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O que Aconteceu com Robin?

O que Aconteceu com Robin?

Resumo da Unidade

Usando informação atual sobre feridas em animais selvagens de um centro local de resgate de animais selvagens , os estudantes aprendem quais espécies de animais foram feridos e as causas da ferida. Os estudantes usam o software Excel para classificar, organizar e avaliar suas descobertas e fazer recomendações para reduzir as feridas causadas aos animais selvagens pelas pessoas. Os estudantes preparam e apresentam um resumo de suas descobertas e recomendações para a Sociedade Audubon local, A Sociedade Humanitária, associações de vizinhos e outros grupos interessados. No final de cada apresentação pública, os estudantes reúnem as impressões do público sobre a informação e coletam idéias de como reduzir as feridas dos animais selvagens. Essas recomendações são compiladas em um diário e um wiki para distribuir a um público mais amplo.

Problematização da Unidade

  • Questão Essencial
    Como posso ajudar a proteger os animais selvagens urbanos?
  • Questões da Unidade
    Como podemos diminuir o impacto da sociedade moderna na vida selvagem urbana?
    Como a estatística nos ajuda a entender um problema?
    Quais são alguns dos problemas dos animais selvagens que vivem em áreas urbanas?
  • Questões do Conteúdo
    Como vivem os pássaros em sua comunidade?
    Quais são os maiores riscos para esses pássaros?

Procedimentos

 

Preparação

Contate um centro da Audubon Society* local para coordenar uma viagem ao centro e informar-se sobre trabalhar em conjunto para criar um projeto  para o centro. No exemplo do projeto, os estudantes classificaram, organizaram e analisaram cinco anos de informação sobre pássaros feridos. Este foi um serviço que o pessoal do Centro de Proteção da Vida Selvagem não teve tempo de fazer.

Os estudantes preparam diários de ciências para fazer anotações, escrever observações e refletir sobre perguntas e discussões durante toda a unidade.

Introdução - Pássaros

  1. Introduzir o tópico sobre pássaros pedindo aos estudantes para enumerar os nomes de pássaros que eles conhecem. Forneça tempo para que aprendam sobre os pássaros de sua área. Isto pode ser feito em uma aula onde os estudantes estudarão os pássaros locais e aprenderão a identificá-los. Compre guias locais para ajudar com a identificação (disponível em centros da National Audubon Society* ).
  2. Planeje um passeio para aumentar o interesse dos estudantes em pássaros e criar suas habilidades quanto aos pássaros. Ajude os estudantes a aprender como identificar os pássaros. Dicas de identificação estão disponíveis no birding.com* . O Web site também tem dicas para planejar uma observação de pássaros ao ar livre.
  3. No passeio e durante o projeto faça os estudantes manterem um registro dos pássaros que eles identificaram. Registros de pássaros dos Estados Unidos estão disponíveis na Sociedade Audubon ou online no Northern Prairie Wildlife Research Center* . Depois de cumprido o tempo estipulado, os estudantes fazem seus gráficos sobre informação e comparam com um colega. Como opção, compilar a informação de toda a turma. Discutir as descobertas.

Problemas dos Animais Selvagens Urbanos

  1. Pergunte aos estudantes quais problemas eles acham que existem para os animais selvagens urbanos. Faça as Questões da Unidade:  Quais são alguns dos problemas dos animais selvagens que vivem em áreas urbanas?  e Como podemos diminuir o impacto da sociedade moderna na vida selvagem urbana? Registre as respostas na apresentação de conhecimento prévio e faça uma discussão entre todos.
  2. Escolha um projeto de pesquisa sobre os animais selvagens locais. Por exemplo, os estudantes de Portland, em Oregon lêem sobre o esforço feito por Portland para fazer um lar para a população crescente do Peregrine Falcon* . Isto pode ser feito em grupos pequenos, onde cada grupo será uma “equipe especialista” em um caso e depois compartilhará seu conhecimento com os outros grupos.
  3. Depois, faça a Questão Essencial:  Como posso ajudar a proteger os animais selvagens urbanos? Os estudantes registram conclusões individuais em seus diários. Permita que os estudantes compartilhem seus pensamentos em duplas. Peça voluntários para compartilhar com a turma toda.

Feridas dos Animais Selvagens

  1. Discuta as relações entre predador e presa. Os estudantes levantam hipóteses sobre o que causa feridas aos pássaros. Instrua os estudantes a serem observadores, vendo quando e/ou como os pássaros são feridos e como isso acontece. Devem fazer anotações em seus diários.
  2. Planeje uma visita ao Centro de Proteção de Vida Selvagem. Pergunte à Audubon Society se há um Centro de Proteção de Vida Selvagem disponível em sua área.
  3. Mostre à turma um resumo do projeto com um folheto (doc) descritivo.
  4. Uma viagem a um centro de vida selvagem inclui um tour sobre o centro para aprender sobre suas operações, explicações e discussão sobre feridas dos animais selvagens e uma visita a seus pássaros. Os funcionários explicarão o projeto enfatizando a importância da ajuda dos estudantes. Forneça-lhes um bloco para levarem ao centro e coletarem informação durante a visita. Reúna informação do centro sobre feridas para levar para a escola. Quando voltar para a escola, faça os estudantes refletirem sobre sua experiência, o que os impressionou, o que aprenderam e as perguntas que tenham enquanto fazem suas anotações em seus diários de ciências.
  5. Comece o próximo dia compartilhando as anotações dos diários e discutindo as perguntas que surgiram depois da experiência da visita.

Análise da Informação

  1. Os estudantes agora estão preparados para pesquisar a Questão da Unidade: Como a estatística nos ajuda a entender um problema? Para começar, dê aos estudantes um roteiro de como preencher a planilha de Excel sobre feridas dos animais selvagens. Use este documento para ajudar os estudantes a aprender como usar o software Excel para registrar informação e criar gráficos, quadros e tabelas, se eles nunca a usaram antes.
  2. Depois que a informação for registrada, os estudantes podem fazer gráficos, quadros e tabelas para mostrar uma análise dos resultados. Estimule os estudantes a se concentrarem em criar representações visuais significativas que poderão ser usadas para interpretar a informação e ensinar a outros sobre feridas em animais selvagens, em vez de se preocuparem na aparência dos gráficos, quadros e tabelas. Reúna-se individualmente com os estudantes para responder perguntas e monitorar o progresso.
  3. Com os resultados, os estudantes estão prontos para preparar apresentações de slides que compartilhem seus resultados e ensinem outras pessoas sobre as causas e prevenção das feridas em animais selvagens. Dê o registro de apresentação e a avaliação da apresentação, revise expectativas e responda perguntas. As apresentações poderão ser feitas em grupos pequenos com cada estudante preparando uns poucos slides. Cada estudante deverá usar o registro de apresentação para guiar seu progresso e registrar comentários que recebam de seus colegas depois que pratiquem suas apresentações.

Ação da Comunidade

  1. Selecione públicos para que grupos pequenos apresentem a informação, ensinem a outras pessoas sobre feridas dos animais selvagens e discutam maneiras de prevenir feridas. Poderão ser incluídos outros estudantes, A Sociedade Humanitária, associações de vizinhos e outros grupos interessados.
  2. Oriente os estudantes a criar e praticar discursos para a apresentação ao centro e a outros públicos. Os estudantes devem usar o formulário de comentários dos colegas para avaliar suas apresentações, fazer modificações e preparar-se adequadamente. Cada apresentador deverá receber comentários de pelo menos um colega sobre os slides que apresentar e sobre a apresentação como um todo.
  3. Os estudantes criam um diário. Revise a ficha de avaliação do diário com eles e peça para usá-la como guia de seus trabalhos. Os estudantes poderão apresentar idéias para os artigos, relacionadas ao seu projeto. Todos os artigos podem estar em um diário só, que poderá ser entregue em reuniões públicas e em salas de espera de clínicas veterinárias.
  4. Depois de apresentar a informação a diferentes grupos, os estudantes deverão procurar impressões do público sobre a informação e pedir opiniões sobre como diminuir as feridas em animais selvagens. Explique que neste momento os estudantes deverão relacionar suas descobertas com suas hipóteses e escrever um relatório informando ao Centro de Proteção de Vida Selvagem sobre as principais causas de feridas em animais selvagens urbanos e também  as impressões e sugestões do público.
  5. Finalmente, os estudantes ensinam a um público mais amplo criando um wiki* com recomendações para a ação da comunidade. Eles podem inclusive, escrever artigos para o jornal local.

Volte à Questão Essencial

Para terminar a unidade, os estudantes devem refletir sobre a Questão Essencial: Como posso ajudar a proteger os animais selvagens urbanos? e fazer anotações em seus diários. Anime os estudantes a ver suas respostas iniciais e refletir sobre a direção para a qual a unidade os levou. Estimule-os a considerarem como a informação e as experiências que tiveram afetaram sua maneira inicial de pensar. Uma discussão entre os membros da turma é importante para elaborar, compartilhar e expandir seus pensamentos.

Habilidades como Pré-requisito

  • Ler gráficos e trabalhar com porcentagens
  • Conhecimento da anatomia dos pássaros
  • Habilidades básicas de computador

 

Estratégias Diferenciadas 

 

Recursos para os Estudantes

  • O estudante criar um pequeno livro de estudo de cinco espécies de pássaros , incluindo desenhos ou fotos da Web ou de uma câmera digital e informando sobre biologia e habitat. O estudante avalia e descreve as condições locais do pássaro usando a informação fornecida pelo Centro de Proteção de Vida Selvagem Audubon.

Estudantes Talentosos

  • Escrever um artigo científico sobre os resultados para ser publicado em um diário científico em co-autoria com o diretor do Centro de Proteção de Vida Selvagem

Estudantes que não falam inglês como primeira língua

  • Estudar vocabulário de ciências e praticar a apresentação oral com um assistente de Língua Inglesa durante as instruções suplementares fora do horário normal
  • Fazer uma dupla com outro estudante durante o projeto quando a compreensão da língua for muito difícil e completar as partes visuais do projeto sozinho (como páginas de Excel, gráficos e ilustrações)
  • Diminuir as atividades orais ou permitir mais tempo para praticar
  • Preparar materiais em sua língua para ensinar a outros sobre feridas em animais selvagens
O que aconteceu com Robin?

Duma olhada

Ano/Série: 3o. ao 5o. ano do Ensino Fundamental

 

Componentes Curriculares Envolvidos: Ciências, Língua Portuguesa, Matemática

 

Tempo Necessário: 3 semanas (poderá durar mais tempo)