem informações sobre o aprendizado de um aluno. A avaliação formativa permite aos aprendizes conhecer o seu rendimento durante o processo de aprendizado. A avaliação somativa é realizada ao final de uma unidade ou de um projeto e oferece a alunos e professores informações sobre as capacidades e o conhecimento que os alunos adquiriram.

O uso de uma variedade maior de avaliações contínuas durante o ciclo de ensino pode fornecer informações muito mais valiosas, tanto para os professores como para os alunos. A avaliação formativa serve para:

  • Incentivar a autonomia e a colaboração 
  • Fornecer um diagnóstico ao professor e ao aluno   
  • Monitorar o progresso 
  • Verificar o entendimento e estimular a metacognição
  • Demonstrar entendimento e aprendizagem
  • Estabelecer o nível de conhecimento prévio e de preparação dos alunos

Num sentido mais abrangente, o objetivo da avaliação é fornecer aos professores as informações necessárias para que eles ofereçam um ensino de qualidade. A avaliação incorporada e contínua está no cerne do ensino com trabalho com projeto e é uma maneira de os alunos mostrarem o que sabem e descobrem de várias formas. Com a avaliação incorporada durante toda a unidade de ensino, os professores conhecem melhor as necessidades dos alunos e podem ajustar o ensino em prol das conquistas dos mesmos. McMillan (2000 pg.?) explica "quando a avaliação é incorporada ao ensino, ela informa aos professores quais atividades e tarefas serão mais úteis, qual nível de ensino é o mais apropriado e como as avaliações somativas revelam dados diagnósticos".

Avaliação durante o Ciclo de Aprendizado

A avaliação eficiente é contínua e ininterrupta.
 
Saiba mais ›