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Medindo a Necessidade dos Alunos

Medindo as necessidades dos alunos

Medindo as necessidades

Os alunos possuem uma grande variedade de experiências, capacidades e interesses para qualquer tópico novo. A identificação dos  conhecimentos prévios e da compreensão dos alunos auxiliam os professores a planejar ações que corrijam concepções equivocadas e aproveite as experiências relevantes.  A tabela abaixo contém uma visão geral de métodos, objetivos e instrumentos utilizados para medir as necessidades do aluno. Os links fornecem informações mais detalhadas e exemplos específicos.

Método de avaliação Objetivo Quando usado Instrumenton
Examinar o trabalho do aluno Examinar o trabalho do aluno revela a natureza e a extensão da compreensão que possui, esclarece as expectativas de aprendizagem  e oferece oportunidades para se avaliar a qualidade da tarefa ou plano de ensino bem como as implicações da prática. Antes de planejar o projeto, considere o trabalho do aluno e questione: que capacidades, conhecimentos e compreensão o aluno demonstra? Qual é a evidência? Quais são as concepções equivocadas?Existe algum padrão ou tendência a ser focado(a)?
  • Amostras de trabalho e avaliações de diversos alunos.
  • Amostras do mesmo aluno no decorrer do tempo.
  • Dados das provas.
Organizadores gráficos   Os organizadores gráficos proporcionam uma representação visual da compreensão conceitual  e dos processos de raciocínio do aluno, e indicam pré-concepções. No início de um projeto, levante informações com os alunos criando um organizador gráfico para obter noção precisa dos conhecimentos prévios do aluno. Forneça organizadores para cada aluno usar durante o projeto.
Gráficos Saber-Indagar-Aprender (S-I-A) Os gráficos S-I-A  direcionam o pensamento dos alunos sobre o que sabem de determinado tema, do que  querem saber e, por fim, registrar o que aprenderam e o que ainda é preciso aprender. Com isso, os alunos individualmente estabelecem relações  antes da exploração minuciosa do conteúdo. No início de um projeto é utilizado, durante um debate em sala de aula ou individualmente nos diários.
  • Tópico na lousa, cavalete ou quadro eletrônico
  • Diário
Discussão em grupo Discussões em grupo fazem com que o aluno primeiro pense na pergunta, então se junte a outro colega e compartilhe a resposta verbalmente para, finalmente, resumir as idéias de ambos em benefício da classe inteira. Isso ajuda os alunos a organizar o conhecimento existente e discutir as dúvidas. É utilizada no início de um projeto e durante os debates em sala de aula.
  • Pergunta ou orientação
  • Formulário para registrar resumos e dúvidas
Debate de idéias Os alunos produzem termos e idéias relacionados a um tema e estabelecem relações criativas entre o conhecimento prévio e novas possibilidades. É utilizado no início de um projeto, durante um debate em sala de aula, individualmente ou em pequenos grupos.
  • Tópico na lousa, cavalete ou quadro eletrônico
Estratégias de Avaliação