Mais de 500 modelos de IA são executados de forma otimizada em processadores Intel Core Ultra

Intel constrói o conjunto de ferramentas de IA para PC mais robusto do setor e apresenta uma base de software de IA na qual os desenvolvedores podem confiar.

• 1 de maio de 2024

• Siga a Intel Newsroom nas redes sociais:

O que há de novo: Hoje, a Intel anunciou que superou 500 modelos de IA executados de forma otimizada em novos processadores Intel® Core™ Ultra – o principal processador de PC AI do setor disponível no mercado hoje, com novas experiências de IA, gráficos imersivos e uma excelente autonomia da bateria. Esse marco significativo é um resultado do investimento da Intel na IA do cliente, na transformação do PC de IA, otimizações de frameworks e ferramentas de IA, incluindo OpenVINO™ kit de ferramentas. Os 500 modelos, que podem ser implantados em toda a unidade de processamento central (CPU), unidade de processamento gráfico (GPU) e unidade de processamento neural (NPU), estão disponíveis em fontes populares do setor, incluindo OpenVINO Model Zoo, Hugging Face, ONNX Model Zoo e PyTorch. Os modelos se baseiam em categorias de inferência de IA local, incluindo grande linguagem, difusão, super resolução, detecção de objetos, classificação/segmentação de imagens, visão computacional e outras.

"A Intel tem uma rica história de trabalhar com o ecossistema para trazer aplicações de IA aos dispositivos clientes, e hoje celebramos mais um forte capítulo na herança da IA do cliente, superando 500 modelos de IA pré-treinados executando otimizados em processadores Intel Core Ultra. Essa seleção incomparável reflete nosso compromisso em construir não apenas o conjunto de ferramentas mais robusto do setor de PCs para desenvolvedores de IA, mas uma base sólida de usuários de software de IA podem confiar implicitamente."

— Robert Hallock, vice-presidente geral da Intel e gerente geral de IA e marketing técnico no Grupo de computação do cliente

Por que importa: Superar os 500 modelos de IA é um momento marcante dos esforços da Intel para nutrir e apoiar a transformação do PC com IA. Não apenas o processador Intel Core Ultra é o processador de PC com IA que cresce mais rápido até o momento — vendendo mais unidades em um único trimestre do que os processadores concorrentes em todo 2023 — é também a plataforma mais robusta para o desenvolvimento de PCs com IA, com mais modelos de IA, frameworks e tempos de execução habilitados do que qualquer outro fornecedor de processador.

Modelos formam a espinha dorsal de recursos de software aprimorados por IA, como remoção de objetos, super resolução de imagem ou resumo de texto. Há um link direto entre o número de modelos habilitados/otimizados e a amplitude dos recursos de IA voltados para o usuário que podem ser trazidos ao mercado. Sem um modelo, o recurso não pode ser projetado. Sem a otimização do tempo de execução, o recurso não pode atingir o seu melhor desempenho.

Como funcionam os modelos de IA: Os modelos de IA são uma das muitas camadas críticas na pilha de software que determinam o desempenho, a estabilidade e os recursos finais de uma aplicação orientada por IA. Modelos de IA são treinados para analisar grandes quantidades de dados, tirar conclusões e tomar ações com base nessas inferências. Os desenvolvedores que criam novos recursos de PC de IA podem utilizar esses modelos e construir com eles. Quanto mais modelos de IA existem, mais recursos de PC de IA estão habilitados.

Modelos de IA podem atuar em texto, fala, áudio, imagens e outras fontes audiovisuais comuns à experiência com PC. Os modelos de IA formam a base dos recursos aprimorados por IA desenvolvidos para os usuários desfrutarem, como resumo automático de texto, redução do consumo de energia durante a teleconferência ou remoção de objetos indesejados de uma imagem. OpenVINO otimiza o Intel Core Ultra balanceando a carga em todas as unidades de computação, compactando os modelos para funcionar com eficiência em um PC AI e otimizando o tempo de execução para aproveitar a largura de banda da memória e a arquitetura central do Intel Core Ultra.

Os esforços contínuos para permitir um conjunto incomparável de modelos de alto desempenho na Intel Core Ultra oferecem um amplo campo de inovação para desenvolvedores de software e simplificam o fornecimento de aplicativos e recursos de PC de IA para os usuários.

Sobre recursos e benefícios adicionais: Recursos e benefícios dos mais de 500 modelos de IA otimizados:

• Facilita o desenvolvimento e a implantação.
  • Abrange mais de 20 categorias de IA, incluindo grande linguagem, difusão, super resolução, detecção de objetos e visão computacional.
  • Inclui Phi-2, Mistral, Llama, Bert, Whisper e Stable Diffusion 1.5.
  • Melhora a estabilidade, confiabilidade e desempenho do sistema.

Sobre o programa para desenvolvedores de PCs para IA da Intel: Os desenvolvedores do Programa para desenvolvedores de PC de IA da Intel podem acessar ferramentas, fluxos de trabalho, frameworks de implantação de IA para processadores Intel Core Ultra. Os desenvolvedores também podem utilizar as ferramentas de software da Intel para otimizar IA, programação multiarquitetura, jogos, mídia e renderização no PC de IA.

As letras miúdas:

O desempenho varia conforme o uso, a configuração e outros fatores. Saiba mais em intel.com/PerformanceIndex. Os recursos de IA podem exigir a compra de software, assinatura ou habilitação de um provedor de software ou plataforma, ou podem ter requisitos específicos de configuração ou compatibilidade. Detalhes em www.intel.com/AIPC.