• <Home

Fome

Fome

Resumo da Unidade

Os estudantes se esforçam para entender as causas da fome e recomendam mudanças para o futuro envolvendo-se em um projeto baseado em uma atividade de aprendizagem. Eles trabalham com o Centro Internacional sobre a Fome para identificar maneiras de focalizar as necessidades atuais de ajuda e propor recomendações para combater a fome no mundo. Os estudantes começam em seus grupos com papéis específicos e identificam como seu papel pode contribuir para entender o significado da fome. Eles fazem isso criando um folheto sobre seu papel e as possíveis contribuições para entender e resolver o problema da fome. Cada apresentação de equipe inclui uma lista de maneiras de como focalizar necessidades atuais de ajuda e recomendações para combater a fome no mundo. As recomendações são compiladas pelo professor e a informação dos folhetos e apresentações são colocadas numa página Web da turma como uma experiência culminante.

Problematização da Unidade

  • Questão Essencial
    Cuido de meu irmão e quem é meu irmão?
  • Questões da Unidade
    A fome pode ser evitada?
    Qual deveria ser a papel dos Estados Unidos na prevenção e ajuda para combater a fome?
    Como as diferentes perspectivas profissionais influem nas recomendações para a prevenção e ajuda para combater a fome?
  • Questões do Conteúdo
    O que é fome?
    Quais as causas da fome?
    O que os Estados Unidos e outros países estão fazendo atualmente para eliminar a fome?
    Como a fome em um país afeta os recursos alimentícios em outro país?

Procedimentos
Introdução à Unidade
Peça aos estudantes para ler o artigo “O que é a Fome?”* Informações em Inglês Peça para que pensem sobre as seguintes perguntas enquanto estão lendo e façam anotações para preparar-se para a discussão:

  • O que é fome?
  • Quais as causas da fome?
  • A fome pode ser evitada?
  • O que os Estados Unidos e outros países estão fazendo atualmente para eliminar a fome?
  • Qual deveria ser a papel dos Estados Unidos na prevenção e ajuda para combater a fome?
  • Como a fome em um país afeta os recursos alimentícios em outro país?
  • O que a fome tem a ver comigo?

Discuta brevemente sobre como certos tipos de fome são causados pelos padrões do clima e outros tipos são causados pela guerra, colapso econômico, incompetência governamental ou malícia. A fome não é seletiva. Somente no século 20 a fome devastou a Índia, China, e várias partes da África, Rússia e Coréia do Norte. Isso não quer dizer que a fome é insuperável. Apesar da fome, o mundo já produz alimentos suficientes para alimentar a todos, de acordo com estatísticas das Nações Unidas. Uma área que oferece esperança é o uso de tecnologias poderosas baseadas em computação. Durante a discussão, explique aos estudantes que eles aprenderão como se conectar com o mundo, fazer e receber comentários e ter efeito em mudanças reais através de seus esforços.

Depois que os estudantes lerem o artigo e tiverem tido uma curta discussão, faça a Questão Essencial: Cuido de meu irmão e quem é meu irmão?  Socratic Discussion

Divida os estudantes em grupos pequenos e peça que inventem cinco perguntas que necessitam ser respondidas para uma pessoa, uma organização ou nações comprometidas com recursos para ajudar pessoas necessitadas (por exemplo: Quão grande é a necessidade? Como nossas habilidades e recursos preenchem as necessidades?). Ponha listas de perguntas ao redor da sala de aula. Peça aos estudantes para ler as perguntas dos outros grupos e depois voltar para seus grupos e discutir. Circule pela sala de aula enquanto os grupos discutem, fazendo anotações. Reveja as anotações para ajudar os estudantes que necessitam de mais esclarecimentos e instruções adicionais e para avaliar o progresso no decorrer do projeto.

Introduza a unidade com a apresentação que inclui informação introdutória sobre o Centro Internacional sobre a Fome e sobre a fome mesma. Divida os estudantes em grupos de quatro ou cinco, distribua o memorando das Nações Unidas (doc) e descreva a seguinte situação:

Seu grupo foi convidado a trabalhar com o Centro Internacional sobre a Fome para identificar maneiras de focalizar as necessidades atuais de ajuda  e as recomendações propostas para combater a fome no mundo.

Peça aos grupos para designar uma pessoa para cada um dos seguintes papéis:

  • Engenheiro agrícola
  • Cientista agrícola
  • Economista e planejador comunitário
  • Político
  • Profissional em Saúde Pública
  • Antropólogo social

Folheto
Coloque os estudantes em grupo, de acordo com os papéis que vão desempenhar no projeto, para que todos fiquem no mesmo grupo. Dê aos estudantes a auto-avaliação para ajudá-los a planejar, monitorar e aprender da experiência desse projeto.

Informe aos estudantes que o folheto deve responder à questão: Como as diferentes perspectivas profissionais influem nas recomendações para a prevenção e ajuda para combater a fome?

Compartilhe o Folheto do Antropólogo e revise a avaliação do folheto.

Dê dois ou três dias para terminarem esta parte do projeto, programando discussões nas equipes para obter comentários freqüentes sobre o processo. Compartilhe com os estudantes a Web- bibliografia sobre: Cuido de Meu Irmão? para ajudá-los a começar com o processo de pesquisa.

Depois que terminarem os folhetos, os estudantes voltam aos seus grupos originais e compartilham suas publicações. Revise os folhetos usando a avaliação do folheto e faça comentários antes da próxima atividade.

Apresentação
(Peça aos estudantes para voltar aos grupos originais, nos quais cada estudante tem um papel diferente). Explique que as equipes escolherão um país ou área onde existe a fome, pesquisarão um problema e  recomendarão soluções para o problema. As soluções serão apresentadas em uma “Conferência Nacional”.

Mostre o exemplo de apresentação Fome na Somália e reveja a avaliação da apresentação, esclarecendo-a e modificando-a se for necessário. Peça aos estudantes para rever seus papéis e discutir as seguintes questões:

  • Quais responsabilidades serão compartilhadas por todos os papéis?
  • Qual responsabilidade em particular cada papel terá?

Depois que os estudantes aperfeiçoarem suas apresentações, peça às equipes para fazerem comentários sobre os rascunhos das apresentações usando a avaliação da apresentação como guia.

Quando as apresentações finais estiverem completas, como forma de estímulo, convide os pais, funcionários da escola e outros membros da comunidade para participar em uma “Conferência Nacional.” Para obter melhores resultados, faça a conferência num laboratório de computação onde vários estudantes possam fazer suas apresentações ao mesmo tempo. Enquanto os convidados caminham ao redor para ver as apresentações de slides os estudantes poderão responder perguntas e receber reconhecimento por seu trabalho.

Concluindo a Atividade / Wiki
Para resumir a aprendizagem divida os estudantes em quatro grupos novos, onde cada membro pertença a um grupo de apresentação diferente. Designe a cada grupo a tarefa de criar uma ou mais páginas Web focalizando um dos seguintes tópicos:

  • Introdução que descreva a turma e o projeto, incluindo informação geral e definições relacionadas com a fome e uma análise racional para fornecer ajuda aos países que passam fome
  • Fatos principais sobre cada um dos países pesquisados nas apresentações com recomendações prioritárias para o envolvimento
  • Pesquisa que colha informações* dos visitantes sobre seus sentimentos com relação à fome, a responsabilidade dos Estados Unidos e a efetividade do Web site, pelo menos respondendo a Questão da Unidade:  Qual deveria ser a papel dos Estados Unidos na prevenção e ajuda para combater a fome?
  • Grupo de anotações da Web, recursos impressos sobre a fome e uma lista de organizações recomendadas envolvidas com a ajuda para combater a fome com instruções de como fazer parte delas
  • Discussão da Questão da Unidade: Qual deveria ser a papel dos Estados Unidos na prevenção e ajuda para combater a fome?

Mostre o exemplo do wiki* e discuta os pontos fortes e fracos de cada página e do site inteiro. Ajude os estudantes a criar um esboço de avaliação de quatro níveis de proficiência. Características  a considerar quando estiverem criando a avaliação:

  • Conteúdo
  • Escrita
  • Pesquisa
  • Elementos visuais 
  • Layout
  • Links
  • Navegação
  • Fontes

Peça aos estudantes que usem a avaliação como guia quando estiverem desenhando seus wikis. See a sample wiki rubric.

Como atividade final, peça aos estudantes para escreverem bom ensaio na sala de aula incorporando informação específica de suas próprias apresentações e as de seus colegas de turma para responder a Questão Essencial: Cuido de meu irmão e quem é meu irmão?

Habilidades como Pré-requisito

  • Entendimento da extensão histórica e o significado da fome, incluindo conhecimento básico de geografia de regiões afetadas pela seca
  • Familiaridade com a busca na Internet e métodos de recuperação
  • Experiência com processador de texto básico e publicação de software

Estratégias Diferenciadas
Recursos para os Estudantes

  • Repita as instruções oralmente e por escrito
  • Revise o entendimento
  • Permita tempo extra para terminar a atividade
  • Permita tecnologias assistidas para o Plano Educativo Individualizado (IEP)

Estudantes Talentosos

  • Fornecer tarefas com começo e fim
  • Enfatizar habilidades de leitura do grupo
  • Enfatizar  e resolver problemas de habilidades e aspectos criativos
  • Enfatizar  o raciocínio indutivo e dedutivo

Estudantes que não falam inglês como primeira língua

  • Permita o uso de alguns recursos na primeira língua do estudante
  • Forneça recursos sugeridos que estejam em um nível de leitura apropriado
  • Permita ao estudante trabalhar com outros estudantes bilíngües

Fome

Duma olhada

Ano/Série: 1ª. a 3ª  série do Ensino Médio


Componentes Curriculares Envolvidos: Ética, Geografia, Economia, Ciências


Tempo Necessário: 6 semanas (o tempo para terminar depende do andamento da pesquisa e da habilidade dos estudantes para trabalhar juntos)