• <Home

Em que lugar no mundo está a Cinderela?

Em que lugar no mundo está a Cinderela?

Resumo da Unidade

Nesta unidade os estudantes viajam através do globo para observar o impacto que a cultura tem sobre a história de Cinderela. Enquanto trabalham com as atividades da unidade os estudantes lêem e analisam várias versões deste clássico, aprendem mais sobre o gênero literário, estudam o desenvolvimento do personagem e a diferença que o ponto de vista pode fazer na hora de contar uma história.

Problematização da Unidade

  • Questão Essencial
  • Realmente  há histórias que terminam em "felizes para sempre"?
  • Questões da Unidade
    De todos os contos de fadas escritos, porque a história da Cinderela foi a que capturou os corações de tantas gerações e culturas?
    Como mudaria o conto de fadas da Cinderela se um personagem diferente contasse a história?
    O que aconteceria numa história atual da Cinderela?
  • Questões do conteúdo
    Quais são os elementos de um conto de fadas?
    O que é ponto de vista?
    De que maneira todas as histórias da Cinderela ao redor do mundo são parecidas?

Procedimentos

Preparando a Unidade
Faça uma compilação das histórias da Cinderela de diferentes culturas. Prepare marcadores de páginas para usar durante as leituras e direcionar o pensamento e o entendimento crítico das versões de Cinderela nas diferentes culturas.

Primeira Semana
Faça a Questão Essencial: Realmente  há histórias que terminam em "felizes para sempre"? Comece perguntando aos estudantes se todos sabem o básico sobre a história da Cinderela, seja por ter lido um livro, seja por ter visto um filme. Provavelmente, a maioria saberá.  Os que não souberem devem acompanhar outro estudante durante a próxima atividade. Os alunos fazem duplas e contam a história um ao outro. Depois, faça com que algumas duplas se reúnam com outras e contem a história entre eles novamente. Eles verão que concordam sobre certas partes e discordam sobre outras. Esta é uma boa oportunidade para falar sobre como as histórias acontecem e são interpretadas de maneira diferente ao redor do mundo. Esclareça que o Walt Disney não é o autor de Cinderela, mas que ele a tirou da versão de Perrault, conforme  a maioria de nós conhecemos. Leia em voz alta e discuta os elementos do conto de fadas. Explique como a fantasia e a realidade jogam papéis importantes no desenvolvimento de um conto de fadas. Introduza o conceito do ponto de vista na hora de contar histórias.

Faça uma Questão da Unidade: De todos os contos de fadas escritos, porque a história da Cinderela foi a que capturou os corações de tantas gerações e culturas? Diga aos estudantes que existem muitas versões de Cinderela de diferentes países e que eles terão a oportunidade de ler várias versões. Discuta os elementos de um conto de fadas com os estudantes. Ensine-os como usar seus marcadores de páginas como guia para manter um registro das questões, imagens mentais, conclusões e grandes idéias quando você comece a lerCendrillon: Uma Cinderela do Caribe. Depois de ler, mostre aos estudantes como usar o organizador gráfico de Cinderela com componentes estratégicos da história. Mostre como criar uma lista de palavras novas e raras particularmente aquelas de importância cultural. Discuta como costumes, estruturas familiares, cenários e períodos de tempo influenciam a história da Cendrillon. Use um diagrama de Venn para comparar a história da Cendrillon com a história comum da Cinderela.

Segunda Semana
Faça que os estudantes sigam o mesmo processo de comparação com outras versões de Cinderela. Você pode escolher os livros de acordo com o nível de dificuldade que apresentem e dividi-los entre os estudantes de acordo com suas habilidades de leitura e interesses. Para reforçar a compreensão de leitura, faça com que os estudantes usem diagramas de Venn para comparar e contrastar as histórias da Cinderela que eles leram com a história da Cinderela de Perrault. Faça com que os grupos criem uma apresentação de multimídiacomparando e contrastando cada história. Distribua e revise a avaliação de apresentação para ajudar os estudantes a monitorar seus progressos enquanto trabalham nas apresentações. A avaliação de apresentação também pode ser usada para avaliar formalmente as apresentações.

Terceira e Quarta Semanas
Faça uma Questão da Unidade: Como mudaria o conto de fadas da Cinderela se um personagem diferente contasse a história?  Faça a Questão de Conteúdo: O que é ponto de vista? Discuta pontos de vista em contos de fadas. Divida os estudantes em grupos pequenos e designe um dos personagens de Cinderela (Cinderela, Fada Madrinha, Madrasta Malvada, Meia-irmã Feia ou Príncipe) a cada um. Depois discuta o conceito de ponto de vista e como ele causa impacto na história. Diga aos estudantes que suas tarefas serão trabalhar em equipe e escrever novamente a história da Cinderela a partir do ponto de vista do personagem designado, em forma de blog* ou  história. Leia A Verdadeira História dos Três Porquinhos de Jon Scieszka. Discuta como a história mudou quando foi contada a partir do ponto de vista do lobo. Mostre e discuta também como muda a história quando é contada com a voz de um personagem em vez de um narrador. Distribua a avaliação da história ou o blog para ajudá-los enquanto eles trabalham em seus escritos.

Faça com que os estudantes planejem suas histórias usando gráficos organizadores, listas, períodos de tempo, seqüências de esboços ou qualquer técnica que gere idéias e que seja boa para eles.  Observe as equipes enquanto trabalham fazendo questões e fazendo registros sobre o progresso deles. Depois que os estudantes gerarem suas idéias iniciais volte ao elemento literário ‘ponto de vista’ e pergunte se eles o incluíram nas idéias de suas histórias. Divida os estudantes em grupos pequenos para que façam comentários sobre seus blogs ou histórias. O formulário de comentários dos colegas ajuda os autores a organizar seus pensamentos e orienta os colegas para que façam comentários construtivos.

Depois que terminarem as histórias, peça aos estudantes para criar uma aula wiki* para compartilhar seu trabalho com os outros. O registro wiki orienta a turma enquanto trabalha. Juntos criam um formulário de  avaliação* para perguntar aos visitantes do site se o ponto de vista faz diferença na hora de contar a história. Coloque o formulário no site e reúna informação regularmente. Depois que obter uma quantidade suficiente de informação,analise a informação usando software de planilha. Faça os estudantes criarem gráficos e mapas para mostrar a informação. Finalmente, faça os estudantes criarem uma página que resuma a informação colhida e coloque-a no site. Ajude-os a fazer a conclusão de que o ponto de vista faz diferença na hora de contar a história.

Quinta Semana
Visite outros Web sites relacionados com Cinderela para compartilhar outra história ou outra apresentação de idéias. Peça aos estudantes para usar um personagem de uma história dos grupos para criarem pôsteres do tipo "Procurado". Um pôster pode ser sobre um personagem de má fama da história ou um herói ou heroína ou criando um pôster "Procurando Felizes Para Sempre". Os pôsteres devem refletir características e façanhas ligadas ao personagem, enfatizar que estão à procura dele ou dela e indicar qualquer recompensa pela captura do personagem. Em todos os sentidos, a informação dos pôsteres deve ser baseada em informações da história (evidência). Coloque os recursos necessários ao  projeto à disposição dos estudantes enquanto eles criam seus pôsteres.

Assinale lugares no mapa mundial para mostrar onde ocorreram as histórias da Cinderela. Discuta como o lugar, o tempo e a cultura influenciam a história.

Sexta Semana
Faça uma Questão da Unidade: O que aconteceria numa história atual da Cinderela? Faça com que os estudantes gerem uma lista inicial de respostas para a questão. Juntos leiam uma história contemporânea como As Rosas Inglesas da Madonna. Depois revise a lista do estudante para determinar se a versão moderna incluiu algumas de suas idéias. Para aprofundar,  oriente os estudantes a selecionar um personagem favorito de todas as histórias que eles já leram e peça para que considerem como as características do personagem podem ser aplicadas a uma história "Cinderela Completamente Moderna" e como eles poderiam adaptar as características de seu personagem favorito a uma versão atual. Convide os estudantes para que escrevam suas próprias histórias de Cinderela. Para começar, distribua o gráfico organizador de análise do personagem para ajudar os estudantes a observarem mais profundamente o personagem.

Demonstre como o organizador pode ajudar no processo de criação da história. Os estudantes podem planejar suas histórias usando gráficos organizadores, listas, períodos de tempo, seqüências de esboços ou qualquer técnica que gere idéias e que seja boa para eles. Observe-os enquanto trabalham fazendo questões e fazendo registros sobre o progresso deles. Quando acabarem de esboçar suas idéias, entregue-lhes o formulário de comentários dos colegas e encaminhe cada estudante a pequenos grupos de revisão para ouvir os comentários. Assim, eles poderão polir suas histórias usando as sugestões de seus colegas.

Terminando
Conclua a unidade fazendo outra vez a Questão Essencial: Realmente  há histórias que terminam em "felizes para sempre"? Oriente para que eles a respondam em seus escritos. Lembre-lhes de citar vários exemplos e muita evidência quando responderem a questão. Depois reúna a turma e peça que compartilhem suas respostas.

Atividade Opcional
No final da quarta semana contate uma livraria local para autores autografarem livros e lerem seus trabalhos em voz alta. Pergunte se a livraria aceitaria criar uma noite especialmente para seus estudantes escritores. Ajude a livraria e peça a seus alunos que façam folhetos sobre eles mesmos e os contos de fadas que eles escreveram. Convide os pais e outros membros da comunidade ao evento.

Habilidades como Pré-requisito

  • Habilidades de processamento de texto
  • Proficiência em busca na Internet
  • Habilidades na administração de arquivos
  • Experiência básica em páginas

Estratégias Diferenciadas 

Recursos para os Estudantes

  • Faça mudanças ao expresso no IEP dos estudantes
  • Use cooperação de grupo
  • Forneça instruções escritas e orais de vários tipos
  • Permita tempo extra para terminar as tarefas
  • Trabalhe com a assistência dos pais ou de um professor
  • Forneça modelos criados pelo professor para orientar o trabalho
  • Forneça reforço positivo para cada meta alcançada

Estudantes Talentosos

  • Faça que o estudante crie uma linha de tempo entre as histórias de Cinderela ao redor do mundo
  • Faça que o estudante prediga como será a história no ano 2025 e escreva uma história da Cinderela no futuro para diferentes culturas
  • Anime o estudante a criar um mural com culturas múltiplas
  • Faça o estudante escrever um ensaio sobre porque nenhuma história da Cinderela é a versão "verdadeira"

Estudantes que não falam inglês como primeira língua

  • Compartilhe com a turma a história de Cinderela de sua cultura original
  • Use cooperação de grupo
  • Use ilustrações e material visual para desenvolver o vocabulário e compreensão
  • Aumente o apoio aos estudantes que possuem uma linguagem em comum e conseguem proficiência em inglês

Mais informações

Duma olhada

Níveis: 3o ao 5o  ano do Ensino Fundamental

 

Componentes Curriculares Envolvidos: Língua Portuguesa, Geografia

 

Tempo Necessário: 6 semanas, aulas de 50 minutos, diariamente