• <Página inicial

Incentivando a Autonomia e Colaboração

Incentivando a Autonomia e Colaboração

Desenvolvendo aprendizes independentes

A meta final da educação é produzir alunos capazes de aprender por conta própria. Isso é fundamental especialmente no Século XXI, uma era de rápidas mudanças tecnológicas, em que precisamos aprender e reaprender nossas habilidades. Aprendizes autônomos são eficientes ao planejar e seguir adiante sem esperar ordem para fazê-lo. Sabem como identificar e usar uma ampla variedade de recursos e ferramentas. Assumem os riscos certos e aprendem com seus erros.  

A literatura mostra que salas de aula que promovem a “aprendizagem autônoma” geram alunos curiosos e dispostos a experimentar novas alternativas (Garrison, 1997), que encaram os problemas como desafios, desejam mudanças e adoram aprender (Taylor, 1995). Taylor também descobriu que os alunos formados nesse ambiente são motivados e persistentes, independentes, autodisciplinados, autoconfiantes e têm metas. Todas essas características servem de base para as habilidades exigidas no Século XXI que  devem ser adquiridas para a obtenção de êxito em suas empreitadas futuras.  

A tabela abaixo contém uma visão geral de métodos, objetivos e instrumentos utilizados para desenvolver a autonomia e a colaboração. Os links fornecem informações mais detalhadas e exemplos específicos.

Método de avaliação Objetivo Quando usado Instrumento
Plano de projeto Os planos de projeto ajudam os alunos a assumir a responsabilidade por sua aprendizagem. Identificam metas, elaboram estratégias para cumpri-las, definem cronogramas e critérios de avaliação. É utilizado no início de um projeto nas reuniões com os alunos. Os alunos serão auxiliados pelo professor a desenvolver o próprio plano e a analisar sua viabilidade e especificidade.
Auto-avaliação e reflexão A auto-avaliação e a reflexão oferecem aos alunos oportunidades para avaliar seu progresso, raciocínio e aprendizagem e de refletir sobre formas para aprimorá-los. É usado oralmente durante o projeto ou por escrito nas reuniões.
Comentários dos colegas Peer feedback helps students internalize the characteristics of quality work by assessing the work of their peers. Use throughout the project during group discussions, after a rough draft, or a final product or performance.
Observação dos grupos A observação do trabalho em grupo complementa as capacidades de avaliação e colaboração. É utilizado pelo professor durante o projeto, procurando anotar, utilizando listas de verificação, orientando os grupos  a concluir as tarefas atribuídas. Os alunos também avaliam as capacidades de seu grupo usando listas de verificação e reflexões.
Estratégias de Avaliação