Ferramenta de Classificação Visual

Comparando e priorizando informações

Normalmente, fazer uma lista é bem simples e não é necessário pensar muito. Mas quando se trata de ordenar e priorizar itens nessa lista, é preciso utilizar as habilidades avançadas de análise e avaliação. A Ferramenta de Classificação Visual enfatiza o raciocínio por trás da elaboração de listas de classificação. Os alunos identificam e aprimoram critérios à medida que atribuem uma ordem ou classificação a uma lista. Precisam explicar seu raciocínio e podem comparar o seu trabalho entre si, em um diagrama visual. Essa ferramenta dá suporte às atividades em que os alunos devem organizar ideias, debater diferenças e chegar a um consenso.

A ferramenta e seus recursos estão gratuitamente disponíveis em qualquer computador conectado à internet. Os alunos podem trabalhar nas listas em casa ou na escola, e comparar suas ideias até mesmo com outros alunos em locais distantes. 

Ferramenta de Classificação Visual

Visão Geral e Benefícios ›
Saiba mais sobre os recursos da Classificação Visual. Leia o que pesquisas dizem sobre oportunidades de aprendizagem, na elaboração, organização e comparação de listas.

Ferramenta de Classificação Visual

Testando a Ferramenta ›
Veja como é fácil utilizar a ferramenta. Siga o tutorial que o ajuda a começar a utilizar a ferramenta na sala de aula.

Ferramenta de Classificação Visual

Exemplos de Projetos ›
Veja ideias de projetos de professores que têm utilizado a Classificação Visual na sala de aula. Aprenda como a ferramenta proporciona discussões animadas à medida que os alunos aplicam critérios para avaliar as listas. Dê uma olhada nas ideias de projetos breves ou planos detalhados de unidades didáticas.

Ferramenta de Classificação Visual

Estratégias de Ensino ›
Aprenda estratégias eficazes com professores que têm utilizado a ferramenta. Veja ideias sobre como planejar um projeto, utilizar a ferramenta em uma atividade e avaliar o que os alunos aprenderam.

 

Ferramenta de Classificação Visual

Uma Citação para Tomar Nota

"O exercício de colocar em ordem seus favoritos… classificando um acima do outro, e depois articulando por que você fez essas escolhas, exige profundidade e clareza de pensamento e comparação, o que proporciona reconhecimento e divertimento."

--Michael J. Gelb,
Como pensar como Leonardo da Vinci