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Analisando Heróis

Analisando Heróis

Resumo da Unidade

A mitologia Grega é referida no dia-a-dia de nossas vidas. Nós usamos tênis Nike*, compramos cachecóis Midas* e elogiamos as pessoas por fazerem as façanhas de Hércules.  Mas quem eram essas pessoas com poderes especiais? Os estudantes lêem histórias sobre os heróis da mitologia Grega e comparam as características dos heróis Gregos com os heróis modernos. Os estudantes exploram a questão: O que é um herói? E consideram como a definição pode mudar no tempo e na cultura. Então escolhem um herói contemporâneo e escrevem um mito baseado nele. Os mitos são escritos em livros digitais que podem ser compartilhados com estudantes mais jovens ou lidos para cidadãos mais velhos como um projeto de serviço de leitura. Isto poderia ser feito como uma unidade integrada à civilização Grega.

Problematização da Unidade

  • Questão Essencial
    O que é um herói?
  • Questões da Unidade
    Que significados têm os mitos Gregos para nós hoje em dia?
    Como você escreve sobre um mito?
  • Questões de Conteúdo
    De que maneira os antigos Gregos foram heróis e quais eram suas histórias?
    Quais são as qualidades de um herói Grego?
    Quem são os heróis modernos?

Procedimentos
Primeira Semana: Heróis na História e Mitos
Introduza a unidade fazendo a Questão Essencial: O que é um herói? Os estudantes registram suas próprias idéias num diário. Depois faça uma discussão com toda a turma sobre a questão pedindo aos estudantes que dêem exemplos de heróis nas vidas deles. Use um quadro de papel para registrar todas as definições. Comece por criar uma lista de heróis contemporâneos. Explique aos estudantes que eles estarão aprendendo sobre heróis clássicos e contemporâneos e reexaminando suas definições enquanto lêem sobre heróis do passado e do presente.

Comece com uma discussão sobre mitos Gregos. Faça a apresentação para medir os conhecimentos prévios dos estudantes sobre mitos. Dê-lhes tempo para que escrevam lembretes e discutam na apresentação. Depois que virem a apresentação explique que para os Gregos os mitos são narrativas tradicionais que são passadas adiante para transmitir crenças comuns sobre fenômenos naturais, a criação do mundo, eventos históricos, lições de moral, práticas religiosas e comportamento adequado. Pergunte aos estudantes se eles têm histórias familiares que passaram de uma a outra geração. Peça aos estudantes para descrever o propósito de suas histórias.

Selecione alguns mitos Gregos sobre heróis. Tenha certeza de que as histórias selecionadas são apropriadas para a idade e o nível de aprendizagem. Elas poderiam incluir storiesInformações em Inglês sobre Hércules, Teseu, Perseu, Atalanta, Jason, Bellerophon e Odysseus. Divida as histórias entre grupos pequenos. Decida se os grupos vão ler mais de uma história. Se for feito durante vários dias, cada grupo poderia ler algumas histórias. Ensine os estudantes a criarem quadros que mostrem o nome do personagem e suas características heróicas.  Os estudantes escolhem seus papéis no grupo:  quem faz anotações  (faz o quadro do personagem), o contador de histórias (resume a história para o resto da turma) e o apresentador (apresenta o quadro à turma). Os membros do grupo deverão dividir-se para ler partes da história ou cada estudante pode ler a história individualmente e depois fazer uma discussão com a turma sobre a história.

Depois que cada grupo ler a história, peça a cada um para resumi-la e então peça ao apresentador para explicar quem é o herói da história e o que o faz um herói. Faça uma lista num quadro de papel com o nome do herói e suas características.

Depois, veja a definição original de herói dada pela turma. Consultando a lista das características dos heróis Gregos, discuta o que as histórias revelam sobre a cultura Grega e discuta se os Gregos teriam uma opinião diferente da nossa sobre um herói. Os estudantes escrevem sua própria definição sobre um herói em seus diários. Compartilham suas definições em duplas e, com toda a turma, chegam a um consenso sobre a definição de um herói Grego. Registre a definição no quadro de papel, que deve ficar à vista de todos durante a unidade.

Segunda Semana
Heróis do Passado e do Presente

Faça a Questão  da Unidade: Que significados têm os mitos Gregos para nós hoje em dia? Discuta como as características dos heróis Gregos são diferentes das dos heróis que admiramos hoje em dia. Adicione à lista de heróis contemporâneos.

Explique que os heróis Gregos não são sempre o que nós consideramos hoje em dia como bons modelos. Em alguns casos suas ações podem parecer violentas e decepcionantes, mas uma olhada mais cuidadosa ao que eles fizeram revela seus motivos verdadeiros, que era o que os Gregos realmente admiravam. Por exemplo, explique que Perseu decapitou a Medusa; porém, um de seus motivos era a lealdade a sua família. Mesmo assim, muitos heróis do passado apoderavam-se das características de força física e coragem quando enfrentavam o perigo. Os estudantes, então, registram em seus diários, seus pensamentos sobre a seguinte pergunta: Porque nossas definições de um herói mudaram com o tempo? , compartilhando suas opiniões em duplas.

Herói em Nosso Tempo
Peça aos estudantes que compartilhem seus últimos registros em uma discussão com toda a turma, dizendo os nomes de seus heróis pessoais e explicando como as características deles concordam com a lista que a turma criou sobre os heróis Gregos.Os estudantes registram essas características em seus diários.

Solicite aos estudantes que, em grupos de três, consultem o Questionário Heroísmo em AçãoInformações em Inglês e pesquisem pelo menos três heróis contemporâneos. A turma compara os heróis que estudaram e se necessário, alteram suas definições de um herói contemporâneo. Discuta a mudança de definição de herói através dos tempos e da cultura e a adicione ao quadro de papel. Revise a lista de heróis e discuta os diferentes tipos de heróis da lista. A lista pode incluir celebridades. Discuta a diferença entre um herói e uma celebridade e como uma celebridade poderia ser um herói.

Explique aos estudantes que eles vão escolher um herói e escrever a história do herói como um mito. Eles deverão escolher alguém que admirem, podendo ser do presente ou do passado. Para isso, os estudantes devem considerar o seguinte:

  • Qualidades que façam a pessoa ser notável
  • Como as qualidades foram desenvolvidas
  • O que leva as pessoas a  atos heróicos
  • O que faz uma pessoa ser um herói

Decida se os estudantes serão limitados a uma cultura ou período de tempo em particular.  Se não, anime-os a selecionar pessoas de diferentes áreas e culturas. Sugira algumas das grandes figuras do século vinte, o que poderia incluir Gandhi, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, Madre Teresa, César Chávez, Anne Frank, Jackie Robinson, Dalai Lama, Thomas Edison e Rosa Parks. Outras figuras, talvez menos conhecidas como Rigoberta Menchu, Medgar Evers, Rachel Carson, Helen Caldecott e Jane Goodall. Diga aos estudantes que eles podem escolher alguém que faça parte de suas vidas. Ensine os estudantes como eles podem usar os Web sites da seção de Recursos para selecionar e pesquisar sobre heróis.

Dê tempo para que os estudantes pesquisem e escolham um herói apropriado. Reúna o grupo para que gerem mais idéias.

Explique que cada estudante deverá seguir as seguintes perguntas para fazer a pesquisa:

  • Quais qualidades tornam o herói valente?
  • Quais os desafios enfrentados pelo herói
  • De que maneira o herói superou os desafios?
  • De que maneira o heroísmo transformou a vida do herói?

Explique que se os estudantes escolherem um herói de sua vida pessoal, deverão fazer uma entrevista para reunir as informações necessárias. Ensine os estudantes como usar a guia de heróis verdadeiros enquanto registram suas descobertas em seus diários.

Terceira Semana
Examinando um Mito
Faça a Questão da Unidade: Como você escreve sobre um mito? Diga aos estudantes que para escrever seus próprios mitos eles precisam entender a estrutura de um mito. Use um dos mitos que os estudantes escolheram para toda a turma examinar,usando o texto sobre ele. Os estudantes registram o seguinte em seus diários:

  • Como foi introduzido o personagem principal
  • Como foi explicada a situação
  • Descrição do desafio principal
  • Como se enfrentou o principal desafio
  • O resultado do desafio principal

Os estudantes analisam mitos usando a estrutura do livro A Jornada do Herói: Uma Guia para a Literatura e pra a Vida, de Reg Harris e Susan Thompson. Explique aos estudantes que A Jornada do Herói representa um padrão para mitos e para a vida e inclui três etapas:

  • Primeira Etapa: O personagem enfrenta a separação do mundo familiar.
  • Segunda Etapa: O personagem enfrenta iniciação e transformação. As antigas maneiras de pensar e de se comportar do personagem mudam ou são destruídas e o personagem  experimenta um novo nível de consciência, habilidade e liberdade.
  • Terceira Etapa: Depois de enfrentar os desafios para a iniciação o personagem retorna ao seu mundo. Com o retorno, o personagem é mais capaz e confiante e é tratado como um herói pela comunidade.

Ao examinar o mito, a turma discute algumas das características comuns aos mitos. Discute, por exemplo, como deuses  e deusas nos mitos parecem sobre-humanos, mas experimentam  emoções humanas. Enfatize que os mitos geralmente incluem magia e revise como deuses e deusas algumas vezes aparecem disfarçados.

Como opção, outro grupo pode examinar outro mito para obter mais experiência.

Criando um Dia para o Mito Moderno
Depois que os estudantes entenderam como escrever um mito, explique o processo para escrever seu próprio mito moderno usando o personagem que escolheram. Deve seguir o padrão da jornada do herói e incluir as características dos mitos que foram discutidas. Como recurso, diga aos estudantes que usem MythographyInformações em Inglês para achar descrições de deuses e deusas Gregas para ajudar a definir as características do personagem. Explique que o formato usado para os mitos que criaram é um livro digital que inclui gráficos e animação. Mostre exemplos. Os estudantes escolhem um público como estudantes mais novos, familiares ou cidadãos mais velhos.

Before they begin writing, ask students to fill out the goals section of the writing avaliação de si mesmos. Ensine-os a usarem suas notas e o guia de planejamento do mito como ferramentas. Demonstre como isto é usado com o exemplo do planejamento do mito. Enquanto os estudantes realizam os passos de como criar um mito faça uma avaliação da turma. Use o exemplode  avaliação do projeto como guia. Explique aspectos diferentes da tarefa e mostre exemplos. Ajude os estudantes a definir a qualidade das características que deverão ser incluídas na ficha de avaliação e depois diferencie cada nível. Para ajudar os estudantes a criar seus mitos baseados na estrutura que eles aprenderam anteriormente, use a seqüência de esboços do mito. Mostre o exemplo da seqüência de esboços do mito, e depois discuta e adicione critérios à avaliação do projeto.

Os estudantes devem usar a ficha de avaliação do projeto para orientar a criação de livros digitais. Quando os estudantes terminarem seus rascunhos sobre mitos, peça que usem a ficha de avaliação de seus escritos para revisar seus trabalhos. Devem escrever, corrigir com os colegas, e revisar os mitos antes de colocá-los no formato digital. Faça correções individuais fazendo comentários e sugestões antes que terminem os livros. O exemplo do mito pode ser usado como modelo para um exemplar.

Quando terminarem, compartilham seus mitos com o público escolhido e usem a ficha de avaliação de si mesmos para seus trabalhos.

Descobrindo Sua Jornada
Discuta como a jornada do herói está refletida em livros que lemos, nos programas de televisão que vemos e nos filmes que assistimos. Anime os estudantes que estão interessados em criar um wiki* sobre o papel dos heróis nas vidas dos adolescentes de hoje. Dê a ficha de avaliação do wiki para orientar seus trabalhos.

Como conclusão da atividade, peça aos estudantes para pensar em suas próprias vidas e em alguma situação em que fizeram a jornada do herói. Explique que devem considerar um desafio ou uma mudança que enfrentaram. Por exemplo, mudaram para uma outra escola, entraram para uma equipe de esportes ou conseguiram um amigo novo. Se isto for difícil, eles podem escrever sobre um amigo ou um familiar que experimentou a viagem do herói.

Cada estudante escreve uma conclusão curta sobre a jornada de seu herói em seu diário. Peça que considerem a Questão Essencial outra vez: O que é um herói? e descrevam como sua maneira de pensar mudou desde o começo da unidade. Anime os estudantes a examinar seu próprio crescimento e descobertas como resultado de sua  jornada. Isto pode ser feito como dever de casa.

Habilidades como Pré-requisito

  • Manejo do teclado
  • Processamento de texto
  • Arquivo
  • Uso básico da Internet
  • Citação de fontes eletrônicas

Estratégias Diferenciadas
Recursos para os Estudantes

  • Use mitos que foram escritos em um nível de leitura apropriado
  • Crie uma lista de heróis contemporâneos e pré-selecione materiais de leitura e pesquisa

Estudantes que não falam inglês como primeira língua

  • Permita ao estudante ler e pesquisar em seu idioma, mas o trabalho deve ser feito em inglês

Estudantes Talentosos

  • O estudante reescreve um mito Grego,  colocando nele um herói contemporâneo  que representará o equivalente grego dos dias de hoje

Analisando Heróis

Duma olhada

Ano/Série: 6o ao 8o ano do Ensino Fundamental


Componentes Curriculares Envolvidos: Língua e Literatura,  História


Tempo Necessário: 3 semanas.