• <Página inicial

Perguntas frequentes sobre Drivers de gráficos embarcados Intel®

Perguntas gerais

1.  Quais são as diferenças entre os Drivers de gráficos embarcados Intel® e os Drivers de mídia e gráficos embarcados Intel®?

 

Os Drivers de gráficos embarcados Intel® e o Driver de mídia e gráfico embarcados Intel® (Intel® EMGD) são dois drivers distintos de mídia e gráficos para uso embarcado; o Intel® EMGD não é um driver da próxima/seguinte geração dos Drivers de gráficos embarcados Intel®.

 

Os Drivers de gráficos embarcados Intel® (IEGD) são um grupo de drivers compatíveis com uma grande variedade de sistemas operacionais e chipsets. Consulte as Notas de Versão, a Matriz de Recursos e o Resumo do Produto de cada driver, para obter uma lista dos produtos e sistemas operacionais compatíveis dos Drivers de gráficos embarcados Intel®, uma vez que ele é diferente do Intel® EMGD.

 

Os seguintes são compatíveis somente com os Drivers de gráficos embarcados Intel®. Processador Intel® Atom™ séries 400 e 500 Chipset Intel® Q45/G45/G41 Express, Chipset Intel® GM45/GL40/GS45 Express para portáteis, Chipset Intel® Q35 Express, Chipset Intel® GLE960 Express para portáteis, Chipset Intel® GME965 Express para portáteis, Chipset Intel® Q965 Express, Chipset Intel® 945GME Express para portáteis, Chipset Intel® 945GSE Express para portáteis, Chipset Intel® 945G Express, Chipset Intel® 915GME Express para portáteis, Chipset Intel® 915GV Express e Chipset Intel® 910GMLE Express para portáteis.

 

O Intel® EMGD deve ser usado para fins de compatibilização com os novos designs baseados no Processador Intel Atom™ Processor série E6xx e chipsets do Hub da Controladora de Sistema Intel® US15W, US15WP e com os designs baseados no US15WPT, uma vez que o Intel® EMGD é um driver mais recente, com suporte para mais processadores e plataformas do que os Drivers de gráficos embarcados Intel®.

 

O processador Intel® Atom™ série E6xx só encontra suporte no Intel EMGD.

 

2.  Quais são os benefícios dos Drivers de gráficos embarcados Intel®?

 

Os Drivers de gráficos embarcados Intel® são desenvolvidos especificamente para as plataformas embarcadas, baseadas na arquitetura Intel®, e são uma alternativa flexível para os drivers projetados para os segmentos de mercado de área de trabalho, portáteis e MID. Os Drivers de gráficos embarcados Intel® oferecem aos clientes embarcados da Intel um suporte de vida útil estendida, correspondente ao mesmo tipo de suporte dos produtos de silício embarcados. Os Drivers de gráficos embarcados Intel® se diferenciam através de sua configuração e suporte às exigências exclusivas do segmento de mercado embarcado, como um suporte inigualável de combinações avançadas de vídeo e dimensões de vídeo não padrão (Intel® Dynamic Display Configuration Technology), e sistemas operacionais embarcados, como o Microsoft XP Embedded* e Windows Embedded CE*, além de propiciar um desempenho 3D comparável ao da solução de gráficos Intel® Graphics Media Accelerator (Intel® GMA), e vantagens de desempenho para as soluções de gráfico de origem aberta. Os Drivers de gráficos embarcados Intel® também têm sido validados em distribuições específicas do Linux e em sistemas operacionais Microsoft Windows*.

 

3.  Queremos utilizar uma distribuição específica do Linux que não consta nos documentos dos Drivers de gráficos embarcados Intel®. Os Drivers de gráficos embarcados Intel® funcionarão neste Linux? Se não funcionar, o que devo fazer para que ele funcione?

 

A matriz de recursos dos Drivers de gráficos embarcados Intel®, o resumo do produto e o guia do usuário listam quais distribuições do Linux são validadas de modo proativo para um chipset específico. Se sua distribuição “favorita do Linux” constar na matriz de recursos, no resumo de produtos e/ou no guia do usuário, o Driver de gráficos embarcados Intel® deverá funcionar. Contudo, se o driver não funcionar perfeitamente com essa distribuição, você deverá trabalhar com a empresa distribuição do “Linux favorito” ou com os próprios especialistas internos do Linux, para detectar as causas e depurar os problemas.

 

Se sua distribuição “favorita do Linux” não constar na matriz de recursos, no resumo do produto e/ou no guia do usuários, a possibilidade de o driver funcionar é menor. Você pode tentar instalar os Drivers de gráficos embarcados Intel® em um sistema com a ajuda de seu distribuidor de seu “Linux favorito”. Contudo, talvez não seja possível uma solução técnica.

 

Para entender melhor o funcionamento do Driver de gráficos embarcados Intel® para Linux (e como as diversas versões do kernel afetarão o driver), você precisa saber como o Módulo de Kernel dos Drivers de Gráficos Embarcados Intel® (IKM) é construído. Atualmente, o script install.sh detecta um conjunto limitado de distribuições conhecidas ou validadas do Linux e gera uma cópia dos cabeçalhos do kernel relevante para o AGPGART e DRM. Aguarde a próxima publicação técnica, que discutirá os métodos de integração do Linux dos drivers.

 

4.  Os Drivers de gráficos embarcados Intel® funcionam com todos os chipsets e SoCs da Intel?

 

Não, somente os seguintes chipsets e/ou sistemas em um chip (SoC) são compatíveis com os Drivers de gráficos embarcados Intel®:

 

  • Processador Intel® Atom™ séries D400/500, N400/500
  • Processador Intel® Atom™ série Z500 com o Intel® System Controller Hub US15W/WP/WPT
  • Processador Intel® Atom™ N270 com Chipset Intel® 945GSE Express para dispositivos portáteis
  • Chipsets Intel® Q45, G41 e G45 Express
  • Chipsets Intel® GM45, GL40 e GS45 Express para dispositivos portáteis
  • Chipset Intel® Q35 Express
  • Chipsets Intel® GME965 e GLE960 Express para dispositivos portáteis
  • Chipset Intel® Q965 Express
  • Chipset Intel® 945GME Express para portáteis
  • Chipset Intel® 945G Express
  • Chipsets Intel® 910GMLE e 915GME Express para dispositivos portáteis
  • Chipset Intel® 915GV Express

 

5.  Preciso de suporte para um chipset ou sistema operacional não listado como compatível com o driver atual? O que posso fazer?

 

Se as versões do chipset ou sistema operacional forem mais antigas, talvez exista uma versão anterior dos Drivers de gráficos embarcados Intel® compatível. Se o chipset pertencer à mesma família de outro atualmente listado no guia do usuário dos Drivers de gráficos embarcados Intel® como compatível, entre em contato com um representante da Intel para discutir sobre suas necessidades de suporte para um sistema operacional diferente.

 

6.  Por quanto tempo os Drivers de gráficos embarcados Intel® serão suportados?

 

Os Drivers de gráficos embarcados Intel® oferecem aos clientes embarcados da Intel um suporte de vida útil estendida de vários anos, correspondente ao mesmo tipo de suporte dos produtos de silício embarcados e do Grupo de comunicações, contidos no roadmap. Para obter esse roadmap, entre em contato com seu representante da Intel. O status técnico e de produção, bem como outras informações relevantes sobre os produtos embarcados da Intel podem ser encontrados no Intel Embedded Design Center ou na página de informações de produto da Intel (ark.intel.com).

 

7.  Onde posso obter informações de roadmap detalhadas (datas, recursos etc.)?

 

Os roadmaps e as próximas versões são planos com expectativas futuras sujeitas a ajustes para incluir novas tecnologias e atender às solicitações dos clientes/mercado. Entre em contato com um representante da Intel para obter a atualização POR (plan-of-record) mestre dos Drivers de gráficos embarcados Intel® e do Intel® EMGD.

 

8.  Como os Drivers de gráficos embarcados Intel podem ajudar nos intervalos de exibição personalizados dos vídeos de tela plana?

 

Os Drivers de gráficos embarcados Intel foram projetados para permitir que o cliente configure o driver para suportar a plataforma. Os Drivers de gráficos embarcados Intel podem oferecer suporte para várias configurações de telas planas, com intervalos personalizados, através da página do Detailed Timing Descriptor (DTD) do Editor de Configuração (CED), sem efetuar mudanças no driver.

 

9.  Os Drivers de gráficos embarcados Intel funcionarão em painéis sem EDID (extended display identification data)?

 

Os Drivers de gráficos embarcados Intel alcançam o suporte do tipo EDID para as telas sem EDID por meio de configuração (no CED), dos intervalos e arquivos de configuração do DTP (Detailed Timing Descriptor) gerados especificamente. Existem mais informações sobre como gerar os Drivers de gráficos embarcados Intel® corretos para as telas LVDS, disponíveis no guia do usuário.

 

10.  Os Drivers de Gráfico Embarcados Intel terão suporte para várias gerações de chipsets e SoCs? Terei que mudar meu driver a cada novo chipset ou SoC?

 

Nos Drivers de gráficos embarcados Intel , há suporte para diversas gerações de chipsets e/ou sistemas em um chip (SoC) da Intel, através da abrangência do suporte estendido das plataformas baseadas na arquitetura embarcada Intel, desde o chipset Intel® 910GMLE Express para portáteis até o chipset US15W do Hub da Controladora de Sistema Intel®, baseados no roadmap da Arquitetura Intel® Embarcada. Contudo, você deve compilar um driver para cada chipset ou SoC específico sendo utilizado, e talvez seja necessário atualizar para uma versão superior dos Drivers de gráficos embarcados Intel, para conseguir compilar um driver para um chipset mais recente. O primeiro chipset com gráficos embarcados, compatível com os Drivers de gráficos embarcados Intel foi o chipset Intel® 815. A última versão compatível com o chipset Intel® 815 foi a versão 5.1 dos Drivers de gráficos embarcados Intel , que continua disponível em seu representante Intel. A última versão compatível com o chipset Intel® 845 foi a versão 6.1 dos Drivers de gráficos embarcados Intel , que continua disponível em seu representante Intel. A última versão compatível com o chipset Intel® 852/855 foi a versão 8.1 dos Drivers de gráficos embarcados Intel ®, que continua disponível em seu representante Intel.

 

Os seguintes chipsets Intel® GenX/Gen3/Gen4 são suportados somente pelos Drivers de gráficos embarcados Intel 10.3.1, que foram os últimos drivers validados para esses chipsets, disponível no EDC.

 

  • Chipsets Intel® Q45, G41 e G45 Express
  • Chipsets Intel® GM45, GL40 e GS45 Express para dispositivos portáteis
  • Chipset Intel® Q35 Express
  • Chipsets Intel® GME965 e GLE960 Express para dispositivos portáteis
  • Chipset Intel® Q965 Express
  • Chipset Intel® 945GME Express para portáteis
  • Chipset Intel® 945G Express
  • Chipsets Intel® 910GMLE e 915GME Express para dispositivos portáteis
  • Chipset Intel® 915GV Express

 

Use a mais recente versão Gold (a partir de fevereiro de 2011, a versão mais recente dos Drivers de gráficos embarcados Intel é a 10.4) dos Drivers de Gráficos Embarcados Intel nos seguintes produtos Intel. A versão dos Drivers de gráficos embarcados Intel 10.4 está disponível no EDC?

 

  • Processador Intel® Atom™ séries D400/500, N400/500
  • Processador Intel® Atom™ série Z500 com o Intel® System Controller Hub US15W/US15WP/US15WPT
  • Processador Intel® Atom™ N270 com Chipset Intel® 945GSE Express para dispositivos portáteis

 

11.  Posso usar o Driver de Gráficos Embarcados Intel juntamente com um BIOS de vídeo de desktop padrão?

 

Sim, isso é possível. Os Drivers de gráficos embarcados Intel permitem usar o recurso Configuration Editor para configurar o driver no nível do sistema operacional e BIOS de vídeo com as mesmas configurações. Embora os Drivers de gráficos embarcados Intel utilizem configurações do BIOS de vídeo embarcado, os drivers no nível do SO não dependem dessas configurações. Isso permite que os usuários, que não podem atualizar o BIOS de seus firmware/BIOS do sistema, instalem e utilizem os Drivers de gráficos embarcados Intel com seus sistemas operacionais. Convém observar que o Configuration Editor não criará configurações para o BIOS de vídeo do desktop padrão.

 

Se você precisar de uma capacidade específica no BIOS de vídeo da área de trabalho padrão em conjunto com os Drivers de gráficos embarcados Intel, use a ferramenta BMP (BIOS Modification Program) da Intel para configurar o BIOS de vídeo da área de trabalho padrão e o CED (Configuration EDitor) para configurar o driver de gráficos embarcados Intel. Para obter mais detalhes, entre em contato com o representante da Intel.

 

12.  Posso usar os novos Drivers de gráficos embarcados Intel em conjunto com um BIOS de vídeo do Driver Gráfico Incorporado Intel anterior?

 

Embora nem sempre seja necessário, geralmente é recomendável atualizar o VBIOS e o driver, quando ocorre uma atualização. No teste da Intel, é utilizado somente as versões mais recentes do VBIOS e driver, de modo que podem ocorrer resultados imprevistos. Não é raro que você implemente mudanças de código. Ocasionalmente, os novos recursos podem exigir atualização. Se ao atualizar apenas o driver, ocorrer uma mudança negativa no funcionamento, é recomendável que você também atualize a plataforma com o VBIOS mais recente. Isso lhe permitirá verificar se a operação do driver estava ou não relacionada com alguma interação com a versão do VBIOS anterior.

 

13.  Posso utilizar os drivers Intel® Graphics Media Accelerator (drivers Intel® GMA) com o VBIOS embarcado da Intel?

 

Não. Os Drivers de gráficos embarcados Intel operam com o VBIOS dos Drivers de gráficos embarcados Intel, mas os drivers da área de trabalho GMA padrão dependem das configurações definidas no BIOS de Vídeo GMA e devem utilizar esse BIOS associado. O VBIOS Embarcado da Intel só funcionará com os Drivers de gráficos embarcados Intel .

 

14.  A Intel fornece os codecs para a decodificação de vídeo com o pacote de Drivers de gráficos embarcados Intel?

 

Sim, a Intel fornece codecs do Linux e Windows CE* somente para fins de avaliação com os Drivers de gráficos embarcados Intel.

 

15.  O Ubuntu Netbook Remix* (UNR) da Linux, o “remix” da versão Ubuntu Desktop padrão, permite que ele funcione melhor em netbooks ou em dispositivos de telas pequenas e otimizados para uso com o processador Intel® Atom™. Os Drivers de gráficos embarcados Intel oferecem suporte para o Linux Ubuntu Netbook Remix*? Se não tiver, para quando está previsto o suporte para o Linux UNR*?

 

Não. Atualmente, não existe uma previsão para os Drivers de gráficos embarcados Intel oferecer suporte ao Linux UNR*.

 

16.  Que recursos e telas são suportados pelos Drivers de gráficos embarcados Intel? Você pode me informar as diferenças entre as capacidades do VBIOS e do driver?

 

No guia do usuário, há informações detalhadas sobre os recursos gráficos compatíveis, as saídas e as telas de exibição. Para obter uma visão geral, consulte a TPS (Technical Product Specification for Software — Especificação de Produto Técnico para Software) dos Drivers de Gráficos Embarcados Intel. As especificações do produto contêm uma lista completa dos recursos suportados, e podem ser encontradas no site dos Drivers de gráficos embarcados Inte na web. Seu representante da Intel também dispõe de outras informações detalhadas.

 

17.  Os drivers podem ser configurados durante o runtime do sistema operacional?

 

Os Drivers de gráficos embarcados Intel têm APIs de run-time, que permitem mudanças na configuração nas versões Windows e Linux do driver. A Intel pode fornecer, a pedido, um Manual de Referência da API dos Drivers de gráficos embarcados Intel ou um exemplo de código que utilize essas APIs. Para solicitar detalhes, entre em contato como representante da Intel.

 

18.  Por que as fontes da GUI dos Drivers de gráficos embarcados Intel® são maiores do que o normal e uma parte do texto fica fora da tela, ao executar com o Windows XP Embedded*?

 

A GUI dos Drivers de gráficos embarcados Intel® exige uma fonte específica, Sans Serif(8) (sanserife.fon). As fontes San Serif devem ser copiadas para a pasta de fontes existente no Painel de Controle. É possível copiar essas fontes de um sistema Windows XP* ou obtê-las na MicroSoft. As fontes necessárias são:

 

  • serife_fon
  • seriff_fon
  • sserife_fon
  • sseriff_fon

 

Verifique se as fontes citadas anteriormente estão na pasta de fontes do Painel de Controle no sistema Windows XP Embedded*.

 

19.  Quais são as plataformas embarcadas baseadas no processador Intel® Atom™ compatíveis com os Drivers de gráficos embarcados Intel?

 

Os Drivers de gráficos embarcados Intel 10.4 são compatíveis com as plataformas baseadas no processador Intel® Atom™:

 

  • Processador Intel® Atom™ séries D400/500, N400/500
  • Processador Intel® Atom™ série Z500 com o Intel® System Controller Hub US15W/US15WP/US15WPT
  • Processador Intel® Atom™ N270 com Chipset Intel® 945GSE Express para dispositivos portáteis

 

20.  Os Drivers de gráficos embarcados Intel fornecem um driver FreeBSD* x86_64?

 

Não. Não existe nenhuma previsão de Drivers de gráficos embarcados Intel para Linux de código aberto.