• <Página inicial

Avaliação bem-sucedida

Successful Assessment

Colocando em prática na sua escola

A integração eficaz de diversos tipos de avaliação às atividades diárias da sala de aula “pode produzir realmente mudanças profundas no papel dos alunos como aprendizes e no papel dos professores no desenvolvimento da capacidade de aprender dos alunos” (Black et al., 2003, p. 102-3).

Paul Black e seus colegas trabalharam com professores em duas escolas de ensino médio inglesas por dois anos na inclusão da avaliação formativa em seu ensino em um programa chamado King's-Medway-Oxfordshire Formative Assessment Project ou projeto KMOFAP. Ao final do projeto, os pesquisadores se perguntaram se seria possível “introduzir a avaliação formativa sem causar uma mudança radical na pedagogia empregada na sala de aula pois, por sua natureza, esse tipo de avaliação é um componente essencial do aprendizado em sala de aula” (p. 7).

Esses pesquisadores descobriram que uma conseqüência natural do uso contínuo da avaliação formativa é a mudança para uma sala de aula onde os alunos não só recebem informações regulares e úteis sobre o progresso de seu aprendizado, como também estão ativamente envolvidos nas atividades que os ajudam a transformar o conhecimento e as capacidades em um aprendizado que faz sentido para eles em particular. A avaliação formativa é apenas um dos componentes de uma aula centrada no aluno.

Os professores que foram educados como alunos na concepção de ensino tradicional e que aprenderam a lecionar em um ambiente onde a avaliação resumia-se a exames finais e trabalhos têm menos chances de terem as capacidades e as informações necessárias para usar a avaliação formativa de maneira eficiente. O desenvolvimento profissional sobre os tópicos principais é crucial para seu sucesso.

Os professores não ensinam em um vácuo. Estão cercados de instalações, administradores, culturas da comunidade, materiais e colegas- professores. O uso eficiente da avaliação formativa e a criação de culturas de aula centradas no aluno requerem sólido suporte e liderança em todos os níveis.

Avaliação bem-sucedida

Problemas da implementação na escola inteira

Aula centrada no aluno >

Desenvolvimento profissional >

Liderança >

Cenários de aula

Nas salas de aula onde a avaliação é integrada ao ensino, os alunos estão no centro do processo de aprendizado.

Leia mais ›