• <Página inicial

Estratégias de Ensino

instructional strategies

Cenário de aula

Imagine uma sala de aula na qual. . .

Um aluno do terceiro ano diz: "Eu estava bem assustado quando cheguei para a minha primeira aula nesta escola. Aposto que foi assim que os imigrantes se sentiram quando vieram para a América."

Um aluno do quinto ano pergunta: "Quantas reuniões de grupo devemos ter para elaborar o relatório de nosso ecossistema? Eu já terminei meu gráfico S-I-A e estou pronto para estudar algumas idéias antes de começar."

Um aluno do sétimo ano questiona: "Hoje podemos nos reunir com o grupo durante uma parte do tempo? Estou com dificuldade em converter frações em percentuais e acho que eles podem me ajudar nisso."

Um aluno do terceiro ano do ensino médio sugere: "Eu acho que meu boletim sobre bioma para a Comunidade Noturna já está pronto. Quero adicionar mais dois gráficos e então poderei mostrar meu trabalho!"

Em uma sala de aula na qual diversas estratégias de ensino são aplicadas todos os dias, os alunos são mais participativos, têm mais desafios e aprendem em níveis mais elevados. Os professores dessas turmas vêem os benefícios do uso dessas estratégias para deixar os alunos a cargo de seu próprio aprendizado.

Várias estratégias de ensino para um aprendizado participativo
As estratégias de ensino que requerem a participação dos alunos e os envolvem no processo de aprendizado estão no âmago do trabalho dos bons professores. Uma pesquisa revela que determinadas estratégias ajudam nas conquistas dos alunos e no aprendizado em níveis mais elevados.

Conhecimento prévio ›

Conheça a importância de explorar o conhecimento anterior dos alunos para ajudá-los a construir um novo entendimento.

Organizadores gráficos ›

Conheça os organizadores gráficos e saiba como usá-los na sala de aula.

Aprendizado cooperativo ›
Conheça estratégias diferentes de ensino cooperativo e veja como incorporá-las ao ciclo de ensino.

Comentários ›
Entenda como os comentários do professor e dos colegas estimulam o aprendizado do aluno e podem ser integrados ao ensino cotidiano.
 
Reconhecimento ›
Saiba como o reconhecimento afirma o trabalho realizado pelos alunos e auxilia seu aprendizado.

Questionamento ›
Conheça técnicas diferentes de questionamento, incluindo o Método Socrático de Questionamento, e veja alguns exemplos.

Modelagem › (*)
Veja como a modelagem do professor pode ser uma boa estratégia para demonstrar uma nova  situação de formação ou o uso de um novo conceito.

Lidando com a tecnologia ›
Descubra como superar as barreiras da tecnologia e como aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos.


(*) ...a palavra modelagem no sentido de um processo de representação. Um modelo é uma representação simplificada de um sistema, mantendo apenas as suas características essenciais...

(...) Uma das mais importantes características dos programas de modelagem é a possibilidade de construir múltiplas representações de uma mesma situação. De certo modo, compreender um modelo e o respectivo fenômeno é ser capaz de construir múltiplas representações e ''navegar'', entre uma e outra.

Recursos adicionais

Veja alguns recursos úteis, online e impressos, sobre estratégias de aula.

Saiba mais ›