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Procurando uma Estrela



Procurando uma Estrela

 Resumo da Unidade

Durante muito tempo, pessoas em todo o mundo procuraram padrões celestiais e os relacionaram com o dia-a-dia e crenças. O estudo celestial guiou viajantes e as descobertas celestiais ajudaram a saber quando plantar e colher os alimentos.  Neste estudo, os estudantes escolheram um corpo celeste ou uma constelação e estudaram a maneira como foram explicados e interpretados por diversas culturas através dos tempos. Os estudantes apresentam sua aprendizagem usando mostras de tecnologia melhorada e interpretações dramáticas durante uma festa final sobre estrelas.

Problematização da Unidade

  • Questão Essencial
    O que podemos aprender sobre o céu da noite?
  • Questões da Unidade
    Como o céu da noite foi explicado e interpretado através das culturas e do tempo?
    Que influência teve na astronomia moderna?
    Por que o estudo das estrelas é importante atualmente? 
  • Questões do Conteúdo
    O que são constelações e quais são as histórias que estão associadas a elas?
    Qual é a diferença entre uma estrela e um planeta?
    Quem inventou as constelações que conhecemos hoje?

Procedimentos

Introduzindo a Unidade                                                                                   

Solicite aos estudantes que listem e descrevam os objetos que vêem no céu. Em seguida, peça que elaborem uma hipótese sobre a aparência do céu milhares de anos atrás.  Faça a Questão Essencial: O que podemos aprender sobre o céu da noite? Os estudantes devem discutir a questão em duplas e, depois, devem compartilhar com a turma o que foi discutido.Oriente uma discussão de conceitos antigos sobre o céu e de que forma os objetos celestes tornaram os povos antigos capazes de marcar a hora e navegar. Os estudantes fazem anotações em seus diários durante o momento de discussão.

Elaborando Compreensão
Os estudantes começam a criar o quadro Saber-Querer Saber-Aprender (S-Q-A) sobre astronomia.Durante o processo faça questões breves e registre as respostas. (Exemplos de perguntas breves: O que são constelações e quais são as histórias que estão associadas a elas? Qual é a diferença entre uma estrela e um planeta? Qual é o conceito atual sobre o universo?) Durante a unidade reveja o quadro S-Q-A antes de cada atividade e adicione novas informações. Explique aos estudantes que as pessoas têm a tendência de ver padrões formados por diferentes grupos de estrelas e lhes dão nomes. Esses padrões são chamados de asterismos. Alguns asterismos, chamados constelações, são amplamente reconhecidos e tornaram-se importantes para uma cultura inteira.

Ajude os estudantes a avaliar como outras culturas vêem o céu. Organize um projeto cooperativo para estudar o céu atentamente e envolva professores e estudantes de outra parte do mundo. Procure outra turma que queira compartilhar o estudo da astronomia no ePALS Web site* Informações em Inglês. Se não houver nenhum, monte um projeto com esse propósito, mas faça isso o quanto antes! Os estudantes devem formar duplas com ePALS para discutir com outros estudantes o que eles vêem no céu da noite em suas respectivas latitudes e longitudes.

Decida que tipo de registros os estudantes vão fazer e com que freqüência devem se comunicar. Por exemplo, os estudantes poderão anotar a posição das estrelas e constelações em uma determinada hora e manter um mapa e outros registros apontando as diferenças e semelhanças do céu da noite numa escala global. Reserve um tempo para falar sobre isso. Registre as idéias dos estudantes em um gráfico e coloque-o em um local onde toda a turma possa ver.

Observando Constelações e Escrevendo Mitos
Explique aos estudantes que centenas de pessoas ao redor do mundo tentaram explicar o céu.
Compartilhe as Questões da Unidade: Como o céu da noite foi explicado e interpretado através das culturas e do tempo? Que influência teve na astronomia moderna? Por que o estudo das estrelas é importante atualmente? Explique aos estudantes que eles devem explorar essas questões escolhendo um corpo celeste ou uma constelação para estudar. Distribua um plano de ensino da unidade, o qual inclui um registro e as expectativas para a unidade.

Distribua o gráfico “Criando uma Constelação” para cada estudante.Ele contém um grupo de estrelas interpretado pelos Gregos antigos, a Ursa Maior, o que significa Ursa Principal. Diga aos estudantes que diferentes culturas olharam para o mesmo céu e criaram histórias diferentes. Apresente mitos de culturas diferentes baseados no padrão dessa estrela. Os estudantes devem usar esse conjunto de estrelas para inventar sua própria constelação e escrever um mito curto sobre uma constelação já existente. Em seguida, os estudantes devem compartilhar suas histórias com a turma. Discuta semelhanças e diferenças entre as interpretações dos alunos e as de diferentes culturas. Use um diagrama Venn para expor isso. Depois, os estudantes devem encontrar pelo menos dois mitos de culturas diferentes que estejam relacionados com outra cultura, destacando semelhanças e diferenças (também utilizando o diagrama Venn).

Introduza a atividade “Constelações Criativas” e distribua as instruções do criador de constelações e avaliação da história. Esta atividade requer uma sessão de trabalho em casa, em uma noite nublada,  que poderá ser feita em outro dia, durante o projeto. Para esta atividade, é necessário consultar o Clear Sky ClockInformações em Inglês sua região para obter o prognóstico das condições do céu. Este site também fornece listas de clubes de astronomia e outros recursos que poderão ser muito úteis, como fornecer voluntários ou outro tipo de assistência, para ajudar na organização da festa final da estrela. Os voluntários geralmente trazem seus próprios telescópios a esses eventos. Reserve mais tempo para que os estudantes possam apresentar seus trabalhos para a turma. Envolva os ePALS na atividade e solicite aos estudantes que compartilhem suas constelações com eles. Peça aos estudantes para fazer comentários usando a avaliação da história.

Criando Projetos
Distribua a lista de constelações e corpos celestes. Divida os estudantes em grupos pequenos (alguns estudantes poderão preferir fazer os trabalhos sozinhos). Para os estudantes que optarem por trabalhar em grupo, use a avaliação de colaboração para ajudá-los a trabalhar juntos. Cada grupo ou estudante é responsável pelas seguintes tarefas:

  • Depois de escolher um corpo celeste ou constelação complete a pesquisa usando recursos impressos e eletrônicos para:
    • Aprender sobre o entendimento científico atual da astronomia, como se relaciona com a constelação e como se associa com mitos e o folclore
    • Responder às Questões da Unidade: Como o céu da noite foi explicado e interpretado através das culturas e do tempo? Que influência teve na astronomia moderna?  Por que o estudo das estrelas é importante atualmente?
    • Criar uma apresentação (de slides, diário ou wiki)

Escolha pelo menos duas estrelas na constelação para pesquisar. Veja os exemplos do diário e do wiki* do estudante. Os estudantes devem usar a guia de pontuação para ajudá-los a criar um projeto de alta qualidade. 

  • Criar e apresentar uma dramatização de uma das explicações associadas com a constelação (passado ou presente). Apresentar um esboço do roteiro, cenário, papéis, lugar e informação prévia. Usar a avaliação da dramatização para criá-la.

Não se esqueça de lembrar os estudantes que eles devem revisar as avaliações de colaboração, dramatização, e o guia de pontuação durante todo o projeto. É importantíssimo verificar, a todo o momento, se os estudantes estão no caminho certo!

Depois que os estudantes completarem seus projetos, devem responder às questões da unidade “Procurando uma Estrela” e, em seguida, devem discutir e debater as respostas com a turma.

Concluindo a Unidade
Os estudantes devem organizar todas as suas tarefas em uma pasta. Organize uma festa da estrela ou uma noite “Procurando uma Estrela” e convide outros estudantes, pais, tutores e membros da comunidade para compartilhar a aprendizagem dos estudantes durante a unidade.  O evento inclui palestras de convidados, observação das estrelas e apresentação dos mitos originais dos estudantes, apresentações e dramatizações. Convide pessoas que possam contribuir com  comentários construtivos. Isso é muito importante para os estudantes.

Como conclusão final da atividade, dirija uma discussão de grupo com o resumo sobre a Problematização da Unidade e os seguintes tópicos:

  • Por que você acha que as pessoas, em outras épocas, tiveram a necessidade de estudar e interpretar o céu da noite? 
  • Como a ciência da astronomia moderna mudou a nossa cultura e a visão do nosso lugar no Universo? Como continuará mudando no futuro? 
  • Quais avanços na astronomia você acha que foram os mais importantes (telescópios, imagens computadorizadas, exploração via satélite, viagens espaciais ou outro avanço)?
  • De que maneira o estudo das estrelas é importante para nossa cultura hoje em dia?
  • Que aspectos da astronomia moderna você acha que podem ser redirecionados, desenvolvidos ou mudados no futuro próximo e distante?
  • Você acha que existe alguma "verdade" da astronomia que algum dia nós vamos ver que é errada?
  • Quais avanços teóricos e práticos a astronomia deveria perseguir no futuro?
  • O que podemos aprender sobre um céu da noite?

Habilidades como Pré-requisito

  • Conhecimento básico de pesquisa usando fontes impressa e digital
  • Familiaridade com apresentação e software de publicação
  • Entendimento dos meios de pesquisa em Internet
  • Entendimento de citação de uma fonte

Estratégias Diferenciadas                                   

Recursos para os Estudantes

  • Designar tarefas específicas (arte, pesquisa e processamento de texto) durante o trabalho em grupo e pedir o apoio dos colegas
  • Criar uma lista diária de "tarefas" para ajudar na organização e  finalização do trabalho
  • Substituir atividades do plano de ensino por atividades alternativas, especificamente desenhadas para o interesse e capacidade do estudante
  • Permitir respostas orais para as perguntas da unidade “Procurando uma Estrela”

Estudantes Talentosos

  • Fazer ilustração sobre como a visão do céu varia de hora em hora ou de lugar para lugar (por exemplo, como varia em 2 horas, em um mês em um ano e em milhares de anos? Ou o que um observador perto do Equador visualiza de diferente de um observador que está localizado perto dos Pólos Norte e Sul) e explicar porque o céu varia na ilustração.
  • Reunir informações sobre o Hemisfério Sul e como os céus eram vistos em tempos antigos — explique que muitas das interpretações culturais estão relacionadas com as visões do Hemisfério Norte
  • Reunir informações sobre outros corpos celestes, como auroras, telescópios cometas (Halley, Shoemaker-Levy 9, Hale-Bopp e outros), meteoritos (Leonids, Perseids, Barringer Meteor Crater, Tunguska e outros), satélites naturais (como a Lua ou Titan), asteróides, os anéis de Saturno, o grande ponto vermelho de Júpiter, pontos do Sol, estrelas múltiplas, estrelas variáveis, supernova, galáxias ou outro tópico de interesse

Estudantes que não falam inglês como primeira língua

  • Colocar os estudantes como especialistas, pesquisando e apresentando mitos de sua cultura nativa
  • Com a ajuda de um professor de Língua Inglesa, elaborar um glossário de termos em inglês e na língua do estudante
  • Permitir que os estudantes escrevam em sua língua (para posterior tradução) ou permitir respostas orais para as perguntas do ensaio
Procurando uma Estrela

Duma olhada

Ano/Série: 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental

Componentes Curriculares Envolvidos: Ciências e Artes

Tempo Necessário: 2–3 semanas