• <Home

Embaixador Virtual

Embaixador Virtual

Resumo da Unidade

Quais são alguns dos problemas que as pessoas dos países em desenvolvimento estão enfrentando? De que maneira os voluntários estrangeiros e locais podem ajudar? Os estudantes se correspondem com voluntários do Corpo de Paz que trabalham ao redor do mundo enquanto tentam responder essas difíceis perguntas. Uma vez que os estudantes decidem qual problema vão  focalizar e em que lugar especificamente, assumem o papel de conselheiros do Embaixador dos EUA para uma nação em desenvolvimento e criam uma proposta para um programa de voluntariado.

Problematização da Unidade

  • Questão Essencial
    Como as pessoas podem notar a diferença no mundo?
  • Questões da Unidade
    Quais são os problemas-chave que os países em desenvolvimento estão enfrentando?
    Quais são nossas responsabilidades como cidadãos do mundo?
    Como as pessoas podem ajudar um país em desenvolvimento resolver um de seus problemas?
  • Questões do Conteúdo
    Que tipos de agências voluntárias existem para ajudar países em desenvolvimento e o que fazem?

Procedimentos

Preparando para a Unidade:
Contate a National Peace Corps Association, Speaker's Bureau* Informações em Inglês de quatro a seis semanas antes de começar a unidade e convide ex-participantes do Corpo de Paz para falar com a turma sobre os projetos nos quais estiveram envolvidos e como é pertencer ao Corpo de Paz. Os estudantes devem fazer perguntas que prepararam antes. Solicite aos oradores para mencionar aspectos e necessidades dos países em desenvolvimento e projetos nos quais eles puderam trabalhar que ajudaram a resolver aquelas necessidades.

Começando a Unidade
Faça a Questão Essencial: Como as pessoas podem  notar a diferença no mundo?  Esclareça as idéias e exemplos dos estudantes e registre-os em um quadro de papel. Guarde esse quadro como referência para o futuro.

Conhecimento sobre Países em Desenvolvimento e Programas de Serviços: Dias 1 até 3
Dois ou três dias antes da apresentação dos palestrantes convidados, explique aos estudantes que a turma estará envolvida em um projeto sobre as necessidades dos países em desenvolvimento. Solicite aos estudantes que pensem sobre as Questões da Unidade:

  • Quais são os problemas-chave que os países em desenvolvimento estão enfrentando?
  • Quais são nossas responsabilidades como cidadãos do mundo?
  • Como as pessoas podem ajudar um país em desenvolvimento resolver um de seus problemas?

Para ajudar a responder as Questões da Unidade, explique aos estudantes que ex-voluntários do Corpo de Paz virão  compartilhar com eles suas experiências. Diga aos estudantes que antes de ouvir os apresentadores eles precisam obter algum conhecimento sobre o país em desenvolvimento a tratar e os problemas que os países poderiam ter.

As seguintes atividades sobre o Corpo de Paz podem ser feitas para informar aos estudantes sobre problemas de países em desenvolvimento:

  • O Corpo de Paz tem um programa onde os estudantes podem se corresponder por e-mail com voluntários do Corpo de Paz chamado Correspondence Match* Informações em Inglês. Organize este programa semanas antes de começar esta unidade. O Correspondence Match permite que sua turma se corresponda diretamente com um voluntário. Este programa faz parte do World Wise Schools Program* Informações em Inglês.
  • Adicionalmente, escolha uma atividade de uma lista de atividadesInformações em Inglês apoiada pelo Corpo de Paz, para dar informação prévia sobre o Corpo de Paz e a vida em países em desenvolvimento. As atividades de Geografia incluem a comparação da vida de um adolescente no Paraguai com a sua, ler cartas dos voluntários do Corpo de Paz para saber mais sobre a cultura do Nepal, aprender sobre o desenvolvimento econômico do Senegal e preparar um pôster para a turma. Essas muitas atividades de geografia e l íngua oferecem aos estudantes uma oportunidade de aprender mais sobre países em desenvolvimento.
  • Usando Primary ResourcesInformações em Inglês dos voluntários do Corpo de Paz,  os estudantes observam mais de perto como é a vida de um voluntário do Corpo de Paz em um país em desenvolvimento. MultimediaInformações em Inglês on line incluindo vídeos, apresentações de slides e pôsteres também estão disponíveis para os estudantes aprenderem mais sobre certos países.

Depois que os estudantes ouvirem os  ex-voluntários do Corpo de Paz e pesquisarem sobre as necessidades dos países em desenvolvimento pela Internet e em textos, entregue duas tarefas para as equipes de quatro ou seis estudantes. Distribua a avaliação do processo em grupo para usarem enquanto trabalham como equipe durante a unidade. Primeiro as equipes devem fazer uma definição de país em desenvolvimento e depois devem pensar em idéias sobre as possíveis necessidades desses países . Um dos estudantes da equipe deve registrar as informações em um quadro de papel e outro deve apresentar os resultados para a turma. Quando as equipes terminarem suas duas tarefas, reúna toda a turma para compartilhar os resultados. Registre os resultados no quadro ou em um quadro de papel grande, documentando cada nova idéia uma vez só.

Tornando-se um Especialista: Dias 4 até 6
Antes de começar esta parte do projeto, divida a turma em comitês de quatro estudantes ou deixe que os estudantes escolham suas equipes. Introduza o cenário do projeto como foi descrito antes, no resumo da unidade. Os comitês de estudantes escolhem um país no Caribe, América Latina, Leste Europeu , África do Norte e o Oriente Médio, África, Ásia ou Ilhas do Pacífico a partir do Peace Corps Countries* Informações em Inglês. Este site dá uma idéia dos problemas que cada país está enfrentando  e mostra aos estudantes os problemas que os voluntários podem encontrar nas diversas regiões.

Depois que os estudantes tenham escolhido um país, ensine-os a reunir informação através da Internet ou da biblioteca sobre a geografia, o povo, a economia, a política e os aspectos culturais do país. Explique que na apresentação final eles incluirão esta informação contextual como parte de sua apresentação.

Explique aos estudantes que eles escreverão conclusões em seus diários semanalmente para ilustrar seu entendimento do que aprenderam. Peça que reflitam sobre as diferenças entre seu país e o país que estão pesquisando.  Devem escrever algo sob o ponto de vista de um estudante da idade deles que mora no país que estão estudando. Periodicamente leia os diários dos estudantes para ver se estão entendendo bem o conteúdo.

Identificando e Escolhendo um problema: Dia 7
Depois que os estudantes estiverem familiarizados com o país que escolheram, peça para considerarem os problemas que mais o afetam e onde a ajuda é necessária. Antes que os estudantes escolham um problema, mostre a apresentação de slides sobre a Atividade de Problemas e Projetos. Ao mostrar o primeiro slide “problema”, os estudantes discutem um projeto possível que poderia resolver o problema; depois mostre o próximo slide que descreve um projeto atual do Corpo de Paz.  Continue com os outros slides sobre problema / projeto e  então, os comitês trabalham com seus grupos para escolher um problema sobre o qual eles gostariam de pesquisar mais. Distribua a ficha de avaliação do projeto para ajudá-los a lidar com seus projetos de maneira bem sucedida.

Estudar o Problema: Dias 8 até 10
Os comitês dos países consideram cada problema sob mais de um ângulo. Geralmente o problema e a solução estão profundamente ligados com grandes assuntos de poder, recursos e classes sociais. Uma vez que identificam o assunto, os estudantes podem comparar com outros países e agências para ver como resolveram o mesmo problema.  Sugira que os estudantes peçam ajuda a especialistas (por exemplo, se o problema está relacionado com a saúde, o comitê poderia falar com um nutricionista ou funcionário de saúde pública para receber conselho).

Anime os estudantes a analisar as informações e procurar relações entre elas. As seguintes perguntas-chave os estudantes devem considerar durante sua pesquisa:

  • Os países com pouco acesso à educação também têm pessoas passando fome?
  • Os países com infra-estrutura rudimentar (como estradas ruins e transporte público limitado) têm problemas relacionados com o acesso aos serviços de saúde?
  • De que maneira os direitos das mulheres afetam a economia do país?
  • Os problemas de saúde estão afetando a economia do país?

Este é um bom momento para os estudantes considerarem as complexidades dos problemas que as pessoas estão enfrentando em nosso mundo.

Cada comitê de país faz  uma lista de possíveis soluções para o problema-chave que  escolheu . Depois, deixe que duplas de comitês de países reúnam-se para fazer comentários e sugestões sobre suas respectivas propostas. Dedique uma aula a isso.

Observe cada grupo diariamente enquanto trabalham para observar o progresso, ver quais perguntas os estudantes podem ter e saber se precisam de apoio adicional. Faça anotações sobre o progresso individual dos estudantes.

Criando uma Proposta: Dias 11 até 16
Durante este tempo os comitês organizam suas propostas. Usando o exemplo da Namíbia da apresentação de slides, explique os componentes da proposta, o que inclui:

  • Conhecimento sobre o país (geografia, economia, etc…)
  • Explicação do problema
  • Idéia de projeto para enfrentar o problema
  • Orçamento estimado para realizar o projeto

Ressalte que cada seção da apresentação final inclui gráficos, estatísticas e visuais que dão mais informação sobre o problema. Distribua a avaliação da apresentação e explique as expectativas do projeto. Revise a compreensão e anime os estudantes a usar a avaliação para guiar a criação do projeto. Os grupos recebem comentários dos colegas sobre suas propostas e usam as sugestões para melhorar a apresentação final.

Descreva os papéis dos membros do comitê  para os estudantes de cada grupo escolherem um deles:

  • Historiador: Usando a informação reunida durante os estudos de conhecimento, o historiador determina a informação mais pertinente para incluir na apresentação do grupo ao embaixador. O trabalho do historiador é ensinar aos outros estudantes sobre o povo, cultura, história, geografia, governo e situação econômica e como estão relacionadas com o problema que o grupo escolheu.
  • Sociólogo 1 e 2: Os Sociólogos trabalham juntos para escrever uma explicação do problema que o grupo escolheu. A explicação descreve o cenário geral do problema e inclui causas e contexto histórico. Os sociólogos determinam a maneira de apresentar a solução e convencer o embaixador de que a idéia do projeto do grupo merece atenção. A solução inclui informação sobre os papéis de ambos voluntários estrangeiros e nacionais, para que o projeto seja bem sucedido.
  • Economista: Enquanto se apresentam os números, o trabalho do economista é convencer o embaixador de que o projeto do grupo é economicamente viável. O economista determina os custos estimados do projeto. A análise do custo projetado deve incluir materiais, trabalho, custos de transporte e qualquer outra despesa projetada. O economista calcula os números e usa um programa de página de Excel para fazer gráficos e quadros que apóiam a análise do grupo.

Apresentando a Proposta: Dias 17 e 18
Convide membros da comunidade (pais, líderes da comunidade, administradores da escola e do distrito, colegas professores, etc...) para a reunião. Escolha um “embaixador” entre os líderes da comunidade—os outros podem ser “delegados”. Cada grupo de estudantes faz uma apresentação de 10 a 20 minutos. Avalie as apresentações usando a  avaliação da apresentação. No final,  a platéia faz perguntas aos grupos, discute os prós e contras dos projetos e dá conselhos para que as apresentações sejam mais efetivas ou práticas. Os estudantes revisam as propostas se for necessário. Faça discussões com cada grupo para ajudar a melhorar as propostas e responder qualquer pergunta que os grupos possam  ter. Revise  os documentos finais usando a avaliação da apresentação, procurando melhorá-las.

Os estudantes preenchem a avaliação do processo do grupo para avaliar a participação da equipe. Use esses comentários dos colegas e a avaliação da apresentação para ajudar a informar as notas finais.

Ensaio e Debate do Tópico Principal: Dias 19 a 21
Para dar aos estudantes uma perspectiva internacional e nacional, discuta os vários programas sociais nos Estados Unidos, como AmeriCorps, Vista, e Teach for America. Peça aos estudantes para considerarem como o voluntariado em um país estrangeiro se compara com o voluntariado nos Estados Unidos. Descreva brevemente o atual debate nos Estados Unidos sobre se o serviço social deveria ser obrigatório para todos os jovens adultos.  Explique que o Presidente Bush gostaria de ver cada cidadão dos Estados Unidos “comprometer pelo menos dois anos, ou 4.000 horas durante o resto da vida ao serviço dos vizinhos e da nação.”

Designe leituras que representem diferentes pontos de vista sobre o tópico do serviço nacional (em seu país ou em outros), para os estudantes escreverem uma resposta para a questão do ensaio: Os jovens adultos dos Estados Unidos deveriam ser requisitados para comprometer dois anos de serviço ao país? Distribua a avaliação da posição para ajudar a guiar os ensaios dos estudantes. Cada ensaio deve incluir uma declaração forte sobre a tese e pelo menos três razões que apóiem o ponto de vista do estudante. Alguns estudantes podem querer criar uma enquête* para colher informação sobre os pontos de vista de amigos e familiares para ajudar países em desenvolvimento e usar em seus ensaios. Depois que os estudantes apresentarem suas posições, faça um debate na turma. Anime os estudantes a enviarem suas posições ao editor de um jornal local para expressar suas opiniões sobre serviço nacional obrigatório para um público real.

Volte à Questão Essencial: Como as pessoas podem notar a diferença no mundo? usando o quadro original criado no começo da unidade. Os estudantes devem refletir sobre a Questão Essencial agora que tiveram a oportunidade de pesquisar, criar propostas e ouvir histórias. Peça aos estudantes para compartilhar de que maneira suas idéias mudaram ou se permanecem iguais.

Habilidades como Pré-requisito

  • Conhecimentos básicos do computador, incluindo o uso da Internet
  • Habilidade de pesquisar e resumir a informação
  • Habilidade de criar apresentações de slides
  • Habilidade de escrever ensaios coerentes e efetivos

Estratégias Diferenciadas

Recursos para os Estudantes

  • Limite as tarefas às partes essenciais
  • Selecione sites de Internet e outros materiais de pesquisa apropriados às habilidades dos estudantes
  • Determine datas específicas no começo do projeto para cada item de forma a ajudar o estudante com a organização dos temas
  • Crie modelos para serem usados para cada papel do comitê
  • Designe estudantes para trabalharem  com colegas com necessidades especiais de forma a ajuda-los
  • Dê mais tempo para terminar o trabalho se for necessário

Estudantes Talentosos

  • Escreva e apresente depoimentos para uma série de televisão como Survivor que mostre pessoas falando sobre o problema que os estudantes identificaram
  • Crie um Web site para os projetos
  • Apresente uma proposta escrita ao Diretor do Corpo de Paz em  Washington, DC  ou para um servidor voluntário atual do Corpo de Paz, com respeito a uma solução sugerida para um problema encontrado enquanto fazia a pesquisa sobre o país
  • Mantenha correspondência com um voluntário do Corpo de Paz com o propósito de saber que tipo de materiais de apoio eles poderiam usar, pedir doações para o projeto e enviar o que coletou
  • Designe leitura suplementar sobre as experiências do Corpo de Paz—veja o www.peacecorpswriters.orgInformações em Inglês para obter possíveis respostas

Estudantes que não falam inglês como primeira língua

  • Faça pré-seleção de materiais de leitura para o estudante
  • Se o estudante vem de um país em desenvolvimento servido pelo Corpo de Paz, que use o país como base para o projeto
  • Dê mais tempo para terminar o trabalho se for necessário
  • Permita ao estudante escrever em sua língua, o que poderá ser traduzido mais adiante
Embaixador Virtual

Duma olhada

Níveis: 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Componentes Curriculares Envolvidos: Geografia, Matemática, Artes

Tempo Necessário: 10 semanas, 90 minutos por semana