A Intel lança a Altera, sua nova empresa independente de FPGA

Altera prioriza os clientes com FPGAs de ponta a ponta, IA acessível, software e resiliência de fornecimento.

• 29 de fevereiro de 2024

O que há de novo: Hoje, a Intel anunciou o lançamento oficial da Altera, sua nova empresa FPGA independente. Durante o webcast da FPGA Vision, a diretora executiva Sandra Rivera e o diretor de operações Shannon Poulin apresentaram sua estratégia para garantir a liderança em uma oportunidade de mercado de mais de US$ 55 bilhões; expandir o portfólio da empresa, incluindo a única FPGA com IA incorporada na malha; e para ajudar a solucionar os desafios dos clientes. Eles também anunciaram Altera como a marca da nova empresa.

"À medida que os clientes lidam com desafios tecnológicos cada vez mais complexos e trabalham para se diferenciar dos seus concorrentes e acelerar o tempo de retorno, temos a oportunidade de revigorar o mercado FPGA. Estamos liderando com uma abordagem ousada, ágil e obsessiva pelo cliente para fornecer soluções programáveis e IA acessível em uma ampla variedade de aplicações nos mercados de comunicações, nuvem, data center, embarcado, industrial, automotivo e de mil-aero".

Sandra Rivera, Diretora Executiva da Altera

Por que importa: O portfólio expandido e o roteiro da Altera endereçam o melhor o crescimento da de mercados de FPGA em nuvem, rede e borda, ao mesmo tempo em que aprimoram o melhor software Quartus Prime da categoria e recursos de IA fáceis de incorporar para capitalizar este segmento de aplicações em rápido crescimento. O aumento da inteligência artificial (IA) está criando novas complexidades e oportunidades em todos os setores. A Altera está abordando essas oportunidades com FPGA AI Suite e OpenVINO, que geram propriedade intelectual (IP) otimizada com base em estruturas padrão como TensorFlow e Pytorch. Os FPGAs da Altera (matrizes de portas programáveis em campo) oferecem soluções flexíveis para atender melhor às mudanças das demandas do mercado, como integrar perfeitamente os recursos críticos de inferência de IA e interceptar melhor padrões em evolução, como PCI Express, CXL, Ethernet e 6G sem fio.

Como funciona: As soluções da Altera são otimizadas para atingir uma ampla gama de mercados e casos de uso, desde infraestrutura de rede e comunicações até aplicações embarcadas de baixo consumo de energia. Hoje, a Altera anunciou novos produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes:

• O Agilex 9 está em produção em volume. Ele oferece os conversores de dados mais rápidos do setor, ideais para aplicações de radar e aeroespacial militar que exigem FPGAs de sinal misto de alta largura de banda.
  • Dispositivos Agilex 7 série F e série I são lançados para produção. Com um desempenho de malha 2x melhor por watt em relação aos FPGAs concorrentes, eles são feitos sob medida para aplicativos de computação de alta largura de banda, como data center, rede e defesa.
  • O Agilex 5 agora está amplamente disponível. Ele oferece a única malha de FPGA infundida com IA, o melhor desempenho da categoria e desempenho 1,6x melhor por watt em comparação com produtos concorrentes. Ele é voltado para aplicações embarcadas e de borda.
  • Em breve: Agilex 3. Ela trará uma linha de FPGAs de baixo valor e baixo consumo de energia para funções de baixa complexidade para aplicações de nuvem, comunicações e borda inteligente.

Mais contexto: Para saber mais sobre Altera, confira o Intel FPGA Vision Webcast Replay, disponível às 11h (horário de Brasília) do dia 1º de março de 2024.