• <Página inicial

Criação de Projetos

Criação de Projetos

Imagine uma sala de aula na qual . . .

Um aluno do primeiro ano diz: "Mal posso esperar para ver os bichos-preguiça do zoológico e mostrar meu trabalho para o tratador. Acho que o bicho-preguiça do zoológico é quatro vezes maior do que eu!"

Um aluno do primeiro ano pergunta: "Será que as tulipas florescem no Alasca? Vou mandar uma mensagem para nossos colegas para descobrir."

Um aluno do segundo grau observa que "a teleconferência com a Universidade de Cornell vai aumentar muito a credibilidade de nossa pesquisa sobre a migração de aves canoras; será que poderíamos publicar nosso relatório?"

Um professor do ensino médio comenta: "O caos organizado da minha sala de aula realmente vale a pena. Meus alunos mostraram uma profunda compreensão sobre os ecossistemas e criaram um boletim sobre ações que todos podem tomar para proteger nossas espécies nativas e seus habitats. Eles mal podem esperar para ver seu trabalho exibido no Centro Comunitário."

Com os padrões de avaliação e conteúdo na vanguarda do ensino, os professores usam uma abordagem de projeto para despertar nos alunos o interesse por um trabalho original e desenvolver técnicas de colaboração, resolução de problemas e raciocínio crítico próprios do século 21. Um currículo bem elaborado, com base em um projeto, pode gerar resultados de ótima qualidade para os alunos e uma experiência recompensadora para os professores.

Definição do ensino com abordagem de projeto

O ensino com abordagem de projeto é um modelo de ensino focado no aluno. Ele desenvolve o conhecimento e habilidades na área de conteúdo por meio de tarefas mais amplas, que estimulam o questionamento do  estudante, e demonstrações reais de aprendizado em produtos e performances. O currículo com base em projeto é definido por importantes perguntas sobre a estrutura curricular que vinculam os padrões de conteúdo e a capacitação cognitiva da mais alta ordem a contextos do mundo real.

Unidades baseadas em projetos incluem estratégias de ensino variadas para despertar o interesse de todos os alunos, independentemente do sistema de ensino. Geralmente, os alunos trabalham em colaboração com especialistas externos e com membros da comunidade para responder perguntas e obter um conhecimento mais profundo do conteúdo. A tecnologia é usada como apoio ao ensino. Em todo o trabalho do projeto, vários tipos de avaliação são incorporados para garantir que os  estudantes produzam um trabalho de excelente qualidade.

Características dos Projetos ›
Saiba mais sobre os elementos de criação usados no planejamento de uma unidade com abordagem de projeto.

Planejamento de projetos ›

Encontre ajuda para elaborar e criar idéias e maneiras para melhorar uma unidade com abordagem de projeto para sua turma.

Questões estruturais sobre o currículo ›
Saiba mais sobre como perguntas básicas, relacionadas à unidade e relacionadas ao conteúdo, despertam o interesse e orientam o ensino, levando a níveis mais altos de raciocínio e aumentando a participação dos alunos.

Projetos em ação ›
Leia sobre a mudança do ensino tradicional para abordagens de projeto. Veja exemplos de como os professores superam os desafios que surgem durante a transição.

Recursos para o Planejamento de Avaliações

O recurso de Avaliação de Projetos fornece informação detalhada sobre os benefícios da avaliação centrada nos estudantes, e também como usar estas e outras estrategias de avaliação em sua aula. Veja exemplos de planos de avaliação criados por professores, que incluem avaliacões através de diferentes projetos.

Saiba mais ›