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Estações do Ano

Estações do Ano

Resumo da Unidade

Os estudantes assumem o papel de observadores de árvores, do clima e pesquisam as mudanças nas estações. Esta unidade pode ser feita em conjunto com o curso de ciências Árvores FOSS estudando os “tipos de árvores” decíduas, isto é, árvores cujas folhas caem no outono. Os estudantes observam as mudanças que ocorrem nos diferentes tipos de árvores quando as estações mudam. Essas mudanças são registradas nos diários de observação. Os estudantes contrastam e pesquisam as mudanças no clima, mudanças na duração do dia e nas adaptações que fazem em suas vidas devido às mudanças das estações. Com orientação, os estudantes criam apresentações de multimídia e gráficos do clima para comparar o clima com outras partes do mundo. Os estudantes preparam diários e livros sobre as estações para a Fundação do Dia Nacional da Árvore.

Composição das Perguntas do Currículo

  • Questão Essencial:
    O que muda no  mundo durante um ano?
  • Questões da Unidade:
    Como nossas vidas mudam com as estações?
    Como está o clima agora em outras partes do mundo?
    Como as pesquisam podem nos ajudar a coletar e interpretar informação?
  • Questões do Conteúdo:
    Quais são as quatro estações?
    Como podemos dizer que as estações estão mudando?
    Como representamos a informação de maneiras diferentes?

Procedimentos

Verão
Primeiros Dias de Escola (1º Dia)
Explique aos estudantes que neste ano a turma estará enfocada na Questão Essencial: O que muda no  mundo durante um ano? Diga aos estudantes que uma das maneiras de ver como o mundo muda durante este ano é observar as mudanças no clima.

Envie o folheto Estações Durante o Ano Escolar (doc) aos pais para apresentar a unidade.

Faça Questão da Unidade, Como nossas vidas mudam com as estações? Avalie o conhecimento prévio sobre as estações e prepare o cenário para novos conhecimentos com o quadro S-Q-A.

Dê uma volta ao redor da escola e escolha uma árvore decídua para ser a árvore da turma.  Explique que durante o resto do ano escolar a turma estará observando a mudança da árvore em cada nova estação. Tire uma foto dos estudantes com a árvore para usar mais adiante no diário da estação e no livro da árvore.

Explique aos estudantes o significado de botânico (alguém que estuda as plantas) e um climatologista (alguém que estuda o clima). Diga aos estudantes que este ano eles farão coisas que os botânicos e observadores do clima fazem. Solicite-lhes um desenho para observação da árvore. Oriente os estudantes para que façam observações cuidadosas da árvore e da área ao redor dela, anotando a cor das folhas e os sinais da estação, como o céu de verão e as flores. Esses desenhos serão o registro de verão dos diários de observação da árvore para a Fundação Nacional do Dia da Árvore no final do projeto.

Quando voltarem à sala de aula, discuta como são as árvores no verão e escreva o vocabulário que surgiu durante a discussão. Mantenha um quadro deste vocabulário à vista para os estudantes consultarem durante a unidade. Comece os diários dos estudantes. Os estudantes escreverão nele o vocabulário da estação. Os diários são usados durante o estudo das estações.

Livro da Turma (2º Dia)
Leia um livro sobre o verão. Discuta sobre experiências de verão e registre as respostas num quadro. Solicite-lhes um desenho sobre o verão no qual escrevem um título. Anime os estudantes a usarem vocabulário da estação. Faça um livro para a turma chamado No Verão, usando os desenhos dos estudantes.

Faixas de Verão (3º Dia)
Leia o livro da turma No Verão. Os alunos fazem um desenho sobre o “verão” e escrevem um título para uma faixa da turma que será pendurada na sala de aula. (Veja os Procedimentos com Arte para Verão, 3º Dia.)

Girassóis (4º Dia)
Faça uma visita ao jardim de girassóis da escola ou use um girassol de verdade para que os estudantes façam frases descritivas e comparações (usando um breve "Um girassol me lembra ...”). Registre a linguagem dos estudantes para fazer um poema da turma. Cada criança deverá fazer um girassol de papel para colocá-lo no quadro “verão.” (Veja os Procedimentos com Arte para Verão, 4º Dia.)

Reunindo Informação (5º e 6º Dias)
Explique aos estudantes que durante o ano eles vão reunir  informação sobre quais roupas usam durante as estações e como está o clima aqui e em uma cidade do outro lado do mundo. Diga que estarão revisando a informação que coletarem usando várias ferramentas (registro, gráficos de barra e de desenhos e páginas de Excel).

Registro de Roupas da Estação
Forneça aos estudantes uma cópia da página de Excel sobre registro de roupas da estação. Peça aos estudantes para registrarem o número de crianças que usaram somente camisetas de mangas curtas, jaquetas, gorros, luvas, etc, naquele dia. Use uma transparência ou o quadro-negro para mostrar como devem registrar os itens em grupos de cinco, em seus gráficos individuais. Devem preencher seus registros todos os dias durante uma semana e colocar o nome da estação (por exemplo, verão). Faça as seguintes perguntas:

  • Que tipo de roupa foi mais usado? Menos usado?
  • Por que você acha que foi assim? Você acha que teremos o mesmo resultado no inverno?
  • Que tipo de roupa você acha que será mais usado durante o inverno?

Os estudantes deverão completar um registro de uma semana da estação durante o curso, para que possam comparar os tipos de roupa usados nas estações.

Calendário Mensal do Clima
Imprima o calendário mensal do clima (depois que escrever o mês e as datas) para cada estudante. Como alternativa, cada estudante deve registrar o clima eletronicamente usando o modelo para clima mensal. O estudante abre a página, preenche o mês, ano e datas, nome do arquivo e salva as mudanças feitas. Ensine os estudantes como copiar o desenho que melhor represente o clima e colocá-lo no dia do mês.

Pergunte aos estudantes se eles acham que o clima em outras partes do mundo é igual ao de sua cidade neste momento. Oriente os alunos para localizarem sua cidade no globo. Escolha para a turma uma cidade-irmã de um país que fica no hemisfério oposto do globo (diga aos estudantes para escolherem uma cidade que tenha as estações em épocas contrárias às de sua cidade). Os estudantes devem usar o modelo de clima mensal para criar outro calendário de clima para a cidade-irmã. Use informação sobre o clima fornecida por um jornal ou alguma fonte online. Fale para os estudantes que mais adiante eles vão comparar os dois gráficos de clima. No final do mês os estudantes vão usar o modelo de gráfico de barra e o modelo pictograma de clima para representar sua informação mensal sobre o clima. (Veja o modelo do gráfico de barra e o modelo pictograma de clima)

Apresentação de Slides (7º Dia)
Faça uma apresentação de slides sobre o “verão”. Conecte o computador a um projetor digital para que todos os alunos possam ver.  Os estudantes sugerem exemplos de palavras relacionadas com o verão para procurar um desenho correspondente para a apresentação. Adicione um título para uma apresentação de cinco slides. Use a ficha de avaliação de apresentação de slides com a turma para ensinar como usar uma ficha desse tipo.

Diário (8º Dia)
Criar um diário com as anotações dos estudantes detalhando as atividades e o que aprenderam durante o estudo sobre o verão. Inclua fotos digitais da árvore da turma e dos estudantes trabalhando em suas atividades sobre as estações, assim como informação e gráficos sobre vestuário e clima. Usar o scanner para incluir os desenhos dos estudantes. Use a ficha de avaliação do diário para avaliar os estudantes quando contribuem para a confecção do diário.

Outono
Árvore da Turma, Foto, Diário de Observação (1º Dia)
No outono, discuta as mudanças que os estudantes estão observando na estação. Caminhe ao redor da escola e observe as mudanças na vizinhança, observando principalmente as mudanças nas vidas das plantas e no clima. Tire uma foto da árvore da turma e peça aos estudantes para fazerem desenhos de observação sobre as mudanças ocorridas de acordo com a estação anterior. De volta à sala de aula, discuta sobre a árvore no outono e registre o vocabulário para os estudantes copiarem em seus diários. Discuta com os estudantes porque eles acham que a árvore está mudando. Informe que muitas árvores passam por um ciclo anual de mudanças. Use os diários para comparar as descrições do outono com as do verão.

Livro da Turma (2º Dia)
Faça um livro da turma para o outono. Veja o Livro da Turma (2º Dia) do Verão e substitua as atividades pelas do outono. 

Dever de Casa
Peça aos estudantes para procurarem três folhas de árvores: uma grande, uma média e uma pequena. Essas folhas são usadas para a faixa do "outono".

Faixas do Outono (3º e 4º Dias)
No 3º Dia observem as folhas que trouxeram. Discuta as diferenças em tamanho, forma e textura.  Separe as folhas em grupos de decíduas e sempre-verdes e ensine a diferença. Separe as folhas por critérios utilizados pelos estudantes e faça um gráfico. Faça uma faixa sobre o outono usando as folhas. No 4º Dia ensine como desenhar uma folha para colocar no segundo lado da faixa. (Veja Procedimentos com Arte para o Outono, 3º e 4º Dias.)

Folhas de Outono (5º Dia)
Leia o livro da turma No Outono. Discuta como as folhas estão mudando de cor e caindo. Observando as folhas que os estudantes trouxeram, oriente-os a pintarem folhas com as cores que eles viram. Eles ficarão surpresos com a variedade de cores, desde roxo profundo até verde claro. (Veja Procedimentos com Arte para o Outono, 5º Dia.)

Reunindo Informação (6º e 7º Dias)
Comece um novo registro de roupas da estação, durante uma semana, e um novo registro mensal do clima para sua cidade e a cidade-irmã. No final do outono, os estudantes deverão usar o modelo do gráfico de barra do clima e o modelo pictograma do clima para representar a informação mensal do clima. Depois, os estudantes comparam o gráfico de roupas e o de clima mensal com os gráficos do verão. Faça as seguintes perguntas:

  • Que tipos de roupa foram mais usados/menos usados no verão? E no outono? Foram usados os mesmos tipos de roupas? O que poderia ter feito a diferença?
  • O que você acha que será parecido ou diferente para o inverno?
  • Como se compara o clima entre o outono e o verão? Que tipo de clima foi mais freqüente no verão? No outono? O clima foi igual ou diferente?
  • O que você acha que acontecerá no inverno? Que tipo de clima será mais freqüente?
  • De que maneiras se comparam os climas de sua cidade e o da cidade-irmã?

Viagem (8º Dia)
Faça uma viagem a um parque local observando os sinais do outono. Os passarinhos podem estar passando por aí por causa da migração, os esquilos podem estar guardando nozes, o chão pode estar coberto de bolotas e folhas, os arbustos podem estar cheios de bagas, etc... Volte para a escola e faça o livro Sinais do Outono no Parque. Passe as folhas dos estudantes pelo scanner e adicione-as à apresentação de slides "outono".

Apresentação de Slides (9º Dia)
Faça apresentações de slides sobre o "outono". Os alunos preparam apresentações de slides sobre o "outono" em grupos pequenos de quatro ou cinco estudantes. Eles escolhem palavras sobre o outono para serem usadas para procurar um desenho. Devem incluir a informação sobre o clima em suas apresentações. Adicione um título para uma apresentação de cinco slides. Permita aos estudantes clicarem ou digitarem enquanto você trabalha no computador. Use a ficha de avaliação de apresentação de slides com cada grupo para que pratiquem o uso desta ficha.

Diário (10º Dia)
Como no Verão, Diário (8º Dia) os estudantes ditam itens para o diário e adicionam gráficos e imagens do scanner . Inclua uma foto da árvore da turma no outono, assim como informação e gráficos de roupas e clima. Use a avaliação do diário para avaliar os estudantes em suas contribuições para o diário. Os artigos do diário podem incluir palavras e idéias dos estudantes sobre o outono, descrições das roupas que usaram no outono, informação sobre atividades de outono nas quais participaram, explicações sobre como suas vidas mudaram com as estações e comparações entre as semelhanças e diferenças que aprenderam sobre as estações.

Inverno
Árvore da Turma, Foto, Diário de Observação (1º Dia)
Repetir os procedimentos para as outras estações. Veja Outono, Árvore da Turma, Foto, Diário de Observação (1º Dia) para mais detalhes.

Livro da Turma (2º Dia)
Faça um livro da turma para o inverno. Veja o Livro da Turma (2º Dia) do Verão para mais detalhes. Agora, algumas crianças talvez sejam capazes de escrever suas próprias palavras nas páginas de seus livros de inverno. Monte o livro da turma.

Faixas do Inverno (3º e 4º Dias)
Os estudantes trabalham na atividade de inverno de estampar as impressões digitais. No Inverno, 4º Dia, discuta as mudanças do inverno e depois ensine a técnica de desenho luz no escuro e a atividade de fazer brilhar para o segundo lado das faixas. Pendure as faixas na sala de aula. (Veja Procedimentos com Arte para o Inverno, 3º e 4º Dias.)

Reunindo Informação (5º e 6º Dias)
Comece um novo registro de roupas da estação durante uma semana, e um novo registro mensal do clima para sua cidade e a cidade-irmã.

Flocos de Neve (7º Dia)
Leia o livro da turma No Inverno. Discuta como o clima mudou. Mostre aos estudantes fotos grandes de flocos de neve, descrevendo linhas de simetria. Demonstre como dobrar papel e cortar para obter simetria. Faça flocos de neve de papel com a turma e monte os flocos de neve no quadro, ao redor da árvore.  (Veja Procedimentos com Arte para o Inverno, 7º Dia.)

Apresentação de Slides (8º Dia)
Faça apresentações de slides sobre o "inverno". Ajude duplas de estudantes a fazerem apresentações de slides. Eles digitam palavras obtidas do livro da turma (feito no Inverno, 2º Dia) para procurar um desenho. Digitam um título para a apresentação de cinco slides tirado de uma ficha de arquivo. Permita aos estudantes sentarem ao computador e, se necessário, oriente as duplas enquanto estiverem criando suas apresentações. Para estudantes mais avançados, ensine como fazer para gravarem suas próprias vozes descrevendo as fotos de inverno que escolheram. Forneça a cada dupla a ficha de avaliação de apresentações de slides e ajude-os a usá-lo para avaliar seus trabalhos.

Viagem (9º Dia)
Visite o parque. Veja as mudanças que ocorreram desde a última vez que você esteve lá. Faça outro livro da turma chamado Sinais do Inverno no Parque, usando os mesmos procedimentos e materiais que antes.

Diário (10º Dia)
Como no Verão, Diário (8º Dia), faça os estudantes escreverem itens do diário. Adicione os gráficos, inclua uma foto da árvore no inverno, informação e gráficos de roupas e clima e envie cópias aos pais. Use a ficha de avaliação do diário para avaliar os estudantes enquanto fazem sua contribuição para o diário.

Primavera
Árvore da Turma, Foto, Diário de Observação (1º Dia)
Esta atividade é ótima para logo depois do Recesso de Primavera. Como nas outras estações, tire uma foto da árvore, os estudantes fazem desenhos e registram observações em seus diários.

Livro da Turma (2º Dia)
Crie um livro da turma sobre a primavera, como descrito na seção  Verão, Livro da Turma (2º Dia).

Dever de Casa
Os estudantes, no fim de semana, devem encontrar e desenhar três coisas que indiquem que a primavera esteja chegando. Trazem para a escola na segunda-feira.

Faixas da Primavera (3º e 4º Dias)
No 3º Dia, compartilhe os desenhos que os alunos fizeram como dever de casa. Discuta semelhanças e diferenças. Use os desenhos para criar o lado um das faixas de primavera, com pintura em aquarela. (Veja Procedimentos com Arte para a Primavera, 3º e 4º Dias.) No 4º Dia, prepare o segundo lado da faixa, fazendo flores de papel.

Flores da Primavera (5º Dia)
Leia o livro da turma Na Primavera. Discuta como as árvores estão cheias de flores e folhas. Os estudantes fazem flores de papel espelho para o quadro. (Veja Procedimentos com Arte para a Primavera, 5º Dia.)

Reunindo Informação (6º e 7º Dias)
Comece um novo registro de roupas da estação e um calendário do clima para a sua cidade e para a cidade-irmã.

Apresentação de Slides (8º Dia)
Faça apresentações de slides sobre a "primavera". Ajude os estudantes individualmente a fazerem apresentações de slides. Digitam palavras obtidas do livro da turma (feito no 2º DIA) para procurar um desenho e  um título para a apresentação de cinco slides, tirado de uma ficha de arquivo. Quando necessário, oriente  os estudantes individualmente enquanto criam suas apresentações. Forneça a cada estudante a ficha de avaliação de apresentações de slides para que avaliem seu trabalho. (Esta lição poderá ser feita na sala de computadores. Consiga pais voluntários, assistentes ou até mesmo outros alunos para ajudarem)

Viagem (9º Dia)
Visite o parque outra vez procurando sinais da primavera. Faça o livro da turma chamado Sinais da Primavera no Parque. Discuta sobre as mudanças observadas e como eles podem dizer que a primavera chegou.

Diário (10º Dia)
Como no Verão, Diário (8º Dia), faça os estudantes escreverem itens do diário. Adicione gráficos, informação e gráficos de roupas e clima, inclua uma foto da árvore na primavera, e envie cópias aos pais a ficha de avaliação do diário para avaliar os estudantes enquanto fazem sua contribuição para o diário. 

Quatro Estações
Livro da Turma (1º Dia)
Revise as atividades e os projetos dos estudantes do ano inteiro e discuta como as mudanças nas estações nos afetam pessoalmente. Peça para escolherem sua estação favorita e dizerem porque. Depois, fazem desenhos e escrevem frases sobre suas estações favoritas. Fazem o livro Nossas Estações Favoritas.

Gráfico da Turma (2º Dia)
Faça um gráfico das estações favoritas da turma. Cada aluno escreve seu nome em um pedaço de papel colorido representando sua estação favorita (verde para verão, azul para inverno, etc..) e o coloca  sobre a estação no gráfico. Compare mais, menos, quantos mais, quantos menos, etc… Faça um quadro para mostrar aos estudantes como um computador pode fazer um gráfico representando a mesma informação. Copie a informação na página de Excel das estações favoritas, sombreie as células, escolha Inserir no menu e selecione Gráfico. Siga as instruções incluindo como colocar legendas nos gráficos. Compare com o quadro.

Comparação Gráfica (3º Dia)
Compare os gráficos sobre roupas da estação e clima do ano inteiro. Copie a informação na página de Excel de roupas da estação e os modelos para as quatro estações (veja o modelo de roupas da estação). Discuta o que as pessoas usam em cada estação e como e porque o vestuário é diferente em cada estação. Peça aos estudantes para compararem o clima de sua cidade com o da cidade-irmã e  dizerem o que observaram. Você poderá escolher estudantes para colocarem a informação sobre numa página de Excel (veja o modelo do gráfico do tempo).

Apresentação de Slides (Do 4º ao 6º Dia)
Lembre os estudantes que durante este ano eles, como os botânicos,  foram observadores das plantas e do clima. Um papel importante de qualquer cientista é compartilhar o que aprende com os outros. Os estudantes compartilham o que aprenderam fazendo uma apresentação sobre as estações. Os grupos de estudantes reúnem informação sobre como nossas vidas mudam com as estações. Cada estudante faz um slide sobre a estação ou sobre como a estação causa mudanças no clima, vestuário, árvores, animais e atividades humanas. Eles precisam planejar seus slides, escrever as palavras e escolher a arte, ação e sons para seus slides. Forneça ajuda  para o uso do computador, transcrição, digitação e navegação, se for necessário. Reúna-se com cada grupo e ajude-os a avaliar seu trabalho completando a ficha de avaliação de apresentação de slides. Inclua também, cada um dos gráficos da turma. Inclua uma observação da turma sobre cada gráfico no slide. Se possível, envie um disco para as casas dos alunos com a apresentação do slide. A apresentação da estação funciona como um programa anual para a cerimônia  de encerramento do ano.

Diário (Do 7º ao 10º Dia)
Em pequenos grupos, os estudantes escrevem artigos e reúnem desenhos para o diário. Podem usar alguma informação que foi usada na apresentação de slides e devem incluir a informação e os gráficos com comparações. Imprima e faça cópias para as famílias. Use a ficha de avaliação do diário para avaliar os estudantes e suas contribuições para o diário. (Veja Procedimentos com Arte.)

Reúna-se com cada estudante para avaliar algum critério do processo de avaliação que não tenha sido avaliado por meio de observação, perguntas e trabalho do estudante.

Atividades Finais
Convide um representante da Fundação Nacional do Dia da Árvore para ir à escola e mostre os livros. Inclua decorações sobre o tema e salgadinhos para criar uma ocasião festiva.

Depois da reunião com o representante da Fundação Nacional do Dia da Árvore, volte à Questão da Unidade: Como nossas vidas mudam com as estações? Pegue a apresentação do S-Q-A criado no começo do ano escolar. Adicione comentários dos estudantes ao slide O Que Aprendemos.

No ultimo dia de aula lembre os estudantes que durante este ano eles focalizaram a Questão Essencial: O que muda em nosso mundo  durante um ano? Pergunte de que maneiras eles viram o mundo se transformar  durante este ano. Discuta como o mundo mudará no próximo ano. O que será igual e o que será diferente?

Estratégias Diferenciadas

Recursos para  Estudantes com dificuldades

  • Forneça assistência para as tarefas que envolvem escrita e tecnologia
  • Forneça assistência para que tenham tempo extra para terminar e modificar as tarefas
  • Permita aos estudantes trabalharem em duplas

Estudantes Talentosos

  • Uma opção é fazer um folheto extra para falar sobre cada estação ou usar  apresentação de software em uma apresentação de seis slides para a turma, com apoio de adultoskeyboarding and adding clip art
  • O aluno pode funcionar como um monitor habilidoso (em tecnologia, pintura, etc…) e ajudaros que necessitam
  • É possível o estudante adicionar outro tipo de multimídia (como gravar a voz) quando estiver criando as apresentações

Estudantes que não falam inglês como primeira língua

  • Trabalhe em conjunto com o professor de inglês para traduzir termos básicos e fazer uma lista para que o estudante possa usar
  • Colocar os termos traduzidos na sala de aula para que os outros estudantes aprendam
  • Os professores de inglês podem explicar  os conceitos científicos
  • O estudante dita registros do diário ao professor de inglês ou a outro estudante da turma que seja bilíngüe
  • Coloque o estudante junto com outro que seja bilíngüe
  • Aceite tarefas escritas na primeira língua do estudante (que poderão ser traduzidas mais adiante) ou completadas com desenhos
  • Adapte  ou diminua  as tarefas ou dê mais tempo se for necessário
Estações do Ano

Duma olhada

Ano/Série: Educação Infantil ao 3o. ano do Ensino Fundamental


Componentes Curriculares Envolvidos: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências


Tempo Necessário: Todo o ano escolar, 3 ou 4 semanas por estação, aulas de 30 minutos, 3 ou 4 aulas por semana