• <Página inicial

A Escolha de uma Carreira

Resumo

Há um século, muitas das carreiras comuns hoje em dia eram inimagináveis. Esta unidade incentiva os alunos a pensar criticamente sobre a escolha de uma carreira e a satisfação no trabalho, e também a compreender que os fatores que afetam diferentes ocupações podem se alterar com o tempo. A Ferramenta de Classificação Visual auxilia os alunos a avaliar os critérios envolvidos na escolha de uma carreira, focar na sua pesquisa e desenvolver uma estrutura de investigação de carreiras de interesse.

Perguntas de Construção do Currículo

Descrição
Esta ideia de projeto utiliza a Ferramenta de Classificação Visual. Vá até o Site de Classificação Visual e familiarize-se com a ferramenta.

Forneça à turma um cenário que envolva tomar uma decisão ou fazer uma escolha para proporcionar aos alunos a chance de refletir sobre a Pergunta Essencial: Como as pessoas tomam decisões importantes em suas vidas? Dê tempo suficiente para que os alunos possam refletir sobre como eles tomariam uma decisão ou fariam uma escolha no cenário especificado (prós/contras, consulte um amigo ou pais ou pesquise). Produza um gráfico com os diferentes métodos utilizados. Instrua-os a compartilhar com um grupo um período de suas vidas em que eles tiveram que tomar uma decisão importante e como eles chegaram à decisão final. Incentive os alunos a refletir sobre a eficácia do seu processo de tomada de decisão. 

Para iniciar a pesquisa sobre a Pergunta da Unidade: Como escolher a carreira correta para mim?, peça para os alunos entrevistarem os seus pais (ou outros adultos de idade semelhante) e avós (ou outras pessoas idosas) sobre os tipos de carreira que eles tinham interesse quando jovens e quais critérios eles utilizaram para determinar se seguiram aquelas carreiras ou não. Discuta com os alunos as perguntas que eles poderiam fazer, tais como: Existem oportunidades hoje que você gostaria de ter aproveitado, mas não estavam disponíveis quando você era mais jovem? Através do processo de entrevista, os alunos devem descobrir como a tecnologia tem impactado no mercado de trabalho e responder à Pergunta da Unidade: Como os avanços tecnológicos têm alterado a minha perspectiva de trabalho?
Reserve tempo suficiente para os alunos compartilharem as suas reflexões e dados da entrevista.

Peça para os alunos utilizarem a informação que eles coletaram durante as entrevistas para gerar uma lista de 8 a 12 fatores que influenciam as decisões de carreira. Elabore uma discussão pedindo para os alunos considerarem:

  • Quais fatores foram importantes para os seus pais e avós?
  • Quais fatores serão importantes para você?
  • Como os avanços tecnológicos têm alterado a sua perspectiva de trabalho? 

Utilizando a Classificação Visual, peça para os alunos trabalharem em pequenos grupos para classificar os fatores que consideram importantes na escolha de uma carreira. Peça para eles usarem a caixa de comentário para cada item a fim de explicar o fundamento lógico de sua classificação. Como uma maneira de trazer outros pontos de vista, pais voluntários, o diretor e profissionais de negócios da comunidade podem ser convidados para entrar online e usar a Classificação Visual para classificar e comentar sobre os mesmos critérios.

Observe a Atividade de Classificação Visual
A área de trabalho da Classificação Visual abaixo representa a classificação de um grupo neste projeto. A visão que você tem é funcional. Você pode passar o mouse sobre o triângulo vermelho para ver os comentários de um grupo e clicar na função comparar para ver como os diferentes grupos classificaram os itens.  
 
Nome do Projeto:  Escolhas de Carreira (Clique aqui para montar este projeto na sua área de trabalho)
Pergunta:   Como escolho a carreira correta para mim? Classifique os fatores dos mais importante ao menos importantes na escolha de uma carreira.

Explore uma demonstração interativa.

A Escolha de uma Carreira

Em seguida, peça para os alunos conduzirem uma pesquisa a fim de procurar dados que corroborem com as suas classificações de fatores. Por exemplo, caso os alunos tenham listado “dinheiro” como o fator mais importante, talvez eles precisem procurar por pesquisas que demonstrem qual porcentagem da população classifica o salário como o fator mais importante na escolha de um emprego. Também peça para os alunos identificarem grupos de carreiras ou empregos específicos que unam critérios/fator. Oriente os alunos a revisitar e ajustar as suas classificações conforme ganham mais conhecimento.

Incentive os grupos a relatar aos outros grupos de alunos como decidiram as suas classificações e os pontos fortes e fracos dos seus dados. Lidere uma discussão em classe sobre como as listas são similares ou diferentes, assim como o processo que os alunos utilizaram na escolha e classificação dos seus critérios.

Designe aos alunos um projeto individual no qual eles utilizem as suas listas para determinar duas ou três carreiras que eles queiram investigar mais detalhadamente. Proponha a Pergunta de Conteúdo: Quais recursos estão disponíveis para me ajudar a tomar uma decisão informada sobre as minhas opções de carreira futura? Discuta com os alunos as ideias e ajude-os na sua pesquisa provendo informação sobre o programa de participação voluntária em simulação de carreiras, acesso a conselheiros de carreiras e inventários de pontos fortes/qualidades e interesses. A pesquisa de carreira identifica fatores que são importantes na preparação para trabalhos específicos (aulas de matemática/ciências, experiências de liderança, treinamentos ou experiências internacionais, habilidades de escrita e pensamento criativo). Peça para os alunos avaliarem como o seu nível de interesse em relação às carreiras escolhidas se alterou com base na sua pesquisa.

Como uma avaliação reflexiva, utilize a pergunta: Como os fatores que afetam a minha escolha de carreira podem mudar com o passar do tempo?  Encoraje os alunos a projetarem no futuro como as coisas podem se alterar e quais habilidades seriam necessárias transpor para o futuro. Peça para os alunos considerarem como eles planejam escolher as suas carreiras (programa de participação voluntária em simulação de carreiras, experiência, faculdade).

A Escolha de uma Carreira

Uma rápida olhada

Ano: 7o Ano do EF a 3a Série do EM

Matérias: Sociologia e Pesquisa de Carreira

Habilidade de Raciocínio Mais Elevado: Tomada de Decisões, Comparação e Contraste

Aprendizado Central: Pesquisa, Gerenciamento de Dados, Tecnologia e Sociedade

Tempo Necessário: 10 sessões em aula (cada uma de aproximadamente 1 hora de duração)