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De mar a mar

De mar a mar

Resumo da Unidade

Este é um projeto de duas partes no qual os estudantes observam cidades de sua região e a importância das cidades como centros de comércio. Na primeira parte, os estudantes fazem o papel de funcionários da Câmara de Comércio para informar aos visitantes sobre as comunidades locais. Usando a guia de um Questionário da Web, os estudantes pesquisam sobre as cidades locais e escrevem folhetos informativos. Na segunda parte do projeto os estudantes mergulham na economia do comércio e seu impacto nas comunidades locais. Eles coletam informação sobre comércio e aplicam habilidades de análise para entender melhor as implicações do comércio. Os estudantes aprendem as bases da importação e exportação e compartilham seu conhecimento sobre comércio dando aulas aos outros estudantes.

Problematização da Unidade

  • Questão Essencial
    De que maneira nossa cidade é diferente de outras cidades?
  • Questões da Unidade
    De que maneira o comércio é importante para a nossa comunidade?
    De que maneira a geografia afeta a economia de nossa região?
  • Questões do Conteúdo
    Quais produtos importamos e exportamos, de onde vêm e para onde vão?
    Que tipos de transporte são usados no comércio?

Procedimentos


Preparando la Unidade
O tema deste projeto é o comércio. Antes de começar a unidade, identificar os produtos que são mais produzidos ou industrializados em seu estado ou município e selecionar as cidades consideradas importantes centros de comércio. Este plano usa o Port of Seattle Sea-Air School Curriculum Guide* Informações em Inglês (PDF; 46 páginas). Você poderá encontrar currículos parecidos sobre o comércio e a economia de sua região para mostrar aos estudantes.

Na primeira parte do projeto os grupos de estudantes estudam as cidades de sua região geográfica e econômica. Realizar as seguintes tarefas para preparar a unidade:

Elaborar um Questionário na Web para ajudar os estudantes a aprenderem mais sobre a sua região , com aspectos como os que são apresentados no Puget Sound WebQuest* Informações em Inglês. Incluir sites de pesquisa seguros, como: Fifty States* Informações em Inglês or Online Highways* Informações em Inglês.

Procurar endereços das Câmaras de Comércio das cidades vizinhas. Um mês antes do começo do projeto, pedir aos estudantes para escreverem cartas às Câmaras de Comércio de cada cidade que eles vão pesquisar. É melhor os estudantes usarem um modelo de carta ou que procurem o modelo no Questionário da Web e o preencham.

Durante as atividades da Oitava Semana, sua turma vai trocar uma caixa com produtos locais com outra turma. Antes de começar o projeto monte um intercâmbio com outra escola através do Amigos da Internet* Informações em Inglês.

Durante a Nona Semana sua turma visitará outra escola. Coordenar esta visita antecipadamente.

Parte Um: Conhecendo Nossa Região
Semana 1: Introduza o Projeto
Mostre a apresentação De Mar a Mar: Pensando sobre Comércio para determinar o conhecimento prévio e entendimento sobre comércio em sua cidade. Familiarize os estudantes com conceitos e termos que vão aparecer durante o projeto e identifique as maiores cidades em sua região. Discuta a questão essencial: De que maneira nossa cidade é diferente de outras cidades? Use a discussão da apresentação e a questão essencial para criar um quadro grande S-Q-A (O que Sei, O que Quero saber, O que Aprendi). Os estudantes também devem ter um quadro semelhante para fazer seus próprios registros.. Tenha uma idéia do que os alunos já sabem sobre exportação e importação, transporte de produtos e conceitos pertinentes à região local (por exemplo, o Porto de Seattle e a Borda do Pacífico). Registre o que os estudantes sabem (ou que pensam que sabem) no quadro grande, enquanto os estudantes fazem anotações em seus próprios quadros. Depois, tenha uma idéia do que os estudantes gostariam de saber sobre os tópicos e registre as idéias deles na coluna Quero saber.

Apresente o Questionárioweb* Informações em Inglês para introduzir o projeto. Discuta os resultados do projeto e o processo de avaliação da pesquisa.  Explique que esta avaliação é para que os estudantes se avaliem a si mesmos e para que o professor avalie a pesquisa individual durante a unidade. Divida a turma em grupos heterogêneos de três ou quatro estudantes.

Revise vocabulário antecipado e conceitos, como agricultura, crescimento repentino, fracasso, censo, cidadão, clima, município, economia, emprego, história, imigração, incorporação, indústria, manufatura, população, recreação e turismo. Solicite aos estudantes que escrevam definições, façam diagramas e pratiquem usando termos em diferentes contextos. A aprendizagem de vocabulário nesse momento faz com que a fase de pesquisa mais adiante seja bem-sucedida.

Que os estudantes reúnam informação comparativa sobre a cidade usando o registro de fatos (também localizado no Questionário da web). Mostre modelos de processos de pesquisa aos estudantes usando sua cidade como exemplo. Mostre como eles podem pesquisar fatos rapidamente usando uma pesquisa Booleana no Google ou outro instrumento de pesquisa. Por exemplo, uma pesquisa de termos combinados, como Seattle + "Kilometros quadrados", dá resultados rápidos. Desafie os estudantes a encontrar a informação mais atualizada (procure por “última atualização” nas páginas Web) e a confirmar os resultados da pesquisa em vários recursos. 

Semana 2: Dirija a Pesquisa sobre a Região
Com a chegada da informação de várias Câmaras de Comércio, ponha os materiais em caixas separadas para cada cidade. Revise o material com a turma e demonstre como fazer anotações da correspondência das Câmaras usando o guia de como fazer anotações. Isto ajudará os estudantes a encontrar idéias relacionadas tanto à questão essencial quanto às questões de unidade feitas no princípio da unidade:

  • De que maneira nossa cidade é diferente de outras cidades?
  • De que maneira o comércio é importante para nossa comunidade?
  • De que maneira a geografia afeta a economia de nossa região?

Solicite aos grupos de estudantes que realizem pesquisas usando a Internet e suas caixas das cidades para completar os guias de anotações. Não se esqueça de lembrá-los de consultar, freqüentemente, a avaliação do processo de pesquisa para avaliar suas estratégias de pesquisa. 

Coloque um mapa grande da região e identifique as cidades que estão estudando. Os estudantes devem completar seus próprios mapas usando um mapa em branco da região no tamanho 20 x 30 cm. Os estudantes devem localizar as cidades em seus mapas e desenhar pontos de referência, como rios e montanhas.

 

Semanas 3 e 4: Focalizando Cidades, Fazendo Folhetos
Os grupos de estudantes apresentam o que aprenderam sobre suas cidades em folhetos informativos e ensinam aos outros estudantes sobre suas cidades. Ao criar folhetos eles descobrirão muitas coisas que distinguem uma cidade da outra.

Explique aos estudantes que eles estão assumindo o papel de funcionários da Câmara de Comércio e que os folhetos informativos servirão para destacar uma das cidades da região.

Demonstrar como terminar um folheto, fornecendo informação rápida de "fatos" que os estudantes colocaram no guia de notações, como história, lugares de interesse, economia, recreação, um mapa, uma foto representativa ou uma frase apropriada sobre a cidade e fontes. Revise os passos básicos para criar um folheto parecido com a amostra do folheto do estudante. Os estudantes devem terminar os folhetos em grupos pequenos, usando a avaliação do registro do folheto durante o projeto para ter certeza que seu trabalho é organizado, que os folhetos são um trabalho de alta qualidade e que juntos estão trabalhando bem.

Os grupos apresentam suas cidades para a turma. Faça várias cópias dos folhetos produzidos ou solicite que apresentem versões digitais usando um projetor. Convide outras pessoas para assistir à apresentação e os anime a fazer perguntas. Continue com uma discussão comparando as cidades. 

Parte Dois: Comércio e Economia
Semana 5: Aprendendo sobre Comércio
Esclareça aos estudantes que no decorrer das próximas semanas eles vão ampliar a compreensão da Questão Essencial: De que maneira nossa cidade é diferente de outras cidades?  e focalizarão as Questões da Unidade: De que maneira o comércio é importante para nossa comunidade?  De que maneira a geografia afeta a economia de nossa região?

Introduza registros de aprendizagem de conceitos-chaves que apareçam durante o projeto. Para cada conceito ou palavra de vocabulário, eles devem colocar a definição dada pelo professor e fazer um desenho. Por exemplo, se os estudantes começam com o termo porto, deverão defini-lo como um lugar para onde os navios trazem produtos para descarregar (importação) e carregam produtos para levá-los a outro lugar (exportação). Você poderá mostrar fotos de um porto usando o Porto de Seattle Web site* Informações em Inglês. Diga aos estudantes que eles devem ter as fotos como referência na hora de ilustrar os registros sobre porto em seus registros de aprendizagem. (Os próximos passos estão relacionados com remessa por contêiner. Se seu estado não tiver saída para o mar, enfoque a atenção dos estudantes em agricultura e manufatura em suas pesquisas sobre cidades e de que maneira os produtos são levados a outro lugar).

Usando os seus mapas, os estudantes devem desenhar uma linha desde sua cidade até o oceano mostrando o ponto de partida de um navio cargueiro. Ilustre com uma foto de um navio no final da linha. Em seguida, eles devem fazer uma lista de produtos mostrando os seus destinos no mapa.

Quando terminarem, coloque seus mapas em seus álbuns de recortes. Nesse momento você poderá falar sobre os horários dos navios (como em Port of Seattle horários dos navios* Informações em Inglês) para ver como os navios que viajam ao redor do mundo estão entrando e saindo do porto.

Na próxima atividade os estudantes aprendem sobre cargas em contêiner e localizam onde se encontra um embarque até que ele chegue a seu destino. Introduza um vocabulário relevante, como carga, contêiner, contêiner de navio, guindaste, via férrea, terminal e armazém. Os estudantes escrevem as definições em seus registros de aprendizagem e fazem desenhos. Usando o datashow, introduza a Caixa Bumerangue Web site* Informações em Inglês. Mostre como os estudantes podem localizar a Caixa Bumerangue enquanto viaja ao redor do mundo. Discuta o tipo de informação que eles podem reunir sobre a Caixa Bumerangue, incluindo para onde ela vai, como está sendo transportada, o que há dentro do contêiner, as datas da viagem e assim por diante. Mostre como procurar no mapa atualizado. Dê bastante tempo para que explorem o site.

Depois que os estudantes viajarem pelo site da Caixa Bumerangue, crie um diário para registrar a viagem. Forneça a cada estudante uma cópia eletrônica do modelo em Excel do registro da viagem. Peça para que abram o arquivo e utilizem a opção “Salvar Como” para salvar o arquivo usando seus nomes ou iniciais. No primeiro dia os estudantes preencherão as células: data, localidade, conteúdo e companhia. Em cada um dos dias seguintes, peça para localizarem a Caixa Bumerangue eletronicamente preenchendo data e localidade e, depois, devem clicar em Salvar. Quando a carga chegar ao seu destino final, peça para colocarem a localização de cada dia no mapa, utilizando a planilha. 

Semana 6: De onde veio? Para onde vai?
Nessas lições os estudantes aprendem sobre importação e exportação ao focalizarem as seguintes Questões da Unidade:

  • De que maneira o comércio é importante para nossa comunidade?
  • De que maneira a geografia afeta a economia de nossa região?

Para começar, solicite aos estudantes que escrevam a seguinte definição de importação em seus registros de aprendizagem: 

        Produtos que são recebidos de um lugar ou país para serem 
        vendidos em outro.

Discuta sobre importações conhecidas e solicite aos alunos que façam um desenho sobre uma importação em particular, como bananas ou carros.


Depois os estudantes identificam em que países os produtos são feitos. Eles podem procurar em suas mesas e álbuns de recorte e também nas roupas e sapatos. Eles devem procurar etiquetas em 10 itens e devem registrar onde cada produto é feito. Solicite aos alunos que se reúnam em grupos de cinco para comparar suas informações. Depois, coloque a informação dos grupos em uma única planilha e faça um gráfico mostrando quantos itens vêm de cada país. Discuta o gráfico e as dinâmicas de importação, como custos trabalhistas e diferentes leis sobre processar produtos em outros países. Discuta sobre companhias locais que importam e vendem produtos estrangeiros.
 

Solicite aos estudantes que escrevam a seguinte definição de exportação em seus registros de aprendizagem:


Produtos que são feitos ou crescem em um lugar ou país e são enviados a outro para serem vendidos. 

Os alunos fazem um desenho mostrando exportações locais, como maçãs e softwares.

Mostre fotos de produtos de seu estado em um mapa. Forneça folhas de registro com cabeçalhos regionais. Os estudantes devem escrever nomes de produtos que vêm de diferentes regiões no gráfico. Discuta as diferenças entre produtos manufaturados, agricultura e recursos naturais, como madeira processada. Os estudantes devem marcar cada produto com diferentes cores, baseados nessas três categorias. Discuta os gráficos e companhias locais que exportam produtos. 

Semana 7: Praticando Comércio
In Nesta atividade, os estudantes praticam suas habilidades comerciais através de um jogo. A meta do jogo é conseguir um conjunto completo de materiais escolares.

Antes da atividade reúna um exemplar para cada estudante dos seguintes itens:

  • Clipe
  • Borracha
  • Bloco de anotações
  • Lápis
  • Cola em bastão

Dê a cada estudante do grupo somente objetos iguais (por exemplo, um estudante receberá cinco clipes, o outro cinco borrachas e assim por diante).

 

O objetivo do jogo é que troquem o que tem para terminar com cinco objetos diferentes, completando o conjunto de materiais escolares. Faça anotações sobre quantos minutos são necessários para terminar esta atividade e registre a linguagem utilizada pelos alunos durante as trocas. A idéia é que os alunos vejam qual vocabulário e quais técnicas eles utilizam, naturalmente, para obter seu conjunto de materiais escolares. Intencionalmente, deixe que os estudantes criem suas próprias “regras”, o que permitirá que você reúna pontos de discussão baseados em situações que aconteceram. 

Quando terminarem, compartilhe a linguagem de comércio que você ouviu e mostre aos estudantes quanto tempo demoraram para completar as trocas. Discuta a atividade e fale sobre como oferta e demanda afetam o comércio.

Exemplo: Por que a Suzy decidiu dar DOIS lápis ao James em troca de UMA borracha? O que um país estaria disposto a fazer se necessitasse muito de certo item?

Semana 8: Envie um Pacote de Produtos Locais

Aprenda quais países são parceiros de seu estado e escolha uma escola como parceira, de acordo com isso.  Combine com a outra escola quais produtos serão trocados. Os itens deverão ser baratos e não perecíveis. Para itens agrícolas, envie imitações que os alunos fazem (como maçãs feitas de papel seda). Mais adiante, faça um modelo de marcador de livro em um processador de texto ou programa de desenhos.

Explique aos estudantes que eles vão fazer uma troca real com uma escola de um país que é um parceiro de comércio de seu estado. Você quer enviar itens que representam produtos exportados por seu estado e também marcadores de livros para cada estudante.

Faça marcadores de livros que tenham uma foto e a biografia de um estudante de um lado e uma foto e informação sobre um produto (ou companhia do estado) do outro lado. Designe um produto ou companhia para que cada um pesquise e escreva no marcador de livro. Forneça informações e guie os estudantes quando lêem, fazem anotações e criam um esboço. Eles devem compartilhar seus rascunhos uns com outros e devem receber conselhos antes de imprimi-los. Os estudantes fazem desenhos sobre companhias ou logos de produtos e os ‘escaneiam”. (Não devem copiar da Internet). Tire fotos digitais de cada estudante. Coloque imagens de scanner e fotos digitais numa pasta no computador ou em um arquivo compartilhado, CD-ROM ou disquete. Os estudantes digitam o que está escrito em seus rascunhos de marcadores de livros nos modelos próprios no computador e colocam as fotos. Quando estiver pronto, imprima-os em cores e monte-os em papel firme.

Envie uma carta pedindo aos pais ou comerciantes locais que doem produtos do estado.

Embrulhe e envie o seguinte:

  • Carta de introdução (traduzida, se possível, para a língua da turma que vai receber os produtos)
  • Produtos estaduais
  • Mapa mostrando onde cada item foi produzido.
  • Marcadores de livros
  • Lápis da escola


Quando o pacote do parceiro do outro país chegar, discuta os itens. O que são? De que parte do país são? Compare com itens que os estudantes estão acostumados a usar. Se possível, continue a comunicação com a escola através de e-mail.

Semana 9: Compartilhando a Aprendizagem
Organize uma visita a uma turma do mesmo nível que a sua em outra escola para compartilhar o que os seus alunos aprenderam. Pergunte à direção escolar se você pode enviar representantes da turma para compartilhar o projeto em outras escolas.
 
Explique que na atividade final e na avaliação deste projeto os grupos de estudantes vão preparar apresentações para ensinar outros estudantes sobre importação e exportação. Revise o registro de avaliação da apresentação e explique a avaliação individual e em grupo. Divida a turma em quatro ou cinco grupos. Designe tarefas e explique que deve haver rodízio entre os estudantes para que possam compartilhar responsabilidades de líder, redator e revisor. Dê aos grupos uma semana para preparar suas apresentações. Os grupos compartilham antes, para que não haja repetição de conteúdos ou de atividades. Cada apresentação deverá ter introdução, definições, história, comércio, produção e envio de exportações e recepção e dispersão de importados. As apresentações deverão ressaltar como o comércio é importante para a comunidade e como a geografia afeta a economia da região.

Forneça aos grupos materiais visuais que ajudem a apoiar suas apresentações, incluindo software de multimídia, papel para pôster, mapas e vários materiais artísticos. Depois que os grupos criarem manuscritos e ajudas visuais, faça-os ensaiar em seus grupos e, depois, com a turma toda. Use a avaliação da apresentação para fazer comentários com turma. Determine um alto padrão para os ensaios, grave em vídeo e avalie cada apresentação. Escolha o grupo com melhor desempenho para se apresentar à direção escolar.

Os estudantes fazem as apresentações na escola vizinha, levando itens importados do país parceiro para mostrar, assim como produtos que são exportados. Solicite aos estudantes que lhe recebam para fazer comentários. De volta à sua escola, revise os comentários e veja o vídeo de apresentações. Neste momento os seus alunos devem observar os comentários feitos.

Semana 10: Finalizando
Discuta com os estudantes quais ensinamentos eles aprenderam fazendo seus projetos de acordo com as questões que responderam:

  • De que maneira nossa cidade é diferente de outras cidades?
  • De que maneira o comércio é importante para nossa comunidade?
  • De que maneira a geografia afeta a economia de nossa região?

Para finalizar a unidade os estudantes devem rever os quadros S-Q-A do princípio do projeto, guardar seus trabalhos em álbuns de recortes e visitar um lugar integrado ao comércio local.

Discuta o que os estudantes aprenderam sobre importação e exportação, transporte de produtos e parceiros de comércio. Os estudantes devem ver a seção Q do quadro para responder: Você aprendeu o que queria aprender durante esta unidade?  Os estudantes devem completar a terceira coluna de seus quadros S-Q-A e colocá-los em seus álbuns de recortes.

Faça capas para os álbuns de recortes usando um processador de texto ou software para desenho. Os estudantes devem organizar todo o trabalho. Inclua avaliações da apresentação e fotos das apresentações. Quando os livros estiverem completos, os estudantes devem revisá-los e escrever conclusões sobre as seguintes perguntas:

  • De qual parte do livro você se sente mais orgulhoso? Por quê?
  • A qual parte do livro você gostaria de ter dedicado mais tempo?
  • O que você faria de maneira diferente se tivesse que refazer uma atividade?
  • Do que você mais gostou desta unidade?
  • Se você tivesse que resumir seu livro para alguém, o que você diria?

Se possível, organize uma visita a um lugar integrado ao comércio como uma fábrica, porto ou centro de distribuição. 

Habilidades como Pré-requisito

  • Computação básica
  • Uso do desktop
  • Habilidades de pesquisa na Internet

Estratégias Diferenciadas
Recursos para os Estudantes com dificuldades

  • Forneça tempo extra para pesquisa
  • Consiga apoio de educadores especializados, pais ou colegas tutores
  • Forneça material visual
  • Dê apoio durante as atividades que exijam leitura

Estudantes que não falam inglês como primeira língua

  • Coloque o estudante com um colega bilíngüe que tenha grande fluência no inglês
  • Use material visual
  • Permita tempo extra para trabalhar
  • Consiga apoio de especialistas
  • Solicite que o estudante faça pesquisa de comércio entre os Estados Unidos e seu país de origem

Estudantes Talentosos

  • Peça ao estudante que assuma o papel de líder durante seu trabalho em grupo
  • Solicite que o estudante faça um folheto sobre a utilidade de um produto local
  • Solicite ao estudante que pesquise sobre um parceiro de comércio e sua economia e passe informações para a turma

 

Mais informações

Duma olhada

Níveis: 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Componentes Curriculares Envolvidos: Geografia, Matemática, Artes

Tempo Necessário: 10 semanas, 90 minutos por semana