• <Página inicial

O Papel dos Amigos

Resumo

Os amigos desempenham muitos papéis importantes em nossas vidas. As características que nós valorizamos em um amigo variam de pessoa para pessoa. Este projeto traz a clássica história A Menina e o Porquinho para incentivar os alunos a pensar criticamente sobre o que significa ser um grande amigo. A Ferramenta de Classificação Visual oferece aos alunos uma maneira simples de tomar decisões sobre qualidades essenciais no campo da amizade, ao mesmo tempo em que proporciona atividades de ensino que geram a compreensão.

 

Perguntas de Construção do Currículo

  • Pergunta Essencial
    As ações são mais importantes do que as palavras?
  • Perguntas da Unidade
    Que traços de amizade são muito importantes para você?
    Quais personagens desempenham um papel fundamental para a sobrevivência de Wilbur?
  • Pergunta de Amostra de Conteúdo
    Quais são as características de personagens?

 

Descrição

Esta ideia de projeto faz uso da Ferramenta de Classificação Visual. Vá até o Site de Classificação Visual e familiarize-se com a ferramenta.

A aula pode ser modificada para não leitores e alunos que estão sendo alfabetizados.

Faça a Pergunta Essencial para a turma: As ações são mais importantes do que as palavras? Proponha uma discussão sobre o que significa essa questão, ofereça exemplos e reserve tempo suficiente para os alunos contarem suas experiências. Faça um quadro com as respostas dos alunos na lousa. Continue a discussão direcionando-a para as características de personalidade que tornam alguém um amigo. Peça para os alunos criarem uma história em quadrinhos e narrar uma pequena história sobre amizade.   

Leia em voz alta a história A Menina e o Porquinho. Aos poucos, discuta os traços de cada personagem. Peça para os alunos considerarem o seguinte: Que traços fazem cada personagem um bom amigo de Wilbur? Com a sala, produza uma tabela com divisões das características de amizade. Os alunos criam as seus próprias tabelas com divisões em um caderno de leitura. Use esses cadernos para avaliar o aprendizado dos alunos e o ensino durante toda a aula.

Quando terminar a leitura do livro, conduza uma discussão para gerar uma lista com os principais personagens que desempenharam um papel na sobrevivência de Wilbur. Com o intuito de ajudar os alunos a elaborar uma lista dos personagens, escreva os nomes dos personagens em tiras de papel e coloque-os em um quadro de feltro com bolsos divisórios. (Modificação: Para ajudar os não leitores e os alunos visuais, adicione um desenho de cada personagem ao lado do nome). Esta seria uma boa hora para discutir a Pergunta Essencial: As ações são mais importantes do que as palavras? Peça para os alunos darem exemplos do que os personagens da história A Menina e o Porquinho fazem e falam ao longo do livro, e como isso afeta Wilbur.

Em grupos, os alunos discutem: Quem desempenhou o papel mais importante na sobrevivência de Wilbur? Quem desempenhou o segundo papel mais importante? (e assim por diante). Peça aos alunos que utilizem a tabela com características de amizade para explicar as suas decisões. Use o quadro de feltro com divisórias para mover os nomes dos personagens para cima e para baixo, a fim de refletir as preferências dos alunos. Isso auxilia alunos mais novos a entender o conceito de ordenação de uma lista. Em seus cadernos de leitura, os alunos escrevem o personagem que eles julgam ser o mais importante na sobrevivência de Wilbur e por quê.

 

Utilize a Ferramenta de Classificação Visual

Após esta atividade inicial, os alunos usam a Ferramenta de Classificação Visual. O quadro com divisórias pode ser fixado como uma referência visual. Por meio da ferramenta, cada aluno usa a competência de tomada de decisões na ordenação da lista de personagens para responder à Pergunta da Unidade: Quais personagens desempenham o papel mais importante na sobrevivência de Wilbur? Usando o recurso de Comentários, os alunos destacam um traço principal da personalidade do personagem e usam exemplos do livro concretos para justificar a sua classificação. Os alunos imprimem as suas listas.

Trabalhando em duplas, os alunos comparam as suas listas e discutem as razões por trás das suas decisões. Isso ajuda na construção da habilidade de compreensão, estimulando-os a relembrar e discutir o enredo. Os alunos também aplicam o pensamento crítico quando consideram como as características dos personagens moldam as ações da história. A comparação pode ser expandida se você der mais tempo para que os alunos possam comparar as suas listas com os demais colegas.

Utilize uma rubrica ou pontuação para avaliar o entendimento dos alunos sobre:

  • Identificar os personagens com suas características
  • Justificar opiniões com exemplos concretos do livro        
  • Demonstrar sólida competência para tomar decisões
  • Usar ideias próprias

Finalmente, para relacionar a atividade de aprendizagem com a vida real dos alunos, eles fazem um registro no caderno respondendo à Pergunta da Unidade: Que traços de amizade são muito importantes para você? Os alunos escolhem quatro traços e listam as razões por que eles são muito importantes.  

Leia de novo a Pergunta Essencial: As ações são mais importantes do que as palavras? Os alunos anotam pensamentos e ideias em seus cadernos de leitura usando exemplos da história e de suas vidas pessoais.   

 

Observe a Atividade de Classificação Visual

A área de trabalho da Classificação Visual abaixo representa a classificação de uma equipe neste projeto. A visualização que você tem é funcional. Você pode passar o mouse sobre o triângulo vermelho para ver os comentários da equipe e clicar no recurso Comparar para ver como outras equipes classificaram os itens.

Nome do Projeto:   O Papel dos Amigos (Clique aqui para montar este projeto na sua área de trabalho)
Pergunta:  Quais personagens desempenham o papel mais importante na sobrevivência de Wilbur? Classifique-os do mais importante ao menos importante.

O Papel dos Amigos
Uma rápida olhada

Ano: 2o ao 4o ano

Matéria: Literatura

Habilidade de Raciocínio Mais Elevado: Pensamento Crítico, Tomada de Decisões

Aprendizagem Central: Compreensão de Texto, Escrita 

Tempo Necessário: Aproximadamente 30 minutos por dia durante 5 dias