Alunos engajando com dispositivos durante o aprendizado em sala de aula

O Futuro da Educação

O papel da tecnologia na educação está mudando para melhor, particularmente em um mundo pós-pandemia.

Conclusões sobre o futuro da educação

  • A tecnologia é um acelerador, e possibilita um sistema de aprendizado resiliente e à prova do futuro.

  • Uma abordagem educacional centrada na tecnologia apoia o desenvolvimento das habilidades necessárias para as carreiras do futuro e possibilita um ambiente de aprendizado adaptável que garante a continuidade da educação diante de qualquer interrupção futura.

  • Existem várias estratégias de ensino e tecnologias educacionais que podem ser usadas em uma sala de aula SMART baseada em tecnologia, como aprendizado ativo, sala de aula invertida e quadros brancos interativos.

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O Futuro da Educação Está Aqui

O papel da tecnologia na educação mudou. A tecnologia não preenche mais uma função adicional. Em vez disso, é um componente integral. Os eventos dos últimos anos aceleraram o uso e a integração da tecnologia em todos os aspectos da educação, desde como currículo é ensinado aos modos pelos quais os alunos aprendem e se conectam.

Além disso, os avanços em tecnologia mudaram drasticamente o ambiente de trabalho moderno e o cenário do trabalho. Agora, em meio à Quarta Revolução Industrial — que converge sistemas digitais e físicos enquanto aumenta a interação homem-máquina — praticamente todas as carreiras serão impactadas pela tecnologia e exigirão novos conjuntos de habilidades. Os alunos precisarão desenvolver as mentalidades e as habilidades necessárias para ter sucesso em suas carreiras futuras e se tornar a próxima geração de inovadores.

Conforme decisores de política educacional, decisores técnicos e educadores buscam tornar as escolas à prova do futuro, a tecnologia deve estar no centro de todas as discussões.

Desafios e Oportunidades

A pandemia deu foco à necessidade de um sistema educacional mais resiliente e adaptável que possa responder a qualquer mudança ou interrupção — seja um evento relacionado à saúde, um desastre natural ou outra barreira que impeça os alunos de ocupar fisicamente o campus de sua escola — garantindo a continuidade no aprendizado.

Ela aumentou a consciência sobre as lacunas no acesso equitativo e na ampliação da divisão digital,1 os impactos da perda da interação social no bem-estar emocional de cada pessoa,2,3 e os desafios de apoiar um modelo de aprendizado totalmente remoto e, subsequentemente, híbrido.

No entanto, ela também forneceu exemplos de caminhos possíveis para o futuro. Os educadores adotaram novas abordagens de ensino e adaptaram currículos. Os distritos escolares encontraram maneiras de levar dispositivos para os alunos, aproveitando a infraestrutura existente no máximo de sua capacidade, e atender às necessidades dos alunos de qualquer forma possível.

Aquelas que foram mais bem sucedidas vieram de distritos que já haviam começado a planejar um futuro centrado na tecnologia, investindo no desenvolvimento profissional sobre como integrar e tecnologia de forma eficaz e em dispositivos e tecnologia educacional para escolas e salas de aula.4

Estratégias de Ensino para um Ambiente de Aprendizado Híbrido

Existem várias estratégias e programas de ensino que tornam possíveis o ensino e o aprendizado com tecnologia. Cada um, incluindo aqueles listados aqui e outros, aumentam o engajamento do aluno e desenvolvem as habilidades e as mentalidades necessárias para as carreiras da Quarta Revolução Industrial.

Aprendizado Ativo

O aprendizado ativo é uma metodologia de ensino que incentiva os alunos a participar diretamente e aprender “fazendo”, em vez de um formato de palestra tradicional. Os alunos interagem com aulas colaborativas e práticas que os ajudam a permanecer engajados, mesmo quando aprendem remotamente. No aprendizado ativo, a maioria das lições são projetadas para usar tecnologia de alguma forma, o que também torna possível o aprendizado remoto. Programas Intel® como o Intel® AI for Youth e Intel® Future Skills usam o aprendizado ativo para ajudar alunos a construir confiança em suas habilidades de IA, experimentar treinamento de empregabilidade e aprender com experiências práticas inovadoras.

Os Esports, uma atividade extracurricular cada vez mais popular, é um exemplo de um dos muitos jogos de aprendizado ativo que podem ensinar aos alunos habilidades socioemocionais, como liderança, trabalho em equipe, pensamento estratégico e resiliência — tudo isso enquanto desenvolvem habilidades técnicas e computacionais. Tal como acontece com outras atividades extracurriculares, os professores geralmente veem uma melhoria nas notas, na frequência, na aspiração ao ensino superior e na autoestima dos alunos. Os Esports também foram capazes de estabelecer uma jogabilidade mais igualitária com seus participantes, permitindo que equipes com alunos de diferentes gêneros, idades e capacidades físicas.

A Sala de Aula Invertida

A sala de aula invertida é uma abordagem pedagógica que visa ter os alunos concluindo o trabalho de sala de aula em casa e participar de atividades práticas na sala de aula. Isso não só aumenta o engajamento do aluno, como também motiva os alunos a alcançar níveis mais altos de função cognitiva. A sala de aula invertida não só possibilita um ambiente de aprendizado ativo, como também promove o aprendizado liderado pelo aluno e prepara os alunos para o futuro, fazendo-os aprender através e sobre a tecnologia. Antes de inverter uma sala de aula inteira, os educadores podem começar por inverter uma lição, implementar um único dia da semana (“sextas-feiras invertidas”) ou começar por inverter uma unidade. Independentemente da abordagem que os professores escolherem, um currículo de sala de aula invertida é desenvolvido para incluir lições dentro ou fora da sala de aula.

Competências Intel® para Inovação

A Iniciativa Intel® Skills for Innovation (Intel® SFI) foi desenvolvida para ajudar educadores e tomadores de decisões a integrar a tecnologia de forma mais fácil e eficaz em seus currículos e ambientes de aprendizado, de modo a facilitar o desenvolvimento de habilidades futuras.

Projetado para preparar os alunos para a força de trabalho da Quarta Revolução Industrial, com a Intel® SFI os educadores podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades e mentalidades especializadas que lhes dão uma melhor compreensão da tecnologia e a capacidade de aplicar seus novos conhecimentos e habilidades interpessoais no mundo ao seu redor.

O Framework da Intel® SFI orienta educadores, administradores e outros tomadores de decisão à medida que criam experiências de aprendizado inovadoras e participativas para os alunos. Ele visa inspirar os professores a entender como a tecnologia molda e transforma a sala de aula em um ambiente de aprendizado apoiado pela tecnologia. O Intel® SFI Starter Pack inclui um guia para educadores, um pacote para ensino e uma biblioteca de mais de 70 atividades baseadas em projetos permeadas por tecnologia, cobrindo 140 horas de tempo em sala de aula.

Tecnologia para um Ambiente de Aprendizado Híbrido

Ter tecnologias posicionadas para apoiar o ensino e o aprendizado no novo ambiente de aprendizado híbrido de hoje é fundamental para criar um sistema de aprendizado adaptável e à prova do futuro.

Sendo bem implementada, a tecnologia pode dar aos educadores a tranquilidade de saber que sempre que ocorrer uma interrupção ou mudança nas circunstâncias, alunos e professores podem alternar para o modo de aprendizado que melhor se adapte à situação e à necessidade de aprendizado.

Tecnologias para Escolas

Tecnologias de sala de aula colaborativas, como quadros brancos interativos ou a solução Intel Unite®, facilitam a interação professor-aluno e aluno-aluno, independentemente da localização física de cada indivíduo, e promovem o engajamento.

Com monitores de tela plana interativa (IFPDs), um nome alternativo para um quadro branco interativo, os professores podem criar aulas atraentes para alunos que estudam em casa e em sala de aula ao mesmo tempo. Se os alunos estiverem equipados com seus próprios dispositivos, as IFPDs podem permitir que colaborem em trabalhos de casa, projetos e outras atividades de sala de aula. Os professores também podem registrar sessões para uso posterior, ajudando os alunos a revisar lições para estudos adicionais.

E com soluções como a Intel Unite®, uma ferramenta de colaboração sem fio simplificada, professores e alunos podem transmitir e compartilhar conteúdo, trabalho e ideias de onde quer que estejam, em sala de aula ou em outros lugares.

Tecnologia para Alunos e Professores

Para que alunos e professores tenham sucesso, eles precisam de dispositivos que possam atender às suas necessidades de uso e desempenho. Ao considerar dispositivos para alunos em um ambiente de aprendizado híbrido mais resiliente, ter um dispositivo portátil que possam levar para casa e que atenda às suas necessidades acadêmicas é importante. Seja um desktop, notebook, 2 em 1, destacável ou Chromebook, os Dispositivos de alunos devem ser selecionados para fornecer o desempenho e os recursos necessários para as atividades educacionais para sua faixa etária e escolar.

Os educadores também devem estar equipados com dispositivos que atendam às suas necessidades de ensino. Dispositivos estáveis, seguros e com bom desempenho, como aqueles que usam a plataforma Intel vPro®, oferecem aos professores mais tempo com os alunos reduzindo interrupções e atrasos.

Para a equipe de TI, garantir que alunos e professores tenham dispositivos confiáveis que atendam às suas necessidades atuais e futuras também agrega valor. Por exemplo, dispositivos com Intel vPro® Enterprise incluem ferramentas para gerenciamento remoto, reduzindo o tempo gasto em manutenção de rotina e solução de problemas. Além disso, dispositivos com processadores Intel® oferecem uma camada adicional de recursos de segurança baseados em hardware que ajudam a proteger os usuários de dispositivos contra ameaças de segurança modernas em evolução.

Conectividade e Acesso

A conectividade é fundamental para o sucesso do aluno, especialmente para o aprendizado híbrido e remoto. Se um aluno não conseguir se conectar à internet, estará em uma grave desvantagem; mesmo se seu dispositivo tiver ótimo desempenho, portabilidade e resiliência, ele será irrelevante se não puder se conectar remotamente à aula. Para algumas famílias, o acesso à internet pode ser uma opção cara, ou mesmo não ser uma opção.

Almejando um acesso igualitário à educação, as escolas estão buscando fornecer PCs com LTE ou hotspots integrados para alunos mais afetados pela conectividade limitada.

Em prol do acesso igualitário, a Intel continua a investir no sucesso da educação através de iniciativas como a iniciativa Creating Learning Connections, focada em fornecer a alunos e educadores carentes o acesso a ferramentas e recursos críticos, e através do trabalho voltado para o futuro com educadores e administradores em todo o mundo para criar soluções e iniciativas inovadoras para tornar o ensino e o aprendizado de alta qualidade mais fáceis e acessíveis para professores e alunos em todas as comunidades.

A Tecnologia é Fundamental para o Futuro da Educação

Embora o papel da tecnologia na educação continue a evoluir, ela é agora um elemento crítico para estabelecer um sistema educacional mais ágil e pronto para o futuro, e para ajudar os alunos a desenvolver as habilidades que precisam para ter sucesso em suas futuras carreiras.

O planejamento proativo de uma abordagem tecnológica mais integrada para a educação ajudará a preparar escolas, professores e alunos para o que quer que o futuro possa trazer.