• <Home

Diretrizes da Intel para Mídia Social

A mídia social está mudando nosso estilo de trabalhar, propiciando novos métodos de cooperação com os clientes, colegas e com o mundo em geral. Acreditamos que a computação social possa ajudá-lo a criar relações comerciais mais sólidas e mais bem-sucedidas. É uma maneira de você participar nas discussões globais relacionadas ao trabalho que estamos desenvolvendo na Intel e a assuntos importantes para nós.

Estas são as diretrizes oficiais para participar na mídia social na Intel. Se você for um funcionário ou contratado da Intel e estiver criando ou contribuindo para blogs, wikis, redes sociais, mundos virtuais ou qualquer outro tipo de mídia social, essas diretrizes são para você. Elas serão desenvolvidas à medida que surgirem novas ferramentas de redes sociais, portanto, verifique periodicamente para ter certeza de que você está atualizado.

A participação na computação social em nome da Intel não é um direito, mas sim uma oportunidade, portanto trate-a com seriedade e com respeito. Se você quiser participar em nome da Intel, faça o treinamento Social Media@Intel e entre em contato com o Centro de Excelência em Mídia Social. Conheça e respeite o Código de Conduta da Intel. Se essas diretrizes e o Código de Conduta da Intel não forem adotados, a sua participação estará em perigo. Entre em contato com social.media@intel.com para mais informações. Siga os termos e condições para sites de terceiros.

1. Divulgar

Sua honestidade — ou desonestidade — será rapidamente percebida no ambiente de mídia social. Represente a Intel com ética e integridade. 

  • Seja transparente: Use seu nome verdadeiro, identifique que você trabalha para a Intel, e seja claro sobre sua função.
  • Seja verdadeiro: Se você tiver interesse direto em algo que está discutindo, seja o primeiro a deixar isso claro e seja específico acerca do que se trata.
  • Seja você mesmo: Mantenha-se na sua área de especialização; escreva o que sabe. Se você publicar em um site na web fora da Intel, use termos de isenção de responsabilidade, como os seguintes: "As postagens publicadas neste site são de minha inteira responsabilidade e não representam necessariamente posições, estratégias ou opiniões da Intel." 

2. Proteger

Certifique-se de que toda essa transparência não viole a confidencialidade da Intel ou as diretrizes de caráter legal relativas a palestra comercial - ou a sua própria privacidade. Não se esqueça de que se você está on-line, você está sendo registrado - tudo na Internet é público e pode ser pesquisado. Em última análise, o que você escreve é de sua total responsabilidade.

  • Não conte segredos: Jamais revele informações classificadas pela Intel ou confidenciais. Se não tiver certeza, confirme com o departamento de Relações Públicas da Intel ou com o Grupo de Comunicações Globais. Os tópicos que estão fora dos limites são: ação judicial, demonstrativos financeiros não publicados e informações sobre produtos não divulgadas. Além disso, respeite a marca, a marca comercial, copyright, uso justo e segredos comerciais. Se tiver uma pausa para refletir, pare em vez de publicar. 
  • Não critique a concorrência (nem a Intel): Jogue limpo. Tudo o que você publicar deve ser verdadeiro e não deve induzir ao erro e todas as alegações devem ser fundamentadas e aprovadas. As comparações de produto devem ser aprovadas para postagem externa pela equipe apropriada de comparação de produtos.
  • Não fale demais: Tenha cuidado - depois que apertar o botão "compartilhar", você geralmente não consegue voltar. Além disso, a sensatez ajudará a tornar o seu conteúdo mais claro e mais relevante para seus leitores.

3. Use bom senso

A percepção é uma realidade e nas redes sociais online, a diferença entre o que é público e privado, pessoal e profissional é muito tênue. O simples fato de você se identificar como funcionário da Intel gera percepções sobre seus conhecimentos e sobre a Intel. Deixe-nos orgulhosos.

  • Agregue valor: Há milhões de textos por aí - faça com que o seu seja útil e estimule a reflexão. Lembre-se de que é uma conversa, portanto, mantenha-a real. Crie uma comunidade postando conteúdo que provoque respostas - e depois fique ligado. Você também pode ampliar a conversa citando outros que estejam discutindo sobre o mesmo tópico e permitindo que seu conteúdo seja compartilhado.
  • Mantenha a serenidade: Há uma linha muito tênue entre o debate saudável e a reação intempestiva. Tente coordenar o que você escreve para atrair diferentes pontos de vista, sem inflamar os outros. Nem é preciso responder a todas as críticas ou provocações. Tenha cuidado e seja atencioso.
  • Você fez uma besteira? Se você cometer um erro, admita-o. Seja sincero e rápido na correção. Ao postar em um blog, você pode modificar uma postagem anterior — e deixar bem claro que você fez isso. 

Fornecedores e Endossos

Conforme as Diretrizes da Intel para Mídia Social descrevem, apoiamos a transparência e estamos comprometidos com a divulgação clara dos relacionamentos e endossos. Se você for contratado, financiado ou de alguma forma remunerado pela Intel para criar mídia social, certifique-se de ler e cumprir as Diretrizes para adeptos de mídias sociais patrocinadas, financiadas ou promovidas pela Intel. Como parte destas diretrizes, você deve sempre revelar se tiver sido financiado ou compensado de alguma outra forma pela Intel. Seu blog será monitorado quanto ao cumprimento das nossas diretrizes e à precisão das descrições e declarações sobre produtos.

Moderação

Moderação (revisão e aprovação de conteúdo) aplica-se a qualquer conteúdo de mídia social escrito em nome da Intel por pessoas de fora da empresa, quer o site esteja vinculado ou não ao intel.com. A Intel não endossa nem se responsabiliza por conteúdo divulgado por terceiros, também conhecido como conteúdo gerado por usuário (UGC). Isso inclui entradas de texto e arquivos carregados, inclusive vídeo, imagens, áudio, executáveis e documentos. Embora a participação do usuário seja altamente incentivada, há algumas diretrizes que pedimos que sejam seguidas por terceiros para garantir a segurança de todos. 

  • Moderação de postagem: Mesmo quando um site exige que o usuário se registre antes da postagem, a simples digitação do nome do usuário e e-mail não validam realmente a pessoa. Portanto, para garantir risco mínimo/segurança máxima, exigimos a moderação de todas as postagens UGC. O moderador designado faz a varredura de todas as postagens para certificar-se de que elas seguem as diretrizes da Intel.
  • Moderação da comunidade (ou moderação reativa): Para comunidades estabelecidas e saudáveis, a moderação de grupo realizada por usuários regulares pode funcionar muito bem. Algumas vezes, podemos autorizar que esse procedimento substitua a moderação de postagem, mas ele deve ser solicitado e aprovado.
  • As "regras da casa": Quer o conteúdo seja moderação de postagem ou moderado pela comunidade, utilizamos esta regra prática: O Bom, o Mau, mas não o Feio. Se o conteúdo for positivo ou negativo e dentro do contexto do assunto, ele pode ser aprovado, independentemente de ele ser favorável ou desfavorável à Intel. Entretanto, se o conteúdo for repugnante, ofensivo, depreciativo e/ou totalmente fora de contexto, pediremos a nossos moderadores e comunidades que rejeitem o conteúdo.

Diretrizes para adeptos de mídias sociais patrocinadas, financiadas ou promovidas pela Intel

A Intel apoia a transparência. Temos o compromisso de garantir que os nossos adeptos das mídias sociais (SMPs) revelem claramente as relações e os endossos e que as declarações sobre os produtos Intel sejam verdadeiras e fundamentadas. Se você for um adepto das mídias sociais que recebeu produtos, foi incentivado ou tem uma relação permanente com a Intel, essas diretrizes se aplicam a você. Se tiver perguntas ou preocupações relativas a estas diretrizes, entre em contato com o responsável pela sua conta na Intel.

Não se esqueça de que a Intel monitora a mídia social relacionada à nossa empresa, incluindo as atividades dos SMPs patrocinados, financiados ou promovidos por nós. Se encontrarmos a divulgação de relacionamentos ou declarações que sejam falsas ou enganosas, entraremos em contato com você para solicitar correção. Se, como um SMP patrocinado, você fizer, de forma repetitiva, afirmações inexatas ou enganosas sobre a Intel, os produtos da Intel ou os serviços da Intel, podemos interromper a nossa relação com você.

Regras de participação para SMPs patrocinados, financiados ou incentivados pela Intel

  • Seja transparente: Divulgue de forma clara e insuspeita seu relacionamento com a Intel, inclusive quaisquer incentivos ou patrocínios. Certifique-se de que essas informações estejam totalmente claras para o público e os leitores das suas postagens.
  • Seja específico: Não faça afirmações gerais sobre os produtos Intel, mas converse especificamente sobre as suas experiências.
  • Seja você mesmo: Incentivamos você a escrever na primeira pessoa e a se limitar à sua área de especialização em termos de tecnologia da Intel.
  • Seja consciencioso: Lembre-se de que o que você escreve é de sua inteira responsabilidade e o não cumprimento destas diretrizes pode colocar em risco o patrocínio ou o incentivo da Intel. Além disso, é importante seguir sempre os termos e condições para sites de terceiros em que você participe.