• <Página inicial

Demonstrando Compreensão

Demonstrando Compreensão

Demonstrando compreensão e capacidade

As tabelas abaixo contêm uma visão geral de estratégias, objetivos e instrumentos utilizados para demonstrar compreensão e capacidade. Os links fornecem informações mais detalhadas e exemplos específicos.

 

 

Método de avaliação Objetivo Quando usado Instrumento
Produtos Produtos são tudo o que os alunos criam e constroem para mostrar o que aprenderam. (Exemplos na tabela a seguir.) Geralmente, são concluídos ao final do projeto, mas depende do produto e de sua duração.
Desempenho Desempenhos são demonstrações, produções e eventos que os alunos elaboram e executam para demonstrar a aprendizagem. (Exemplos na tabela a seguir.) Geralmente, são apresentados ao final do projeto, mas depende do produto e de sua duração.
Portfólios Portfólios permitem a avaliação do progresso, dos processos e do desempenho dos alunos no decorrer do tempo.  Trabalhos e reflexões acumulados durante o projeto, o semestre, a aula ou o ano.

Reuniões conduzidas pelo aluno

As reuniões conduzidas pelo aluno requerem deste a organização e a comunicação de sua aprendizagem através do compartilhamento de suas metas, de seu trabalho, de auto-avaliações e reflexões, geralmente com os pais. Programadas no início do ano para ajudar na definição de metas e informar aos pais as expectativas; no final do projeto ou do ano para se refletir sobre a evolução do aluno.
Produtos e tarefas de desempenho
Products Relatórios (doc)
Pesquisa histórica, pesquisa científica, artigo para publicação, recomendações para diretrizes
Criação (doc)
Criação de produtos, desenhos de casa, plantas de edifícios ou escolas, alternativas de transporte
Construções (doc)
Modelos, máquinas, exposições, diagramas
Ensaios (doc)
Cartas ao editor, coluna de convidado em um jornal regional ou divulgação na comunidade, resenhas de livros e filmes, redação de artigos
Expressões artísticas (doc)
Cerâmica, escultura, poesia, artes plásticas, quadros, desenhos, murais, colagem, pintura, composição musical, roteiro cinematográfico
Mídia impressa (doc): livros, panfletos, brochuras Guia de trilhas, história da comunidade autodidata, anúncio de serviços públicos, livro de recortes históricos, histórico fotográfico, documentário investigativo, comercial, manual de treinamento, animação/desenho
Multimídia (doc): quiosque de informações, vídeo, diário de fotos, apresentação de slides, livro digital
Performances Apresentações (doc)
Proposta persuasiva, discurso inspirador, debate, palestra informativa, análise de pesquisa e conclusões, noticiário
Demonstrações de habilidade (doc)
Processos no laboratório de ciências, construções, habilidades esportivas específicas, ensino ou instrução de alunos mais novos, tarefas sob demanda
Desempenho artístico/criativo (doc)
Dança interpretativa, atuação, paródias, estudo de personagem, adaptação teatral, radiodifusão
Simulações (doc)
Simulação de um julgamento, encenação de um evento histórico, peça de teatro