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Impacto das Invenções

Resumo

Nesta unidade sobre Biologia, os alunos participam de uma série de atividades com o intuito de entender como as atividades humanas afetam a qualidade da água de rios locais. Eles conduzem uma pesquisa aprofundada sobre fatores ambientais específicos e aprendem a mensurar os indicadores de qualidade da água. A Ferramenta de Classificação Visual auxilia os alunos a comparar os fatores relacionados à qualidade da água e a restringir o foco de projetos de pesquisa.

Perguntas de Construção do Currículo

  • Pergunta Essencial
    Como nós afetamos o nosso meio ambiente?
  • Perguntas da Unidade
    Quais são os desafios para se proteger o ecossistema de um rio das atividades humanas?
    Como uma comunidade pode se desenvolver de maneira que utilize os seus recursos ambientais de forma inteligente?
  • Perguntas de Conteúdo
    Como você mede a qualidade da água?
    Como diferentes fontes de água (solo, poço, rio, torneira) interagem como um sistema?

Descrição
Faça a Pergunta Essencial: Como nós afetamos o nosso meio ambiente? Dê aos alunos dois minutos para escreverem algo resumidamente, listando todos os fatores que vierem à mente nesse período. Peça para eles avaliarem as suas listas e escolherem o fator que considerem ser a maior preocupação ambiental enfrentada pelo planeta Terra. Oriente os alunos a escrever o fator escolhido na lousa e escolha um local da sala de aula do qual todos os fatores possam ser vistos. Com a ajuda dos alunos, agrupe os fatores por semelhanças. Escolha alguns alunos para compartilhar com a classe o raciocínio utilizado; aproveite essa oportunidade para enfatizar o processo de compartilhamento de ideias e a influência da lógica e da informação de outras pessoas sobre você. Pergunte aos alunos: Vocês acham que têm informação suficiente para tomar uma decisão sobre o fator mais crítico enfrentado pelo nosso mundo atual?

Mostre um trecho curto do filme A Qualquer Preço (John Travolta, 1998): um caso real envolvendo a contaminação de um rio que pode ter resultado no diagnóstico de leucemia de oito crianças que residem no local. Deixe as imagens do filme passando no começo e pare somente quando o advogado está inspecionando o rio perto da fábrica. Faça a Pergunta da Unidade: Quais são os desafios para se proteger o ecossistema de um rio das atividades humanas? Deixe os alunos algum tempo em silêncio para refletir sobre esta questão. Eles irão respondê-la no final da próxima atividade. Antes disso, faça uma coletânea de artigos de jornais, revistas e da internet que abordem questões ambientais especificamente sobre rios. Faça cópias e distribua os artigos para discussão aos grupos de alunos. Peça para os alunos ressaltarem quais fatores nos artigos contribuem para a preocupação ambiental. Esclareça o significado de fator, causa, efeito e correlação. Peça para um aluno de cada grupo compartilhar com a classe um curto resumo do seu artigo. Enquanto os alunos estão trocando informações, anote os fatores que eles tenham identificado em seus artigos para que a lista seja visível para toda a turma. Discuta os fatores e depois agrupe os similares. Agora que os alunos já obtiveram alguma informação sobre o tópico, faça a Pergunta da Unidade novamente e peça para eles fazerem anotações: Quais são os desafios para se proteger o ecossistema de um rio das atividades humanas? Avalie as respostas dos alunos com base no poder de síntese da informação contida nos artigos na hora da elaboração da resposta.

Utilize a Ferramenta de Classificação Visual
Com base nos artigos de jornal e experiências anteriores, peça para os alunos escolherem dez indústrias que se beneficiem da localização próxima ou ao lado de um rio no desempenho dos seus negócios (tais como pesqueiros, usinas hidrelétricas, parques de diversão e recreação, fazendas, fábricas e usinas de tratamento de resíduos). Trabalhando em um pequeno grupo, os alunos utilizam a Classificação Visual para ordenar os fatores com relação ao desenvolvimento menos prejudicial ao rio e áreas próximas sendo ao mesmo tempo o mais benéfico para a comunidade — com base no seu conhecimento atual e avaliação inicial. Oriente os alunos a utilizarem o recurso de Comentários para cada item para poder explicar por que eles classificaram determinado item em uma determinada posição. Em uma atividade com o grupo todo, os grupos de alunos analisam os números em correlação, entre a lista do grupo e aquelas geradas por colegas de classe, e observam os diferentes raciocínios por meio dos comentários.

Observe a Atividade de Classificação Visual
A área de trabalho da Classificação Visual abaixo representa a classificação de um grupo no projeto. A visão que você tem é funcional. Você pode passar o mouse sobre o triângulo vermelho para ver os comentários do grupo e clicar no recurso Comparar para ver como os diferentes grupos classificaram os itens.

Nome do Projeto: Rio da Cidade (Clique aqui para montar este projeto na sua área de trabalho)
Pergunta: Quais indústrias você acredita que tenham o menor efeito negativo na saúde de um rio ao mesmo tempo em que propiciam os maiores benefícios para a comunidade?


Designe uma indústria para cada grupo e explique que eles devem investigar os fatores que têm um efeito positivo ou negativo em um rio em relação ao desenvolvimento industrial. Peça para os alunos usarem a internet para encontrar casos que abordem a qualidade da água de um rio. Os alunos devem mostrar como a indústria e o desenvolvimento têm impactado a qualidade da água do rio em questão e salientar os desafios de se proteger o ecossistema de um rio das atividades humanas. Inicie as atividades da aula que irão apresentar aos alunos os procedimentos e equipamentos usados para testar a qualidade da água e as propriedades do solo. Por meio de atividades em classe, pesquisa em laboratório, discussões, e/ou trabalho de campo experimental, os alunos devem no mínimo demonstrar uma compreensão de como as águas do solo, rios, poços, torneiras e da cidade interagem como um sistema. Dê aos alunos um tempo para compartilhar com o resto da sala as suas descobertas da pesquisa através de uma apresentação. Para um enriquecimento, peça para os alunos aprenderem a medir a qualidade da água e colocar em prática o seu conhecimento na realização de estudos de campo em vertentes de água locais.

Revise a Ferramenta de Classificação Visual
Após as apresentações, peça para os grupos reavaliarem as suas listas de Classificação Visual ordenadas com os fatores de desenvolvimento entrando com uma segunda ID do grupo. Utilizando as caixas de Comentários, instrua os alunos a explicarem como o seu raciocínio se alterou através da análise de erros, conceitos errôneos ou entendimento limitado encontrado na primeira classificação. Peça para os alunos compararem as suas novas listas com as listas anteriores por meio do recurso de Comparação da Ferramenta de Classificação Visual. Também peça para eles compararem com as novas listas dos outros grupos para analisarem outras perspectivas. Como um exercício de avaliação, peça para os grupos formarem pares com um grupo que eles tiveram uma baixa correlação. Explique que os dois grupos que estiverem juntos devem tentar atingir uma maior correlação através da discussão e apresentação de sua pesquisa, exposição de fundamentos lógicos e argumentos persuasivos.

Como uma atividade estendida, os grupos irão participar de uma simulação. Um grupo desempenha o papel de conselheiro administrativo e conduz uma sessão para avaliar os projetos de desenvolvimento propostos. Os outros grupos apresentam-se diante do conselheiro e expõem os pontos de vista de grupos de interesse especial, tais como investidores do projeto, pescadores recreativos ou proprietários de hidrelétricas. O grupo que representa o conselheiro administrativo avalia cada proposta de acordo com qual projeto tem o menor efeito negativo no rio e proporciona os maiores benefícios para a comunidade.

Os alunos também podem responder à pergunta: Como uma comunidade pode se desenvolver de maneira que utilize os seus recursos ambientais de forma inteligente?, explorando uma perspectiva mais global. Peça para eles avaliarem como o Decreto Federal de 1972 para o Controle da Poluição das Águas (Decreto da Água Limpa), a criação do Superfundo (criado pelo EPA para despoluir os lugares em piores condições) e o Fórum Mundial sobre a Água têm melhorado a qualidade das águas do mundo. Direcione os alunos aos seguintes sites da Web para mais informações sobre soluções globais que afetam as menores comunidades. Esta informação pode ser incorporada nos seus projetos de desenvolvimento a serem propostos: 
World Bank*
Environmental Literacy Council* (Conselho de Instrução Ambiental)
World Water Assessment Program* (Programa de Avaliação das Águas Mundiais)

Como uma avaliação final no diário, faça a Pergunta Essencial novamente: Como nós afetamos o nosso meio ambiente? Como o seu pensamento se alterou desde as anotações iniciais?

Impacto das Invenções

Uma rápida olhada

Ano: 9o do EF a 3a Série do EM

Matérias: Ciência Ambiental

Habilidades de Raciocínio Mais Elevado: Solução de Problemas, Avaliação, Causa e Efeito, Tomada de Decisões

Aprendizagem Central: Qualidade da Água, Interação de Sistemas, Justiça Social

Tempo Necessário: 2 semanas (o tempo deve ser estendido se o trabalho de campo for incluído)