• <Página inicial

Questões Estruturais sobre o currículo

Curriculum-Framing Questions

Fazendo as perguntas certas

Fazer perguntas intrigantes e abertas é uma maneira eficiente de incentivar os alunos a pensar profundamente e de apresentar a eles um contexto significativo para a aprendizagem. Quando os alunos se deparam com perguntas cujas respostas eles se interessam realmente em encontrar, eles se tornam participativos. Se as perguntas ajudam-nos a enxergar as ligações existentes entre o assunto abordado e a vida real, o ensino passa a ter um significado. Podemos ajudar nossos alunos a se sentir mais motivados e auto-suficientes fazendo as perguntas certas. Mas quais são as perguntas certas? 

As questões estruturais sobre o currículo servem de base para organizar o questionamento dos projetos e estimulam o raciocínio em todos os níveis. Elas proporcionam aos projetos um equilíbrio entre a compreensão do conteúdo e a exploração de idéias intrigantes e persistentes que tornam a aprendizagem relevante para os alunos. As perguntas sobre a estrutura curricular guiam uma unidade de estudo e incluem questões essenciais, questões relacionadas à unidade e questões relacionadas ao conteúdo.

As questões essenciais e relacionadas à unidade apresentam os princípios básicos da aprendizagem. Elas ajudam os alunos a reconhecer os "porquês" e "comos" e encorajam o questionamento, o debate e a pesquisa. Levam os alunos a personalizar sua aprendizagem e a desenvolver reflexões sobre um dado tema. Questões essenciais e relacionadas à unidade bem-elaboradas levam os alunos a um raciocínio crítico, estimulam a curiosidade e desenvolvem um sistema de questionamento no currículo. Para responder essas perguntas, os alunos precisam analisar os tópicos detalhadamente e construir seu próprio significado e suas respostas a partir das informações coletadas. 

As questões relacionadas ao conteúdo ajudam os alunos a identificar "quem", "o que", "onde" e "quando" e complementam as questões essenciais e relacionadas à unidade ao criar um foco para compreensão dos detalhes. Elas ajudam os alunos a se concentrar em informações factuais que devem ser aprendidas para o cumprimento das metas de ensino e dos padrões do conteúdo.

Usando as questões  estruturais sobre o currículo

As perguntas sobre a estrutura curricular baseiam-se umas nas outras. As questões relacionadas ao conteúdo servem de base para as questões relacionadas à unidade, e ambas respaldam as questões essenciais. Normalmente, as questões essenciais são as mais intrigantes e as primeiras a serem feitas. As perguntas abaixo, extraídas de uma unidade de História, mostram a relação entre elas.

Questão Essencial  

  • Por que ocorreram greves operárias no início do século XX em São Paulo?

Questões relacionadas à unidade  

  • Quais  eram as reinvindicações operárias?  
  • Quais eram as condições de trabalho dos operários?

Questões relacionadas ao conteúdo  

  • Quem eram as pessoas que trabalhavam como operários nas fábricas? 
  • O que as fábricas produziam naquela época?

As questões essenciais   

  • Introduzem idéias amplas e persistentes que englobam todos os assuntos. Elas fazem a ponte entre diversas unidades, temas e até mesmo do conteúdo de estudo do ano.
  • Possuem muitas respostas. As respostas a essas perguntas não estão em um livro. Geralmente, são perguntas importantes associadas ao mundo real. Por exemplo: Eu sou responsável pelo meu irmão?  
  • Despertam a atenção dos alunos e exigem uma capacitação cognitiva da mais alta ordem; elas desafiam os alunos a raciocinar minuciosamente, aplicar seus valores e interpretar suas experiências.

As questões relacionadas à unidade:  

  • São abertas e convidam à exploração de idéias que são específicas de um tópico, tema ou unidade de estudo. Equipes formadas por professores de disciplinas diferentes podem usar suas próprias perguntas relacionadas à unidade como respaldo para uma mesma questão essencial unificada válida para toda a equipe. 
  • Apresentam problemas ou servem de ponto de partida para debates que respaldam a questão essencial. Por exemplo: Como podemos ajudar a evitar e a combater a fome? 
  • Incentivam a exploração, provocam e mantêm o interesse, e aceitam respostas únicas e abordagens criativas. Elas forçam os alunos a interpretar os fatos por si mesmos.

Questões relacionadas ao conteúdo:   

  • Geralmente, têm respostas claras ou respostas "certas" específicas e são categorizadas como perguntas "fechadas".  
  • Alinham-se aos padrões do conteúdo e às metas de ensino e respaldam a questão essencial e as as relacionadas à unidade.  
  • Testam a habilidade dos alunos de lembrar informações factuais. Elas geralmente requerem que os alunos saibam responder quem, o que, onde e quando. Por exemplo: O que é a fome?
  • A resposta requer conhecimento e capacidade de compreensão.

Recursos 

Wiggins, G. and McTighe, J. (2001). Understanding by design (Criando para entender). New Jersey: Prentice-Hall, Inc.

Perguntas para aprender

Explore estratégias para desenvolver perguntas abertas e utilizá-las na aula. 

Usando perguntas para estimular a aprendizagem >

Elaborando boas perguntas >
  
Adotando práticas de questionamento >