• <Home

Estratégias de Avaliação

Estratégias de Avaliação

Orientações para desenvolver e usar diferentes perspectivas da avaliação

Estas estratégias de avaliação fornecem informações valiosas tanto a professores quanto a alunos. Cada estratégia oferece métodos e instrumentos específicos. A importância está em compreender as suas diferentes finalidades, como podem ser estruturadas e, por fim, como utilizar os resultados. As estratégias de avaliação subdividem-se em cinco categorias principais. Não é necessário usar todas as estratégias numa mesma categoria, entretanto todas  devem ser incluídas em um plano de avaliação.

Estratégias para medir as necessidades dos alunos ›
A avaliação diagnóstica, a que antecede uma ação de formação, ou seja, uma unidade de estudo, ou um novo tópico do currículo possibilita investigar a experiência prévia do aluno,seus conhecimentos, suas capacidades, atitudes e concepções equivocadas ou não sobre o tema. Essa modalidade ajuda a avaliar as necessidades de aprendizagem de cada aluno e as estratégias adequadas para auxilia-los na transferência dos conceitos que já sabem  (conhecimento prévio) e o que aprenderão. 

Estratégias para incentivar a autonomia e a colaboração › 
Estas estratégias são utilizadas para avaliar a capacidade dos alunos de responsabilizar-se por sua  aprendizagem, demonstrar capacidades interpessoais, produzir trabalhos de boa qualidade, compreender comentários e avaliar o trabalho dos colegas. 

Estratégias para acompanhar o progresso › 
Estas estratégias se prestam para ajudar os alunos a não se perder durante um projeto. Os alunos conseguem se “autogerir” quando dispõem destes métodos e instrumentos de avaliação ao concluírem tarefas abertas.Também auxiliam na determinação de quando e onde os alunos precisam de auxílio extra ou de instruções adicionais. Muitas dessas estratégias fornecem registro sobre a evolução da aprendizagem ao longo do tempo. 

Estratégias para verificar a compreensão e estimular a metacognição ›
Estas estratégias são eficazes para verificar a aprendizagem conquistada pelo aluno, o seu progresso,  no decorrer do projeto. Os alunos também usam essas estratégias para refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem. O mesmo método pode ser usado para ambas as finalidades, mas é importante fornecer perguntas e orientações claras para ajudar os alunos a pensar sobre o que, e como estão aprendendo. 

Estratégias para demonstrar compreensão e capacidades › 
Estas estratégias são utilizadas para avaliar a compreensão, as capacidades e os conhecimentos do aluno ao final do projeto. Dois tipos diferentes de estratégias encontram-se nesta categoria: 

  • Produtos e desempenhos 
  • Portfólios e comunicações orais conduzidas por alunos

Produto é a materialização do conhecimento adquirido na criação de objetos, artefatos, (*)instalações. “Desempenhos” são as atividades que os alunos elaboram. Portfólios são coleções de produtos e reflexões datados e com finalidades definidas, denotam o empenho, progresso e conquistas dos alunos, enquanto que as comunicações possibilitam o compartilhar portfólios e amostras de seus trabalhos, e apontam seus interesses, aprendizagens e objetivos.

Estratégias de Avaliação

Mudando as estratégias de avaliação

A Um professor modifica uma unidade para incluir diferentes tipos de avaliação.  

Leia mais ›