• <Home

O Mistério dos Maias

O Mistério dos Maias

Resumo da Unidade

Pesquisa recente sobre a civilização Maia do Período Clássico e uma nova visão sobre registros antigos mudaram as interpretações sobre a civilização Maia . Nesta unidade os estudantes trabalham em grupos de pesquisa para examinar os diferentes aspectos da sociedade Maia do Período Clássico. Ao analisar os efeitos da agitação social, aumento das pressões do ambiente e expansão comercial, os estudantes tentam determinar como a sociedade reagiu às ameaças a sua cultura. Ao estudar os fatores que ocasionaram a decadência dos antigos Maias e através da extrapolação de outras civilizações e eras, os estudantes ganham compreensão de suas próprias experiências culturais.

Problematização da Unidade


Questão Essencial

  • O que leva à ascensão e queda de grandes civilizações?
  • Questões da Unidade
    Quais fatores da sociedade Maia podem ter contribuído para sua decadência?
    Quais fatores da sociedade Maia atual contribuem para sua sobrevivência?
    Quais fatores você acha que puderam ter levado os Maias a abandonarem suas cidades antes de 900 d.C.?
  • Questões do Conteúdo
    Quais eram as instituições culturais básicas da sociedade?
    Quais são os métodos de pesquisa da arqueologia?

Procedimentos
Verificando Conhecimento Prévio e Fornecendo Comentários
Escreva a Questão Essencial no quadro: O que leva à ascensão e queda de grandes civilizações? Os estudantes devem refletir sobre ela.

Em seguida, os alunos devem conversar sobre a Questão de Conteúdo: Quais eram as instituições culturais básicas da sociedade?

Mostre a apresentação para medir as necessidades dos estudantes, ao começar a discussão sobre o que os estudantes já sabem sobre os Maias. Faça uma introdução da civilização Maia incluindo um pedaço pequeno da história, localização, línguas faladas e fatos culturais, baseados nas lacunas do conhecimento prévio. Inclua uma discussão sobre o ponto de vista histórico aceito sobre os Maias, assim como a pesquisa recente que traz novas teorias ao assunto. Introduza métodos de pesquisa usados na arqueologia e focalize a reflexão como uma parte importante do trabalho de um arqueólogo..

Introduzindo o Projeto
Faça a introdução do projeto usando a folha de Orientações sobre os Maias. Explique que os estudantes devem pesquisar os fatores que levaram a sociedade Maia do Período Clássico ao fim. Ao fazer isso, os estudantes vão examinar as classes sociais, instituições religiosas, estruturas econômicas, práticas ambientais e a arte da guerra. Continue explicando que eles vão compartilhar suas descobertas em discussões de grupo e resumir as informações que reunirem individualmente. Diga aos estudantes que eles vão trabalhar em grupos pequenos para formular uma hipótese explicando o colapso da sociedade. Informe que eles também vão compartilhar seus critérios sobre o valor do estudo arqueológico como modelo para entenderem suas próprias experiências culturais. 

Enfatize a necessidade de usar o espanhol durante todo o projeto, incluindo a pesquisa de várias fontes impressas e da Internet, discussões de grupo e a apresentação de seus projetos de multimídia. Distribua as avaliações do projeto em inglês e em espanhol. Revise as avaliações com a turma e discuta as expectativas dos projetos. Peça aos estudantes para usar as avaliações para guiar seus trabalhos. Revise o exemplo da apresentação de multimídia em espanhol ou em inglês como um modelo para o trabalho do estudante.

Começando a Pesquisa
Explique aos estudantes que durante a maioria do projeto eles vão trabalhar em grupo e serão avaliados por seus esforços de colaboração. Distribua a avaliação do processo do grupo. Revise as expectativas de trabalhar colaborando e peça aos estudantes para consultar a avaliação enquanto fazem o trabalho em grupo.

Depois divida os estudantes em grupos e peça que escolham seus tópicos de pesquisa individual. Cada estudante no grupo pesquisa um tópico diferente e as descobertas individuais da pesquisa se entrelaçarão na apresentação de multimídia do grupo.

Dirija uma discussão sobre  metodologia cientifica. Mostre como uma hipótese é desenvolvida e revisada enquanto a informação adicional é reunida. Os estudantes desenvolvem afirmações sobre a tese relacionada com os tópicos que explicam o que eles esperam descobrir. Diga aos estudantes para esboçar planos que os ajudem a provar ou desmentir suas afirmações de tese. Por último, explique que eles necessitam testar e quantificar suas afirmações de tese e chegar a conclusões.

Dê aos estudantes muito tempo para fazer suas pesquisas. Enquanto fazem sua pesquisa sobre os tópicos designados, dirija-os para observar os fatores que podem ter levado a sociedade Maia do Período Clássico à decadência. Peça aos estudantes que também examinem a cultura Maia atual e procurem os fatores que contribuem para sua sobrevivência. Reúna-se com eles para avaliar o progresso.

Os estudantes compartilham suas descobertas em discussões de grupo. Peça aos estudantes para resumir as descobertas individuais e formular em grupo uma hipótese explicando o colapso da sociedade Maia. Reúna-se com grupos colaboradores para avaliar seus progressos e monitorar o trabalho de colaboração usando a folha de observação de colaboração.

Apresentando Seus Trabalhos
Oriente os estudantes enquanto criam, organizam e preparam suas apresentações de slides.

Estabeleça os horários para os grupos apresentarem suas descobertas através de apresentações de slides. Os estudantes fazem  comentários e perguntas aos outros grupos depois de suas apresentações. Dê tempo aos estudantes para fazer uma avaliação deles mesmos e do grupo sobre o esforço de colaboração usando a avaliação do processo do grupo. Guarde esses resultados como ponto de vista adicional a ser considerado em sua avaliação.

Concluindo a Unidade
Depois que todos os grupos se apresentarem,  medie uma discussão para resumir os fatores sociais que podem levar qualquer cultura à decadência. Resuma também os fatores sociais que podem contribuir à sobrevivência de uma sociedade. Você poderá querer fazer perguntas como: De que maneira a cultura Maia e nossa sociedade são parecidas ou diferentes? e as Questões da Unidade:

  • Quais fatores da sociedade Maia podem ter contribuído para sua decadência?
  • Quais fatores da sociedade Maia atual contribuem para sua sobrevivência?

Discuta o valor do estudo arqueológico como modelo para entender a experiência cultural e finalmente volte à Questão Essencial: O que leva à ascensão e queda de grandes civilizações?

Os estudantes escrevem um ensaio conclusivo que analisa nossa sociedade hoje em dia. Examinam os fatores que podem levar à nossa decadência como sociedade, assim como os fatores que contribuem à nossa sobrevivência e êxito. Os estudantes devem consultar o 6+1 Trait® Writing Scoring Continuum* Informações em Inglês para obter os padrões de escrita esperados.

Habilidades como Pré-requisito

  • Habilidades básicas de pesquisa em biblioteca e Internet.
  • Proficiência na língua escolhida para ler e interpretar materiais e expressar idéias e opiniões escrevendo e falando.
  • Conhecimento básico de processamento de texto e criação de um documento para publicação.

Estratégias Diferenciadas
Recursos para os Estudantes

  • Forneça orientação para encontrar as fontes
  • Faça discussões adicionais para ajudar a organizar a informação
  • Forneça a avaliação do projeto em inglês

Estudantes Talentosos

  • Amplie os componentes da pesquisa para adaptá-los aos interesses do estudante e seu nível de habilidade

Estudantes que não falam inglês como primeira língua

  • Forneça orientação para localizar os recursos
  • Faça discussões adicionais para ajudar a organizar a informação
  • Use uma versão de linguagem apropriada de Enciclopédia na Internet para a pesquisa
  • Forneça a avaliação do projeto na primeira língua do estudante

O Mistério dos Maias

Duma olhada

Ano/Série: 9o ano a  3ª série do Ensino Médio


Componentes Curriculares Envolvidos: Espanhol, Inglês, História


Tempo Necessário: 3 a 4 semanas, aulas de 45 minutos, 5 dias por semana.