• <Home

Ideias de Projetos


Ideias de Projetos

Estes exemplos de projetos, desenvolvidos por professores de várias séries e disciplinas, utilizam a Ferramenta de Classificação Visual para incentivar o pensamento crítico e motivar discussões na sala de aula.

A Função do Amigo: As ações são mais importantes do que as palavras?
2o ao 4o Ano do EF. Literatura
O professor lê em voz alta a história A Menina e O Porquinho . Em seguida, os alunos analisam o enredo e os personagens para conhecer as características principais da amizade. Com a Ferramenta de Classificação Visual, eles classificam quais dos amigos de Wilbur desempenham a função mais importante de mantê-lo vivo. Depois, os alunos refletem sobre os papéis que os amigos têm em suas vidas.

Migração Humana: Como a experiência humana tem se modificado através dos tempos?
3o ao 5o Ano do EF. Sociologia
Os alunos exploram as causas e princípios da migração de diferentes grupos na história brasileira e apresentam suas descobertas em uma linha do tempo. Os eventos migratórios em suas histórias pessoais e de família são compartilhados em uma linha do tempo paralela. A Ferramenta de Classificação Visual permite que os alunos comparem e discutam ideias para responder à pergunta: Por que as pessoas migram?

Classificar Animais: Todas as coisas têm seu lugar?
5o ao 8o Ano do EF. Biologia
Como introdução à classificação científica, nesta unidade os alunos elaboram o próprio sistema de classificação de animais. Em seguida, aprendem o sistema de classificação de Lineu. A Classificação Visual é utilizada no início da unidade para auxiliar os alunos a descobrir o que já sabem (e precisam saber) sobre sistemas de classificação. Depois, a ferramenta é utilizada para avaliar quanto os alunos entenderam e são capazes de aplicar o conceito de classificação científica.

Impacto das Invenções: Como as mudanças impactam nossas vidas?
5o ao 8o Ano do EF. Sociologia
No mundo tudo muda. Nesta unidade, os alunos compreendem como as invenções contribuíram para o mundo de hoje e continuam a influenciar o futuro. A Classificação Visual auxilia os alunos a avaliar o impacto de invenções importantes, a definir quais invenções pesquisar e a comparar suas classificações com as de outros alunos.

Escolhas de Carreiras: Como as pessoas fazem escolhas importantes em suas vidas?
7o Ano do EF a 3a Série do EM. Sociologia. Pesquisa sobre Carreiras
Esta unidade incentiva os alunos a refletir criticamente sobre escolhas de carreiras e satisfação profissional e a entender que, com o passar do tempo, os fatores relativos a diferentes profissões podem sofrer mudanças. Tornando-se o seu próprio orientador vocacional, os alunos utilizam a Classificação Visual para avaliar critérios que determinam escolhas de carreiras, para definir o foco da sua pesquisa e para desenvolver uma estrutura de investigação das carreiras de interesse.

Água do Rio da Cidade: Como afetamos o meio ambiente?
9o Ano do EF a 3a Série do EM. Estudo do Meio (Biologia)
Nesta unidade de Biologia, os alunos aprendem como as ações humanas afetam a qualidade dos rios nas proximidades. Eles realizam uma pesquisa aprofundada sobre fatores ambientais específicos e aprendem como medir indicadores de qualidade da água. Assumem papéis em uma audiência simulada no conselho municipal, que está avaliando propostas de projetos de desenvolvimento. Com a Ferramenta de Classificação Visual, os alunos comparam fatores relativos à qualidade da água e à indústria para elaborar uma apresentação à prefeitura.