• <Página inicial

Verificando a Compreensão

Verificando a Compreensão

Verificando a compreensão e estimulando a metacognição

A metacognição, ou "raciocinar sobre o raciocínio", refere-se aos processos mentais que controlam e regulam o modo como as pessoas pensam. A metacognição é especialmente importante no trabalho do projeto, porque os alunos devem tomar decisões sobre quais estratégias usar e como utiliza-las. A pesquisa de Marzano (1998) feita com 4.000 intervenções instrucionais diferentes descobriu que as mais eficientes para aprimorar a aprendizagem do aluno eram aquelas que se concentravam no modo como os alunos pensam sobre seus processos de raciocínio e como eles se sentem como aprendizes.

A tabela abaixo contém uma visão geral de métodos, objetivos e instrumentos utilizados para verificar a compreensão e estimular a metacognição. Esses métodos ajudam os professores a verificar a compreensão enquanto ajudam os alunos a raciocinar sobre a própria aprendizagem. A mesma estratégia pode ser usada para ambas as finalidades, mas os professores devem ser explícitos ao ajudar os alunos a pensar sobre o que e como estão aprendendo por meio de perguntas e orientações. Os links fornecem informações mais detalhadas e exemplos específicos.

Método de avaliação Objetivo Quando usado Instrumento
Diários escritos Os diários são reflexões mais amplas sobre o aprendizado ou entradas em resposta a orientações. Além das reflexões, as orientações incentivam capacidades cognitivas específicas em pontos importantes do projeto. Use em pontos importantes durante e ao final do projeto.
Diários em vídeo e fotografia Esses diários capturam a documentação visual do progresso, de reações e de reflexões que demonstram o desenvolvimento de capacidades. Use durante o projeto, mas pode ser integrado ao produto ou apresentação final.
  • Estrutura de fotografias em seqüência e tópicos (lista com marcadores)
  • Programação de cenas em vídeo
Entrevistas e observações estruturadas Entrevistas orais formais são programadas com alunos individuais ou grupos para sondar sua compreensão. As perguntas da entrevista (protocolo) pedem que os alunos expliquem e justifiquem seu entendimento atual. Observações estruturadas são semelhantes, mas são usadas para a avaliação de capacidades, processos e desempenho, e podem ser feitas também pelos alunos. Use entrevistas e observações estruturadas durante o projeto.
Questionamento informal O questionamento permite que os alunos expressem abertamente suas idéias e seus pensamentos, os faz refletir sobre as explicações dos outros alunos, além de estabelecer relações. Use para propor desafios, avaliar a compreensão do aluno e revisar as lições conforme a necessidade. Use durante o projeto, geralmente durante o trabalho em grupo ou em discussões com a classe.
Provas e chamadas orais As provas e as chamadas apresentam uma evidência objetiva do conhecimento adquirido e de sua compreensão. Use em pontos importantes durante e ao final do projeto.
  • Provas e chamadas