• <Página inicial

Planejamento de Projetos

Planejamento de Projetos

Unidades com trabalho com projeto exigem planejamento e preparativos adicionais

Para ensinar algum assunto e garantir que os alunos se envolvam na aprendizagem, os professores precisam planejá-lo e prepará-lo. Se a meta é que os alunos atinjam altos níveis de conhecimento, deve haver um planejamento e preparativos, independentemente do tipo de método de  ensino. O trabalho com projeto não é exceção a essa regra.

Os projetos precisam ser elaborados com um objetivo predefinido. Sem metas de aprendizagem bem direcionadas, a finalidade do projeto pode ficar obscura, e as expectativas dos resultados de aprendizagem dos alunos podem ser comunicadas equivocadamente. Ao elaborar projetos, é importante garantir que as atividades planejadas ajudem os alunos a cumprir os objetivos de aprendizagem pretendidos. Ao revisar metas, objetivos e padrões curriculares, os professores fazem escolhas para estabelecer prioridades. Em um nível bem básico, o planejamento do projeto envolve as seguintes etapas:

  1. Determinar as metas de aprendizagem específicas usando referências de conteúdo e o desenvolvimento cognitivo desejado
  2. Elaborar questões estruturais sobre o currículo
  3. Elaborar um plano de avaliação
  4. Elaborar atividades

Esse processo simples de apenas quatro etapas engana. O planejamento de projeto não é uma tarefa linear, pois sempre envolve a retomada das etapas anteriores para garantir o alinhamento. O uso de perguntas sobre a estrutura curricular e um trabalho com projeto devem funcionar em conjunto para respaldar as metas de aprendizagem e os padrões pretendidos da unidade. Em toda a unidade, deve haver várias oportunidades de avaliação e monitoramento para  avaliar o desenvolvimento dos alunos.

Concepções equivocadas do trabalho com projeto

Quando se ouve a frase "trabalho com projeto", diferentes conceitos e definições podem surgir na mente. Alguns deles podem ser as concepções equivocadas a seguir:

As unidades com trabalho com projeto são longas e é difícil manter o foco.
Os projetos envolvem todos os tipos de tarefas "braçais" ou "intelectuais" de variada complexidade e duração. As tarefas podem ser tão detalhadas e envolventes quanto um projeto de aprendizagem de serviços sobre poluição ou tão simples quanto um debate em sala de aula. Um projeto será bem direcionado desde que seja bem planejado, alinhado com importantes padrões e metas de aprendizagem, além de informar explicitamente as expectativas dos alunos. 

O trabalho com projeto significa uma guinada radical nas práticas de ensino.
O trabalho com projeto é um método de ensino dentre um repertório de métodos. Ele não é apropriado para o ensino de todas as habilidades e conhecimentos. Incorpora e oferece várias estratégias de ensino e estilos de aprendizagem, além de ser uma maneira de aproveitar a instrução atual para enriquecer as experiências de aprendizagem e fazer uso mais  adequado do tempo. O foco do educador não mudou em nada. A meta continua sendo trabalhar com  os alunos o que é necessário saber e como fazer. O trabalho com projeto simplesmente representa uma nova proposta para o cumprimento dessa meta.

O trabalho com projeto significa muito trabalho.
Para alguns professores, a mudança para um trabalho com projeto pode não representar muitos desafios, mas para outros a idéia pode ser assustadora. Se você for novato em projetos, será melhor começar pequeno e aproveitar o que funciona bem. Começar pequeno significa incorporar um ou dois métodos de ensino por vez, ao mesmo tempo desenvolvendo a elaboração e implementação completas de uma unidade com projeto. Começar pequeno pode significar a incorporação de:

  • Especialistas da comunidade
  • Um cenário de projeto
  • Uma rubrica gerada por um aluno
  • Estratégias de trabalho cooperativo

Gradativamente, os benefícios do trabalho com projeto serão revelados, e a mudança para os projetos se desenvolverá com o tempo e gerará idéias mais grandiosas e melhores elaborações.

Guias de planejamento de projetos

Use os guias de planejamento de projetos para desenvolver um projeto.

Planeje um projeto >

Lista de verificação do projeto >

Idéias de projeto >