• <Página inicial

Características dos Projetos

Characteristics of Projects

Características de unidades com trabalho com projeto

Existem vários tipos de projetos implementados nas salas de aulas. Projetos equilibram o nível de controle do aluno com a estrutura planejada pelo professor, a qual orienta e direciona o trabalho do  aprendiz. As características abaixo ajudam a definir unidades com abordagem de projeto.

Os alunos são o elemento central do processo de ensino.
Unidades com abordagem de projeto estimulam os alunos a participar de tarefas originais e totalmente abertas. Tarefas de projeto atrativas dão aos alunos o poder de tomar decisões aplicando seus interesses e suas paixões, o que culmina em produtos e bons resultados. Os alunos aprendem a partir do questionamento e têm um certo controle sobre as decisões relativas à conclusão das tarefas do projeto. O professor assume a função de facilitador ou orientador. Os alunos normalmente trabalham em grupos em colaboração, assumindo as funções mais apropriadas a seus talentos individuais.

O foco dos projetos está em objetivos importantes de aprendizagem alinhados aos padrões.
Os projetos são elaborados a partir de conceitos curriculares que seguem padrões nacionais ou locais. O projeto tem objetivos claros, alinhados aos padrões, e seu foco está naquilo que os alunos devem saber como resultado do processo de ensino. Com foco nos objetivos, o professor define demonstrações apropriadas de ensino em um plano de avaliação e organiza atividades de ensino e orientação. O resultado do trabalho do projeto são os produtos dos alunos e tarefas de desempenho, como apresentações persuasivas e boletins que demonstram a compreensão dos padrões de conteúdo e dos objetivos do ensino.

Os projetos são orientados por questões estruturais sobre o currículo.
As questões mantêm os projetos focados no ensino imprescindível. Os alunos são apresentados a um projeto com questões que propõem grandes idéias duradouras e que abrangem várias disciplinas. Eles são desafiados a se aprofundar ainda mais com questões de conteúdo especificamente relacionado ao tema e que se concentram em padrões e objetivos. Existem três tipos de questões sobre a estrutura curricular: essenciais, relacionadas à unidade e relacionadas ao conteúdo. As questões essenciais são questões amplas e abertas que englobam grandes idéias e conceitos duradouros. Geralmente, abrangem várias disciplinas e ajudam os alunos a ver como os temas se relacionam. Questões relacionadas à unidade estão vinculadas diretamente ao projeto e apóiam a investigação da questão essencial. As questões relacionadas à unidade ajudam a demonstrar o quanto os alunos entenderam dos conceitos básicos do projeto. As questões relacionadas ao conteúdo são mais factuais e se alinham aos padrões e objetivos identificados.

Os projetos envolvem diversos tipos de avaliação.
No início do projeto, são definidas expectativas claras, que são revisitadas várias vezes a fim de se confirmar o nível de compreensão por meio de diferentes métodos de avaliação. Os alunos têm modelos e orientações para um trabalho de excelente qualidade e sabem o que se espera deles desde o começo do projeto. São incorporadas ao projeto oportunidades para reflexão, comentários e ajustes.

O projeto está ligado ao mundo real.
Os projetos são relevantes para a vida dos alunos e podem contar com a participação da comunidade ou de especialistas externos, que oferecem um contexto para o aprendizado. Os alunos podem apresentar o que aprenderam a um público autêntico, vincular isso aos recursos da comunidade, estabelecer relações com especialistas da área de estudo ou se comunicar usando a tecnologia.

Os alunos demonstram o conhecimento através de um produto ou de seu desempenho.
Os projetos geralmente resultam na demonstração do que os alunos aprenderam por meio de apresentações, documentos redigidos, exibições construídas, propostas ou até mesmo eventos simulados, como a simulação de um julgamento. Esses produtos finais permitem que o aluno expresse e fixe o que aprendeu.

A tecnologia auxilia e aprimora a aprendizagem do aluno.
Os alunos têm acesso a tipos diferentes de tecnologia, que são usados como apoio ao desenvolvimento da capacidade de raciocínio, ao conhecimento do conteúdo e à criação dos produtos finais. Com a ajuda da tecnologia, os alunos têm mais controle sobre o resultado final e a oportunidade de personalizar os produtos. Os alunos podem ir muito além das paredes da sala de aula ao colaborar com turmas distantes por e-mail e sites que eles mesmos construíram, ou fazendo uma apresentação multimídia do que aprenderam.

O desenvolvimento cognitivo faz parte do trabalho do projeto.
O trabalho do projeto compreende o desenvolvimento de habilidades de raciocínio metacognitivas e cognitivas, como colaboração, automonitoração, análise de dados e avaliação das informações. Durante o projeto, questões estruturais sobre o curriculo desafiam os alunos a pensar e estabelecer conexões entre conceitos importantes do mundo real.

As estratégias de ensino são variadas e abrangem inúmeros estilos de aprendizagem.
As estratégias de ensino criam uma ambiente de ensino mais rico e estimulam a capacitação cognitiva da mais alta ordem. Uma gama de estratégias de ensino garante que todos os alunos tenham acesso ao material curricular e oferece oportunidades para o sucesso de todos. O ensino pode incluir o uso de estratégias diferentes de trabalho cooperativo, organizadores gráficos e comentários do professor e de colegas de turma.

Características dos Projetos

Por dentro dos projetos

Conheça quatro unidades com abordagem de projeto: 

Fundamental 1-3 >

Fundamental 4-6 >

Fundamental 6-9 >

Médio 1-3 >

Benefícios do trabalho com projeto

Conheça os benefícios dos projetos na sala de aula.

Leia mais ›