• <Home

Acompanhando o Progresso

Acompanhando o progresso

Acompanhando o progresso

Os professores acompanham o progresso de seus alunos coletando informações sobre processos de aprendizagem e aquisição de conceitos enquanto os alunos trabalham nos projetos. Ao elaborar comentários com base nessas informações, os professores conseguem corrigir concepções equivocadas e outros problemas de aprendizagem.  

Quando o progresso do aluno é identificado por meio de avaliações de acompanhamento e vinculados a comentários pontuais e específicos, os alunos conseguem ter melhor controle da aprendizagem, pois dão mais atenção a áreas de dificuldades específicas e reforçam áreas de compreensão e pontos fortes. Uma pesquisa revela, quando são feitos comentários específicos, focados nos aspectos da tarefa e em como os alunos podem melhorar, todos os alunos são beneficiados, mas os com dificuldade são os melhores favorecidos. (Black & Wiliam, 1998).

A tabela abaixo, contém uma visão geral de métodos, objetivos e instrumentos utilizados para acompanhar o progresso dos alunos. Esses métodos são úteis para evitar que alunos e professores fiquem perdidos em um projeto. São úteis também para  aumentarem sua capacidade de auto-administração ao realizar tarefas abertas. Além disso, permitem aos professores pontuarem quando e onde os alunos precisam de ajuda extra ou melhores orientações. Muitas dessas estratégias servem como documentação da evolução da aprendizagem no decorrer do tempo. Os links fornecem informações melhor detalhadas e exemplos específicos. 

Método de avaliação Objetivo Quando usado Instrumento
Observações informais e anotações circunstanciais Anotações elaboradas a partir da observação servem de base para os ajustes realizados  pelo professor e fornecem evidências para as avaliações finais. È utilizado em toda a unidade durante o decurso do trabalho em grupo ou individual.
Registros da aprendizagem  Os registros são atualizações breves e regulares feitas em um bloco de notas, diário ou formulário compacto, utilizados como orientações estruturadas. Analisados durante as verificações de progresso, nas reuniões do projeto ou nas reuniões.
Listas de verificação do progresso    As listas de verificação são necessárias se os projetos exigirem que os alunos atendam requisitos sequenciais ou atendimento a um cronograma. Utilizadas durante as reuniões de equipe ou nas reuniões gerais. Os alunos usam-nas para acompanhar o próprio progresso e personaliza-las acordo com suas necessidades.
Relatórios de progresso    Os relatórios de progresso ajudam os alunos a documentar o seu crescimento ou explicar algo novo de sua compreensão. Um relatório poderia ser um rascunho, um diário de bordo ou um resumo. Utilizado durante as fases principais do projeto, como também na sua descrição ou logo após a apresentação da primeira preliminar.
Reuniões do projeto As reuniões do projeto podem ser utilizadas para aprovação ou liberação do aluno para a próxima fase ou para um marco do projeto. Utilizada para verificar o progresso, manter os compromissos no trabalho do grupo e planejar a próxima fase. Realize reuniões regulares com o grupo e individuais durante todo o projeto.
  • Programação,metas e formulário de rocessos.