• <Home

Migração Humana

Resumo

Algumas condições da experiência humana persistem ao longo de tempo e através das culturas. Os alunos estudam eventos de migração na história Americana, tais como a partida dos peregrinos da Inglaterra, e também examinam eventos migratórios em sua história pessoal e familiar. A Ferramenta de Classificação Visual ajuda os alunos a comparar e discutir ideias para responder à pergunta: Por que as pessoas migram? 

Perguntas de Construção do Currículo

  • Pergunta Essencial
    Como a experiência humana tem mudado com o passar do tempo?
  • Pergunta da Unidade
    Por que as pessoas migram?
  • Perguntas de Amostra de Conteúdo
    O que é migração?
    Quais são as maiores migrações de população que ocorreram na história?

Descrição

Esta ideia de projeto faz uso da Ferramenta de Classificação Visual. Vá até o site da Classificação Visual e familiarize-se com a ferramenta.

Durante seu estudo de migração, você pode focar cenários diferentes, tais como o estabelecimento das colônias americanas ou o movimento para o oeste. Revise esse tema ao longo do ano, bem como os propósitos da migração.

Para começar, a classe discute a Pergunta Essencial: Como a experiência humana tem mudado com o passar do tempo?, destacando fatores que têm influenciado o movimento das pessoas ao longo do tempo.

Cada grupo fica encarregado de uma perspectiva e estuda um evento diferente de migração na história americana, por exemplo, a partida dos peregrinos da Inglaterra ou a imigração irlandesa durante a fome da batata. Os alunos criam uma linha do tempo do seu período de migração designado, anotando as razões para o movimento. A seguir, examinam eventos de migração em sua história pessoal e de sua família e criam uma linha de tempo paralela. Para alunos que não conhecem a história de suas famílias, dê-lhes a opção de escolher alguém que conhecem ou alguém famoso sobre quem possam fazer a linha do tempo. Os alunos compartilham suas linhas do tempo com o grupo.

Apresente à classe a Pergunta da Unidade: Por que as pessoas migram?  Enquanto refletem sobre suas experiências, os alunos compartilham diferentes razões para mudar-se, tais como família, aventura, saúde, liberdade, perseguição religiosa, racismo e oportunidade. Registre esses motivos no quadro numa lista para analisar comparações e diferenças entre os tempos presente e passado. Esta lista será utilizada para completar a atividade de Classificação Visual abaixo.

Utilize a Ferramenta de Classificação Visual

Os alunos utilizam a Ferramenta de Classificação Visual para discutir e classificar as razões mais importantes pelas quais as pessoas migraram durante o período de migração especificado para o grupo. Utilizando o recurso de Comentário, os alunos explicam seu raciocínio, referindo-se ao seu conhecimento anterior para apoiar suas escolhas. Enquanto os alunos estão envolvidos nesta atividade, anote exemplos de suas habilidades de discussão e tomada de decisões. Utilizando o recurso de Comparação, mostre aos alunos como comparar listas produzidas por diferentes grupos.

Faça perguntas para guiar os alunos em suas interpretações, tais como: Em que aspectos os grupos concordam? Em que pontos suas ideias foram mais divergentes? Os alunos também fazem perguntas uns aos outros. Por exemplo: Por que o grupo classificou este fator desta forma? Porque vocês acham que oportunidade está acima de dinheiro?

A utilização da Classificação Visual pode não levar a uma concordância do grupo, mas representa o pensamento dos alunos de forma visível e objetiva, servindo como base para uma discussão dinâmica.

Retorne à Pergunta Essencial: Como a experiência humana tem se modificado ao longo do tempo? Os alunos registram seus pensamentos e ideias utilizando exemplos de sua pesquisa sobre a história americana e sobre a história de sua própria família.

Utilize uma rubrica ou pontuação para avaliar as linhas de tempo nos seguintes critérios:

  • Precisão das datas
  • Precisão da informação
  • Validade e número de recursos
  • Organização
  • Explicações das migrações
  • Compreensão do conteúdo
  • Qualidade do trabalho

Utilize os exemplos colhidos para avaliar as discussões e tirar vantagens de ambos os recursos de comentário de professor/aluno e caixas de comentário individual na Ferramenta de Classificação Visual para avaliar o raciocínio do aluno.

Observe a Atividade de Classificação Visual

 A área de trabalho da Classificação Visual abaixo representa a classificação de uma equipe neste projeto. A visualização que você tem é funcional. Você pode passar o mouse sobre o triângulo vermelho para ver os comentários da equipe e clicar no recurso Comparar para ver como outras equipes classificaram os itens.

Nome do Projeto: Migração Humana (Clique aqui para definir este projeto para sua área de trabalho)
Pergunta: Por que as pessoas migram? Classifique as possíveis razões por nível de importância para os que migraram, de acordo com a perspectiva que lhe foi designada.

Migração Humana

Uma rápida olhada

Ano: 3o ao 5o Ano

Matéria: Sociologia

Habilidade de Raciocínio Mais Elevado: Tomada de decisões, Interpretação

Aprendizagem Central:
Migração, Mudança ao Longo do Tempo, Comparar e contrastar

Tempo Necessário: 40 minutos por dia durante 4 dias