• <Página inicial

Visão Geral e Benefícios

Visão Geral e Benefícios

O que está na Lista?

A maioria dos alunos certamente entende como fazer listas. Costumam fazê-las para tudo, desde classificar suas músicas preferidas até planejar quais faculdades pretendem cursar. Quando uma aluna classifica uma faculdade como melhor que outra, por exemplo, ela o faz criando um conjunto de critérios pessoais, reduzindo a lista de todas as instituições até chegar a algumas que atendam aos seus critérios. Em seguida, ela organiza a lista final, avaliando como uma faculdade se classifica em relação às outras em sua lista.

Que tipos de itens fazem parte de uma lista? Podem ser objetivos como os passos da divisão de células ou abstratos como as qualidades de líderes eficazes. O professor pode incluir a elaboração de listas em várias disciplinas e com alunos de todas as idades. Em uma aula de estudos sociais, os alunos podem analisar a importância dos fatores da migração humana. Para um projeto de produção escrita, os alunos podem classificar os elementos de uma boa história de suspense. Em uma classe do ensino fundamental, os alunos podem listar e classificar suas comidas preferidas para iniciar uma unidade sobre nutrição.

A Ferramenta de Classificação Visual facilita o processo de classificar itens e comparar listas. Com um simples clique e arraste do mouse, os alunos movem os itens para qualquer posição na lista. Trabalhando em equipes, colaboram e negociam com seu raciocínio. O botão Comentar da ferramenta lhes oferece um espaço para registrar suas ideias. Após concluírem as listas, as equipes comparam seus resultados com as versões dos colegas e discutem diferenças e semelhanças. A Classificação Visual mostra como as listas se correspondem e a correlação entre as duas classificações.

Visão Geral e Benefícios

Iniciando

Comece testando a ferramenta. A seção Testando a Ferramenta possui um espaço de demonstração para você praticar, classificando uma lista de amostra e, em seguida, comparando-a com outras listas. Também possui um tutorial que o orienta sobre vários dispositivos da ferramenta.

Assim que se familiarizar com a ferramenta, dê uma olhada nas seções Exemplos de Projetos e Estratégias Instrucionais para obter ideias sobre aulas e sugestões de outros professores.

Quando estiver pronto para iniciar um projeto, cadastre-se na Área de Trabalho do Professor. Na página de preparação de projetos, na Área de Trabalho do Professor, você deve digitar uma lista, descrever o projeto e definir as equipes de alunos. As ferramentas do raciocínio agora possuem um dispositivo de economia de tempo para auxiliá-lo a preparar um projeto, automatizando alguns passos da elaboração e duplicando o projeto a partir de um exemplo existente.

Visão Geral e Benefícios

Os alunos utilizam habilidades avançadas de raciocínio ao criar e comparar listas ordenadas.
Saiba mais ›