Intel demonstra inovação proporcionada por plataforma de IA nos Jogos

Intel apresenta soluções baseadas em IA que proporcionam experiências inovadoras durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos como nunca antes vistas.

• 17 de abril de 2024

PARIS, 17 de abril de 2024 – A Intel revelou hoje seus planos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024. Levando a Inteligência Artificial (IA) a todos os lugares, a Intel implementará tecnologias alimentadas por processadores Intel em um dos maiores palcos mundiais.

Como Parceira Oficial para Plataformas de IA dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a Intel apresentará inovadoras experiências de IA usando hardware e software da Intel que vão permitir um novo patamar de engajamento de torcedores, organizadores, atletas e espectadores em todo o mundo.

As principais implementações de IA são:

• Experiência esportiva imersiva que dará aos torcedores a chance de experimentar tecnologias inovadoras usadas para medir o desempenho dos atletas;
  • Primeiros Jogos Olímpicos a apresentar uma experiência completa de transmissão ao vivo
    em 8K;
  • Avanços na acessibilidade para deficientes visuais em certas instalações olímpicas e paraolímpicas.

“Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos são a maior vitrine do mundo para os melhores atletas ultrapassarem seus limites e fazerem coisas que nunca imaginamos serem possíveis”, afirma Sarah Vickers, líder do escritório de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos da Intel. “Nesse evento em Paris, a Intel vai dar um grande salto em sua missão de levar a IA a todos os lugares usando suas soluções e mostrando o poderoso potencial de suas tecnologias e da IA para criar experiências imersivas e interativas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024 para milhões de pessoas em todo o mundo.”

A cidade de Paris deverá ver em 2024 um dos maiores eventos já organizados na França, com cerca de 15.000 atletas, milhões de visitantes e bilhões de telespectadores pela televisão e pelas plataformas digitais em todo o mundo. O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai incorporar as tecnologias da plataforma Intel AI nas experiências dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em três áreas principais.

Experiências imersivas de IA inéditas nas localidades do evento

Em Paris, as aplicações de IA movidas por processadores e soluções de software da Intel vão demonstrar seu potencial de beneficiar atletas, treinadores e espectadores antes e durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

A Intel vai permitir, por meio da IA, que visitantes se tornem atletas olímpicos de modo interativo. Treinado por aceleradores Intel® Gaudi® em processadores Intel® Xeon® com aceleração de IA integrada e otimizado com OpenVINO™, a AI Platform Experience da Intel, em colaboração com a Samsung, usará recursos de IA e visão computacional para analisar exercícios dos atletas e combiná-los com o perfil de cada participante em um determinado esporte olímpico.

A tecnologia da Intel também vai proporcionar avanços em termos de acessibilidade para deficientes visuais durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024. Usando a IA presente no Intel Xeon, modelos 3D do Centro de Alto Desempenho da equipe dos Estados Unidos em Paris e da sede do Comitê Paraolímpico Internacional em Bonn, na Alemanha, vão permitir navegação interna e por voz usando um aplicativo para smartphones.

Transmissão OTT revolucionária ao vivo em 8K e visualização personalizada para torcedores

Paris 2024 será a primeira edição dos Jogos Olímpicos a utilizar processadores Intel Xeon em uma transmissão ao vivo em 8K de ponta a ponta, apresentando uma noção do futuro das transmissões ao vivo com baixa latência e alta definição pela Internet. Servidores de transmissão com os mais recentes processadores Intel Xeon Scalable e tecnologia Intel® AI Deep Learning Boost vão codificar e compactar os sinais ao vivo produzidos pelos Olympic Broadcasting Services (OBS) em 8K/60FPS/HDR ""More/Faster/Better Pixels - 48 gigabits) em milissegundos. Sinais OTT 8K serão transmitidos para mais recentes PCs e laptops com tecnologias Intel conectados a TVs 8K em localidades distribuídas pelo mundo em apenas alguns segundos. Isso abrirá caminho para que telespectadores possam desfrutar de futuros Jogos Olímpicos por meio de experiências de transmissão ao vivo de alta resolução com a mais alta qualidade de transmissão.

A automação por meio da IA permite que emissoras levem conteúdo digital mais personalizado aos telespectadores com mais rapidez do que nunca. A geração automática de destaques da Olympic Broadcasting Services (OBS), treinada na plataforma Intel® Geti™, pode empacotar conteúdos personalizados em diversas disciplinas e distribuí-los instantaneamente, gerando mais eficiência no trabalho da produção e da edição.

Preservando o legado dos Jogos Olímpicos

Para ajudar a dar continuidade ao legado dos Jogos Olímpicos, a clonagem de objetos neurais vai transformar vídeos de coleções olímpicas em artefatos digitais 3D. Essa solução, desenvolvida pelo Emergent AI Lab da Intel, está sendo testada para permitir que o Museu Olímpico migre algumas de suas coleções para ambientes digitais interativos nos quais visitantes poderão rotacionar explorar peças da história olímpica como se estivessem em suas mãos.

A Intel seguirá desenvolvendo e lançando novas implementações da tecnologia de IA antes dos Jogos Olímpicos com mais recursos esperados para os próximos meses.

Herança Olímpica e Paraolímpica da Intel

A Intel tem um histórico de inovação nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, acelerando a adoção de tecnologias 5G, realidade virtual, drones e plataformas de IA para aprimorar experiências. Isso começou com os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang em 2018 e a inesquecível exibição de drones Intel® Shooting Star™ e posteriormente em Tóquio no ano de 2020, quando os drones Intel® Premium subiram ao céu para simbolizar a solidariedade global após a pandemia. A Intel também introduziu rastreamento 3D de atletas e treinamento com realidade virtual em 2020, além de ter colaborado para permitir a primeira transmissão ao vivo em 5G em Pequim 2022.

“Nossa parceria com a Intel nos impulsionou em direção a um universo em que tecnologias emergentes, movidas por Inteligência Artificial, estão remodelando o mundo do esporte para espectadores, atletas, funcionários do COI e parceiros”, afirma Ilario Corna, diretor de Tecnologia da Informação do Comitê Olímpico Internacional. "Por meio de suas soluções, a Intel nos permitiu implantar tecnologias de IA mais rapidamente. Juntos, em Paris 2024, nossa parceria criará experiências olímpicas como nunca antes, incorporando nosso compromisso partilhado de construir um mundo melhor por meio do esporte.”

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto. Os Jogos Paraolímpicos vão de 28 de agosto a 8 de setembro.

As declarações contidas neste documento que se referem a planos ou expectativas futuros são prospectivas. Baseiam-se em expectativas atuais e envolvem muitos riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Para obter mais informações sobre os fatores que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes, consulte nosso comunicado de resultados mais recente e os registros da SEC em www.intc.com.