• <Página inicial

Perguntas frequentes sobre Drivers de gráficos embarcados Intel®

BIOS / firmware

1.  O que é UEFI?

 

UEFI é a abreviação de Unified Extensible Firmware Interface. A UEFI substitui o BIOS do sistema legado e é flexível, rápida e eficiente, além de não impor quaisquer restrições ao tamanho dos drivers. A arquitetura do Firmware de Pré-inicialização da UEFI pode ser de 32 bits / 64 bits / IA64. Não existe compatibilidade binária. O CSM (Compatibility Support Module) é utilizado para inicializar os sistemas operacionais herdados e operar com as Option ROMs do legado.

Os Drivers de gráficos embarcados Intel® são compatíveis com o driver EFI, incorporado ao Firmware de Pré-inicialização do sistema UEFI. O driver EFI tem suporte para o recurso de inicialização rápida.

 

2.  O que significa “EPOG” e como é utilizado?

 

EPOG é a abreviação do recurso Embedded Pre-OS Graphics. EPOG recebeu seu primeiro suporte na versão Gold dos Drivers de gráficos embarcados Intel® 10.2. Este driver é um módulo dentro do Kit de Desenvolvimento do carregador de inicialização Intel® (Intel® BLDK).

 

EPOG é configurado através do CED. O CED fornece um arquivo chamado libepog.a, que deve ser integrado ao firmware. O recurso EPOG permite uma rápida exibição da tela inicial escolhida pelo usuário (formato .bmp de 8 ou 24 bits por pixel, de tamanho inferior a 50 K). Geralmente, as telas iniciais são utilizadas para exibir logotipos corporativos. No atual driver EPOG, só existe suporte para uma tela inicial estática. Os fornecedores do setor também podem fornecer um vídeo inicial, mas isso não está sendo implementado atualmente pela Intel.

 

A partir do momento em que o controle é transferido para o driver EPOG pelo ambiente do Intel® BLDK, geralmente o driver EPOG não demora mais do que 500 ms para exibir a tela inicial.

 

3.  O BIOS de Vídeo (vBIOS) significa o mesmo que o driver GOP (Graphics Output Protocol)?

 

Não. O driver GOP substitui o BIOS de vídeo herdado e permite o uso do Firmware de Pré-inicialização da UEFI sem o Compatibility Support Module (CSM). O driver GOP pode ser de 32 bit /64 bits/ IA64, sem compatibilidade binária. A arquitetura do Firmware de Pré-inicialização do UEFI (32/64 bits) deve combinar com a arquitetura do driver GOP (32/64 bits). O driver GOP dos Drivers de gráficos embarcados Intel® pode ser do tipo Fast Boot (otimizado por velocidade e específico da plataforma) ou genérico (independe da plataforma, para plataformas seletivas).

 

A seguir, uma comparação resumida entre o GOP e o BIOS de vídeo:

 

  • GOP: Sem limite de 64 KB. Modo protegido de 32 bits. Não há necessidade de CSM. Velocidade otimizada (Inicialização Rápida). A arquitetura do firmware de Pré-inicialização UEFI (32/64 bits) deve combinar com o driver GOP.
  • BIOS de vídeo: Limite de 64 KB. Execução de 16 bits. O CSM é necessário com o firmware do sistema UEFI. Desempenho inferior ao CSM GOP. O vBIOS funciona com as arquiteturas de 32 e 64 -bits.

 

4.  O VBIOS e o driver GOP podem coexistir em uma plataforma?

 

Não. Isso não é recomendável, uma vez que o firmware de pré-inicialização da UEFI escolherá o componente do firmware GFX para o Console_out durante o tempo de execução, com base em um algoritmo (atualmente, o número da versão). O componente do firmware GFX que tiver o número de versão mais alto será escolhido e esse algoritmo estará sujeito a mudanças. Essa mesma resposta se aplica a várias instâncias do driver GOP.

 

5.  De que modo a Option ROM do VBIOS é vinculada ao Adaptador de Vídeo no firmware de pré-inicialização EFI?

 

A Option ROM do VBIOS está associada ao ID de dispositivos do fornecedor PCI do dispositivo VGA (geralmente, o Barramento 0, Dispositivo 2, Função 0) e essas informações são embarcadas ao firmware de pré-inicialização da EFI durante a compilação ou incorporadas à imagem no host por meio do utilitário Merge.

 

6.  Qual VBIOS é ativado quando existe no sistema uma board gráfica externa, como a Matrox, e gráficos internos, como o LVDS?

 

A resposta depende da configuração do firmware de pré-inicialização da EFI, se disponível. Se a opção "PCI as primary" estiver disponível e habilitada, então a Option ROM do vBIOS na board Matrox estará ativada. Se a opção "PCI as primary" não estiver habilitada, o vBIOS dos Drivers de gráficos embarcados Intel® estará ativado. Convém observar que só pode existir uma única instância do vBIOS na plataforma.

 

7.  Quais são os cenários de uso do VBIOS sob o Windows XP*?

 

O Windows XP* usa o vBIOS através da int 10h para exibir a tela inicial e todas as mensagens, até que o driver de gráficos esteja carregado. Observe que, durante o processo de inicialização do SO, o SO grava diretamente no buffer de quadros, ignorando o vBIOS para fins de exibição. Após o carregamento do driver de gráficos, o SO transfere o controle para o vBIOS durante o modo DOS de tela inteira e durante a “tela azul” para exibir a informação da pilha.