• <Voltar à Pesquisa

Intel Embedded Media e Graphics Driver (FAQ da Intel)

Decodificação e codificação de vídeo

1.  Por que a rotação sempre surte impacto sobre o desempenho?

 

Nem os designs de chipsets atuais, nem o próprio SO (por exemplo, o Windows* XP) suportam internamente a rotação no hardware. Para girar uma exibição, o driver deve repetir a renderização do buffer de quadros para apresentar o giro, o que requer o uso do mecanismo 2D e 3D em cada quadro exibido. Isso acarreta as sobrecargas e limitações associadas à rotação. Para obter o melhor desempenho, use o vídeo em sua orientação nativa.

 

2.  Quais são as principais diferenças entre os níveis e perfis de conteúdo de vídeo?

 

O perfil define a funcionalidade, como o algoritmo de compactação e o formato de Chroma, enquanto o nível define as capacidades quantitativas, como as taxas de bits comuns e máximas e o tamanho máximo dos quadros.

 

3.  Quais aplicações baseadas no Windows* podem ser utilizadas para obter informações importantes sobre um arquivo de vídeo, como sua taxa de bits, codec, se o recurso de aceleração por hardware está presente ou não no chipset US15W do Hub da Controladora de sistema Intel® etc.?

 

Use os analisadores de mídia disponíveis no mercado para obter as informações da taxa de bits e codecs. A maioria deles dispõe desse recurso. O media player informa se a aceleração de hardware está ativada ou não.

 

O PowerDVD* da CyberLink é um media player que, geralmente, usa a aceleração de hardware no chipset e/ou processador suportado pelo Driver de mídia e gráficos embarcados Intel® (Intel® EMGD), para decodificar o conteúdo de vídeo de alta definição. Consulte o guia do usuário da plataforma apropriada para os detalhes da versão do PowerDVD suportada.

 

4.  Quais são as diferenças entre os formatos de vídeo HD 1080i e 1080p e qual deles resulta uma saída de vídeo de qualidade superior?

 

Os dois formatos têm 1080 linhas por quadro. O 1080p resulta uma imagem de qualidade mais alta do que o 1080i, porque o conteúdo do 1080i foi capturado com entrelaçamento (“i”) e 1080p, com uma varredura progressiva (“p”). O Intel EMGD pode decodificar conteúdo de vídeo dos dois tipos.

 

5.  No Intel EMGD, há suporte para o Adobe Flash* acelerado por hardware para gráficos e conteúdo de vídeo H.264?

 

Para o chipset US15W do Intel System Controller Hub e o processador Intel® Atom™ da série E6xx, o Intel EMGD oferece suporte a Adobe Flash 10.1 em F14* Firefox* 3.6 e MeeGo* 1.2 com Chromium* V11. O MeeGo 1.2 com Chromium V11 é recomendado para aceleração de hardware. Você deverá fazer o downgrade do Chromium V12 padrão que acompanha o MeeGo 1.2 para V11, pois não há suporte para aceleração de hardware do Adobe Flash no Chromium 12 nesta versão.

 

6.  Quais são os dois pontos de entrada mais comuns para a aceleração por hardware com suporte no Intel EMGD para players de vídeo?

 

MC (compensação de movimento) e VLD (Variable Length Decoding).

 

7.   No Intel EMGD, existe suporte para quantas camadas de sobreposição?

 

Para o chipset US15W do Intel System Controller Hub e o processador Intel Atom série E6xx, há suporte para duas camadas de sobreposição no Intel EMGD. No entanto, esse suporte depende do sistema operacional compatível com o driver. Para Windows 7, não há suporte para substituições.

 

8.  Para os clientes interessados em levar os drivers Intel EMGD direto para a produção, o que eles devem fazer com os filtros de vídeo se existirem?

 

Os filtros de vídeo também são um aspecto dos codecs e reprodutores de vídeo. Quanto aos codecs e players, os clientes devem entrar em contato com os respectivos fornecedores de codecs e mídia players, para obter as licenças de produção.

 

9.  Quais players de vídeo se beneficiam atualmente da aceleração por hardware no Intel EMGD?

 

Para o chipset US15W do Intel System Controller Hub e o processador Intel Atom série E6xx, a tabela abaixo contém uma lista dos mídia players compatíveis, organizados por sistema operacional e hardware de codecs de vídeo acelerados pelo Intel EMGD.

SO Combinações de Player e Codec Padrões Ponto de Entrada
Linux* GStreamer com plug-in MI-X com suporte a VAAPI 0.31 MPEG4-/VC- 1/H.264/VMV9 VLD
Linux Mplayer com codec FFmpeg [10] MPEG-4/VC- 1/H.264/VMV9/MPEG-2 VLD
Windows* XP PowerDVD* Ultra 8.0 com patch de versão do codec 3204 H.264/ MPEG-2  VLD
Windows XP Windows Media Player* 11 com codec VC-1 VC-1/WMV9 MC
Windows* 7 PowerDVD 8.0 com patch de versão do codec 3204 H.264/MPEG-2/VC-1/WMV9 VLD
Windows 7 Windows Media Player 12 H.264/MPEG-2 VLD
Windows 7 Windows Media Player 12 VC-1/WMV9 MC

10.  O Intel EMGD é compatível com o VDPAU ou LibVA?

 

O Intel EMGD não é compatível com o VDPAU. VDPAU é a abreviação de video decode and presentation API for UNIX. A VDPAU é uma biblioteca de origem aberta e API, projetada originalmente pela NVIDIA, que dispõe de uma interface para compatibilidade com a decodificação de vídeo acelerado por hardware.

 

No Intel EMGD, há suporte para aceleração de vídeo (VAAPI), que é uma tecnologia da Intel equivalente à VDPAU, para a compatibilidade com a decodificação de vídeo acelerado. O suporte para a VAAPI foi integrado a vários mídia players conhecidos, como o MPlayer, RealPlayer,* VideoLAN e outros.

 

O Intel EMGD continua a oferecer suporte para as versões mais recentes da VAAPI, permitindo que os chipsets embarcados, com núcleos de GPU embarcados exibam os recursos de apresentação e decodificação de vídeo avançado para os usuários do Intel EMGD do Linux.

 

LibVA é a única implementação da interface VAAPI, compatível com a Intel. Para obter outras informações sobre a VAAPI, visite a página wiki da VAAPI em: http://www.freedesktop.org/wiki/Software/vaapi

 

Esclarecimento: Ambas as interfaces, VDPAU e VAAPI, são suficientemente genéricas para serem um padrão em todos os fornecedores.

 

11.  O Intel EMGD suporta codificação de vídeo com aceleração de hardware no Windows?

 

Sim, o Windows 7 e o Windows Embedded Standard 7 suportam aceleração de codificação de vídeo pela estrutura de Kit de desenvolvimento de software de mídia Intel® (Intel® Media SDK). Este recurso está disponível para o processador Intel Atom série E6xx. Consulte o Guia do usuário para obter detalhes.

 

Conversas