• <Página inicial

Capacidade de Raciocínio

Imagine uma sala de aula na qual . . . 

O aluno do primeiro ano do ensino médio diz "Eu também penso assim. O garoto do livro achava ser uma boa idéia roubar o cachorro. Eu ficaria triste se meu cão fosse roubado. Aposto que seu dono também está triste, mas não sabemos disso porque o livro não diz.".

Um aluno do sétimo ano argumenta "Eu concordava com você sobre as pessoas não poderem vir para nosso país e viver aqui ilegalmente, mas hoje eu li um artigo no jornal e agora não tenho tanta certeza sobre isso."

Um aluno do ensino médio pondera: "Eu não acho este site muito confiável. Eu poderia encontrar qualquer coisa sobre a escola onde o autor supostamente formou-se em medicina."

Os alunos nas salas de aula que enfatizam o raciocínio buscam a verdade e têm o conhecimento necessário para encontrá-la. Os professores dessas turmas conhecem as informações e os processos que ajudam os alunos a se transformar em bons pensadores.

Estrutura de raciocínio ›
Educadores como Howard Gardner, Benjamin Bloom e Robert Marzano propuseram várias formas de descrever os componentes cognitivos. Leia mais sobre como essas estruturas descrevem o raciocínio de formas distintas com finalidades diferentes. 

Desenvolvimento cognitivo ›
Para desenvolver um entendimento mais profundo do conteúdo, os alunos precisam ser proficientes no mais alto nível de raciocínio, como análise, uso do conhecimento e metacognição. Saiba mais sobre essas formas complexas de raciocínio e como elas se apresentam nas salas de aula do ensino fundamental e do ensino médio. 

Crenças e atitudes ›
Você pode ensinar seus alunos a raciocinar, mas não pode obrigá-los a raciocinar. Os psicólogos Arthur Costa, Bena Kallick, Shari Tishman e Ellen Langer estudaram como as emoções das pessoas afetam seu raciocínio. Leia sobre a relação entre atitudes e raciocínio.

Ensinando a raciocinar ›
Para desenvolver as habilidades e estratégias necessárias para um raciocínio profundo e minucioso, os alunos precisam participar de projetos que exigem raciocínio crítico e solução de problemas. Saiba quais tipos de ambiente de sala de aula e quais práticas de ensino funcionam melhor para ajudar os alunos a desenvolver bons hábitos de raciocínio.

Capacidade de Raciocínio