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A Qualidade da Água do Rio Local

Resumo


Nesta unidade os alunos consideram como e quais invenções melhoraram as vidas das pessoas. Os alunos desenvolvem critérios para qualificar suas escolhas. A Ferramenta de Classificação Visual os ajuda a avaliar o impacto das invenções e comparar suas listas com as de seus colegas. Depois de analisar as invenções através da história, os alunos podem desenvolver suas próprias invenções utilizando as diversas ferramentas de um inventor.

 

Perguntas de Construção do Currículo

  • Pergunta Essencial
    Como as mudanças impactam nossas vidas?
  • Perguntas da Unidade
    Quais são as invenções mais importantes?
    Como as invenções têm melhorado as vidas das pessoas?
  • Pergunta de Amostra de Conteúdo
    Como uma invenção específica foi desenvolvida?
    Qual é o processo para a invenção de alguma coisa?

 

Descrição

Esta ideia de projeto faz uso da Ferramenta de Classificação Visual. Vá até o site da Ferramenta de Classificação Visual e familiarize-se com ela.

Obs.: Esta ideia de projeto pode ser simplificada e integrada a uma unidade de estudo específica. Por exemplo, alunos que estão aprendendo sobre o Antigo Egito poderiam determinar quais invenções egípcias tiveram maior impacto historicamente.

Proponha a Pergunta Essencial: Como as mudanças impactam nossas vidas? Discuta as interpretações dos alunos para esta questão. Peça-lhes para compartilhar exemplos do impacto das mudanças em suas vidas ou na sociedade. Em seguida, apresente a Pergunta da Unidade: Quais são as invenções mais importantes? Crie uma lista de invenções importantes com as contribuições do grupo todo. Forneça direcionamento quanto às invenções, tais como: as que aconteceram entre o ano 0 e o presente; aquelas que representam um aparato físico (não conceitual); não podem ser partes de um todo (por exemplo, motores, microchips). Revise a lista e pergunte aos alunos como esta seleção foi feita.

Com o grupo todo, defina os critérios para uma grande invenção. Esses critérios podem incluir, por exemplo: mudou a estilo de vida; seria difícil viver sem ela; afetou o maior número de pessoas em todo o mundo. Outra sugestão é pedir aos alunos que analisem o impacto de uma invenção a partir de perspectivas diferentes, por exemplo, o impacto de uma invenção sobre a saúde, a economia, o meio ambiente e assim por diante. Utilizando os critérios já estabelecidos, reduza a lista para apenas dez invenções e, aleatoriamente, inclua cada uma na Ferramenta de Classificação Visual. Reúna os alunos em pequenos grupos para análise da lista.

 

Utilize a Ferramenta de Classificação Visual

Peça aos grupos que façam uma classificação inicial da lista na Ferramenta de Classificação Visual.  Eles não precisam incluir comentários desta vez. Em seguida, os grupos pesquisam as invenções relacionadas a fim de entender melhor o contexto de cada uma delas e seu eventual impacto, enfocando a Pergunta da Unidade: Como as invenções melhoram as vidas das pessoas? Proponha questões para a pesquisa, tais como:

  • Quem foi o inventor?  
  • Qual era a necessidade que aquela invenção visava atender? 
  • Quais foram os estágios de desenvolvimento? Que tipos de mudança sofreu ao longo do tempo?
  • Como afetou o comportamento ou modo de vida das pessoas?
  • Qual foi o seu impacto econômico? 
  • Como esta invenção gerou outras?

Os alunos também podem pesquisar outras pessoas (pais, colegas ou membros da comunidade) pedindo-lhes que classifiquem os itens da lista na Ferramenta de Classificação Visual. Isso os ajudará a compreender melhor as diferentes perspectivas do impacto das invenções nas vidas das pessoas.

Instrua-os a revisar e discutir os dados coletados na pesquisa, reconsiderar os critérios originais e repensar sua ordem classificatória na Ferramenta de Classificação Visual . Eles podem modificar a ordem dos itens na lista. Oriente cada grupo a fornecer uma linha de raciocínio para cada uma de suas escolhas, utilizando o recurso de Comentário na Ferramenta de Classificação Visual. Eles deverão explicar por que ordenaram os itens de determinada forma, tendo em mente os critérios estabelecidos pelo grupo.

Quando todos os grupos tiverem concluído suas classificações com os devidos comentários, eles poderão comparar suas listas e comentários com os de seus colegas. Avalie os alunos de acordo com a aproximação entre justificativas e critérios, o que pode ser feito através da análise dos comentários ou de uma dissertação.  

Quando os alunos tiverem apreciado todas as listas, conduza outra discussão sobre mudanças, revendo a Pergunta Essencial: Como as mudanças impactam nossas vidas?  Discuta como a inovação gera mudança e a mudança gera inovação. Pergunte-lhes como eles acreditam que o mundo haverá mudado em cinquenta anos. Com base nas mudanças previstas, que novas coisas as pessoas precisarão fazer? Que tipos de invenção eles precisarão para realizar tais tarefas?
 
Como opção de extensão do assunto, peça os alunos que desenvolvam uma nova invenção para o futuro. Isso pode ser feito utilizando o processo de criação: encontre um problema, pense numa solução e crie algo que jamais existiu. Finalmente, os alunos criam e compartilham modelos de suas invenções. Outra opção seria um membro da audiência utilizar a Ferramenta de Classificação Visual para determinar qual dentre as invenções dos alunos teria o maior impacto nas vidas das pessoas. Anotações, desenhos, modelos e apresentações podem ser avaliados com uma rubrica ou pontuação.

 

Examine a Atividade para a Ferramenta de Classificação

A área de trabalho da Classificação Visual abaixo representa a classificação de uma equipe neste projeto. A visualização que você tem é funcional. Você pode passar o mouse sobre o triângulo vermelho para ver os comentários da equipe e clicar no recurso Comparar para ver como outras equipes classificaram os itens.

Nome do Projeto:  Impacto das Invenções (Clique aqui para definir este projeto em sua área de trabalho)
Questão:  Quais invenções exerceram maior impacto sobre as vidas das pessoas? Classifique as invenções do maior para o menor impacto.
Explore uma demonstração interativa.

A Qualidade da Água do Rio Local
Uma rápida olhada

Ano: 5o ao 8o Ano do EF

Matéria: Sociologia

Habilidade de Raciocínio Mais Elevado: Tomar decisões, Criatividade

Aprendizagem Central: História das Invenções, Pesquisa, Processo de Criação

Tempo Necessário: Duas semanas