Intel dá as boas-vindas à Open Platform para IA empresarial

A iniciativa unifica a comunidade de desenvolvedores para o avanço de sistemas de IA generativos.

• 16 de abril de 2024

Hoje, a Linux Foundation AI & Data anunciou a Open Platform para IA Empresarial (OPEA) como seu mais recente Projeto Sandbox. A OPEA tem como objetivo acelerar implantações de IA gerativa segura e econômica (GenAI) para empresas, impulsionando a interoperabilidade em um ecossistema diversificado e heterogêneo, começando com a geração aumentada de recuperação (RAG).

Em Intel Vision 2024, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, esboçou os desafios do setor e declarou a intenção de criar uma plataforma aberta para a IA empresarial em todo o setor. Hoje é o próximo passo nessa jornada, e a Intel está no piso térreo.

Inicialmente, neste esforço, a Intel planeja:

• Publicar um framework conceitual técnico.
  • Liberar implementações de referência para pipelines GenAI em soluções seguras baseadas em processadores Intel® Xeon® e aceleradores De IA Intel® Gaudi®.
  • Continuar a adicionar capacidade de infraestrutura na Intel® Tiber™ Developer Cloud para desenvolvimento de ecossistema, aceleração de IA e validação de RAG e pipelines futuros.

Pilha de software de IA empresarial. (Crédito: Intel Corporation)

O ecossistema RAG continua a progredir através da criação de novos projetos e inovação. Apesar disso, as empresas são desafiadas com uma abordagem de "faça você mesmo" porque não existem padrões de fato entre componentes que permitem que as empresas escolham e implantem soluções de RAG abertas e interoperáveis, e que as ajudam rapidamente a chegar ao mercado.

A OPEA pretende abordar essas questões colaborando com o setor para padronizar componentes, incluindo estruturas, projetos de arquitetura e soluções de referência que exibem desempenho, interoperabilidade, confiabilidade e prontidão de nível empresarial. Isso ajudará a impulsionar a adoção de soluções RAG na empresa e aproveitar a inovação em um ecossistema aberto.

Leia mais sobre a OPEA no comunicado de imprensa da Linux Foundation AI & data: LF AI & Data Foundation lança plataforma aberta para IA empresarial (OPEA) para colaboração inovadora de IA empresarial.

Mais: Exibir o blog de anúncios completo. Acesse o OPEA no GitHub.