• <Home

Frações em Destaque

Frações em Destaque

Resumo da Unidade

Os estudantes assumem o papel de profissionais que usam frações em seus trabalhos. Depois de pesquisar, os estudantes criam e compartilham apresentações em multimídia ou boletins que demonstram a importância de saber  frações nas profissões escolhidas por eles.

Problematização da Unidade

  • Questão Essencial
    A exatidão realmente importa tanto?
  • Questões da Unidade
    As frações são importantes ou ficaríamos melhor sem elas?
    Como as frações são usadas no trabalho e são necessárias para fazer bem o trabalho?
    Como o entendimento das frações faz sua vida mais fácil?
  • Questões de Conteúdo
    O que é uma fração?
    Como você soma, subtrai, multiplica e divide frações?
    Qual é a diferença entre o numerador e o denominador?
    Como você transforma um número misto em uma fração imprópria?

Procedimentos
Introduzindo a Unidade
Comece a unidade fazendo a Questão Essencial: As frações são importantes ou ficaríamos melhor sem elas?

Comente as repostas iniciais dos estudantes e peça para eles registrarem suas idéias em seus diários de matemática. Durante a Primeira Semana da Unidade, introduza frações usando uma apresentação do professor sobre elementos básicos de fração (ppt). Para ajudar os estudantes entenderem sobre frações de maneira concreta, envolva-os em uma variedade de experiências trabalhando com frações da vida real. Que decorem biscoitos com partes de frações, dividam biscoitos de papel entre amigos, observem frações do dia-a-dia e criem seus próprios modelos de fração. Depois de cada atividade, anime os alunos a tirarem fotos de frações para a aula de biblioteca digital que serão usadas em projetos posteriores. Tome notas de relatos enquanto os estudantes estão fazendo isso para documentar habilidades que necessitem revisão antes de continuar a unidade.

Forneça a avaliação do projeto e discuta as propostas de trabalho da unidade. Diga aos estudantes que você estará usando esta avaliação para verificar seus trabalhos e o entendimento de conceitos matemáticos aprendidos durante a unidade.

Criando e Publicando um Boletim
Durante a Segunda Semana, envolva os estudantes em mais experiências lidando com frações, expressões e equivalência. No final da semana divida os estudantes em grupos e instrua cada grupo a escrever sobre (resumir) uma das atividades para publicar no boletim da turma. Forneça o guia de pontuação do boletim para ajudar a orientar o processo. Faça discussões entre colegas e professor para eles receberem comentários sobre seus escritos. Instrua os estudantes a criar um título para o artigo, copiar seus escritos e adicionar gráficos ou fotos para o modelo de boletim da turma usando software de publicação. Publique o boletim e o envie aos pais.

Apresentando o Cenário do Projeto
Para ajudar os estudantes a entender a importância das frações e o quanto são usadas na vida, eles aprendem como várias profissões usam frações diariamente no trabalho.

Faça as Perguntas da Unidade, Como as frações são usadas no trabalho e são necessárias para fazer bem o trabalho? e Como o entendimento das frações faz sua vida mais fácil?

Faça os estudantes escreverem sobre as perguntas em seus diários de matemática. Recolha os diários periodicamente durante a unidade para revisar o entendimento do estudante e redirecionar o ensino se for necessário com toda a turma ou individualmente.

Informe os estudantes que eles vão encontrar as respostas destas questões e da Questão de Unidade apresentada anteriormente, se se colocarem no lugar de um trabalhador  que usa frações. A tarefa deles é descobrir como as frações são importantes para uma profissão e como a habilidade de trabalhar com frações afeta o desempenho do trabalho. Finalmente, os estudantes precisam resolver problemas de fração do mundo real relacionados de alguma maneira com suas profissões e tirar conclusões sobre como os problemas afetam suas próprias vidas.

Designe ou permita que os estudantes escolham uma profissão que use frações diariamente no trabalho. Depois que cada estudante tenha uma profissão, forneça a ficha de avaliação do estudante e discuta as propostas de trabalho do projeto. Assegure-se de que os estudantes entendam as tarefas designadas.

Pesquisando e Colhendo Informação de Várias Maneiras
Antes de os estudantes trabalharem com a pesquisa sobre as profissões designadas, discuta sobre maneiras efetivas de recolher informação sobre um tópico. Peça aos estudantes para fazerem uma lista de maneiras de colher informação e técnicas para encontrar respostas às perguntas. Se uma técnica importante de pesquisa, como fazer entrevistas de primeira mão, não for sugerida, deve ser incluída na lista. Depois que a lista for feita, discuta cada técnica. Mostre como incluir informação de múltiplas fontes e usar diferentes técnicas de pesquisa  confere validade e interesse a um projeto de pesquisa.

Forneça aos estudantes uma lista de Web sites para pesquisar as profissões a eles designadas, assim como um modelo ou página de trabalho eletrônica para recolher e registrar informação. A página de trabalho ajuda os estudantes a organizarem seus trabalhos para futuras apresentações. Além disso, demonstre técnicas de entrevista e discuta a importância de recolher informação de especialistas  na área. Juntos, façam uma lista de perguntas para a entrevista que possam ser importantes para perguntar a um especialista que poderia ajudar a direcionar os critérios do projeto e responder às Questões de Unidade. Discuta como o e-mail pode ser usado como uma ferramenta efetiva para comunicar-se com especialistas. Lembre os estudantes sobre etiqueta e as regras que eles deverão seguir para proteger-se quando usam a Internet e o e-mail, mesmo quando estejam fazendo uma pesquisa.

Permita que os estudantes tenham vários dias para pesquisar e fazer as entrevistas com os especialistas.

Tirando Conclusões e Fazendo Conexões Baseadas em Pesquisa
Depois que os estudantes tenham tido suficiente tempo de recolher e registrar informação sobre como as frações são usadas nas profissões designadas a eles, leve-os a pensar sobre como as frações se aplicam a eles pessoalmente agora e no futuro. Lembre os estudantes que suas apresentações devem responder às seguintes Questões da Unidade:

  • As frações são importantes ou ficaríamos melhor sem elas?
  • Como as frações são usadas no trabalho e são necessárias para fazer bem o trabalho?
  • Como o entendimento das frações faz sua vida mais fácil?

As apresentações deverão incluir também uma resposta para a Questão Essencial, A exatidão realmente importa tanto? Oriente e ajude os estudantes tanto quanto seja necessário para fazer associações e tirar conclusões. Faça discussões entre os alunos durante o processo do projeto de pesquisa para assegurar que os estudantes mantenham o percurso das orientações, consigam as respostas para as perguntas e recebam valiosos comentários.

Depois que estudantes estabeleceram conexões entre as profissões designadas e eles mesmos,  cada um apresenta um problema de fração do mundo real que demonstre a conexão.  Informe os estudantes que eles devem explicar seus problemas do mundo real e mostrar, passo a passo, como resolvê-los. Assim que cada estudante explicar o processo usado para resolver o problema, ele deverá  incluir a resposta às seguintes Questões de Conteúdo:

  • O que é uma fração?
  • Como você soma, subtrai, multiplica e divide frações?
  • Qual é a diferença entre o numerador e o denominador?
  • Como você transforma um número misto em uma fração imprópria?

Oriente e ajude os estudantes quando for necessário, enquanto criam seus problemas e tiram suas conclusões.

Criando as Apresentações dos Estudantes
Depois que os estudantes tenham recolhido as informações de suas pesquisas e criado problemas de fração do mundo real associados a eles, dê aos estudantes um formulário de seqüências de esboços e oriente-os a começar o processo de criação de suas apresentações de multimídia. Primeiro  planejam visualmente suas apresentações completando as seqüências de esboços. Cada seqüência de esboços deve incluir títulos de slides e uma lista de pontos–chave com marcadores.

Reúna-se com cada estudante individualmente quando os esboços de seqüências estiverem  completos para discutir sobre as apresentações e sugerir qualquer correção. Depois que a seqüência de esboços do estudante for aprovado, permita que ele comece a criar slides. Oriente e ajude os estudantes quando for necessário, enquanto criam suas apresentações.

Fazendo Apresentações Orais
Depois que os estudantes terminarem suas apresentações, devem formar duplas. Um ajuda o outro a fazer suas apresentações orais individuais, sendo um de cada vez o entrevistador e o outro o especialista . Dê aos estudantes um ou dois períodos para preparar as perguntas da entrevista e praticar as apresentações. O entrevistador (ajudante do estudante) faz as perguntas e o especialista (estudante apresentador) responde às perguntas usando slides para apoiar os pontos comentados. Distribua os dias para que os estudantes façam as apresentações de seus projetos. Permita uma breve discussão depois de cada apresentação. Refira-se às Questões Essencial e de Unidade outra vez e peça aos estudantes para usar a informação que acabaram de apresentar para responder às seguintes perguntas:

  • A exatidão realmente importa tanto?
  • As frações são importantes ou ficaríamos melhor sem elas?
  • Como as frações são usadas no trabalho e são necessárias para fazer bem o trabalho?
  • Como o entendimento das frações faz sua vida mais fácil?

Registre as respostas dos estudantes num quadro.

Depois que todas as apresentações tenham sido feitas, refira-se ao quadro e tire conclusões sobre a importância das frações.

Criando um Wiki (Opcional)
Durante a unidade, faça charadas diariamente para que os estudantes as resolvam usando seus kits de frações (ou outros recursos). Se houver tempo, peça aos estudantes para criarem suas próprias charadas para que outros as resolvam. Divida os estudantes em grupos pequenos e peça para criarem suas próprias charadas. Depois, peça para criarem um wiki* que inclua a charada, um formulário de resposta onde os visitantes do site possam enviar suas respostas e finalmente uma resposta-chave que explique a solução da charada. Colocar as charadas num wiki permite aos estudantes publicar seu trabalho e receber comentários de outras turmas, pais, amigos e outros, estendendo a aprendizagem além das paredes da sala de aula.

Terminando
Faça uma discussão entre todos sobre a Questão Essencial: A exatidão realmente importa muito?  Os estudantes se organizam em duplas para compartilhar e discutir suas respostas e opiniões sobre a Questão Essencial usando exemplos de sua pesquisa e projeto de trabalho. Faça uma troca de parceiros e dê tempo aos estudantes para compartilhar com outro colega. Tome notas de relatos durante a discussão, registrando o entendimento dos estudantes sobre os conceitos aprendidos durante a unidade. Faça os estudantes registrarem suas idéias e opiniões em seu diário de matemática.

Habilidades Prévias Requeridas

  • Experiência com apresentação eletrônica e publicação de software
  • Experiência com web
  • Conhecimento de frações
  • Conhecimento dos princípios básicos de soma, subtração, multiplicação e divisão

Estratégias Diferenciadas
Recursos para os Estudantes

  • Forneça modelos, objetos e apoios adicionais

Estudantes Talentosos

  • Faça o estudante criar um quadro de jogos que envolva terminologia relacionada com a matemática e resolução de problema
  • Faça o estudante criar um teste que esteja relacionado com frações, para a turma resolver

Estudantes que não falam inglês como primeira língua

  • Escreva explicações simplificadas do problema de fração do mundo real do estudante
  • Adicione fotos e explicações de matemática ao fichário de palavras do estudante

Frações em Destaque

Duma olhada

Ano/Série: 3o. ao 5o. ano do Ensino Fundamental


Componentes Curriculares Envolvidos: Matemática


Tempo Necessário: 20 sessões, 45 minutos por sessão, mais um tempo para estudantes e pequenos grupos trabalharem nos computadores