A versão do navegador que você está usando não é recomendada para este website.
Considere a possibilidade de fazer a atualização para a última versão do seu navegador clicando em um dos links a seguir.

Esses manuais descrevem a arquitetura e o ambiente de programação das arquiteturas Intel® 64 e IA-32.

As versões eletrônicas destes documentos permitem acessar rapidamente as informações necessárias e imprimir apenas as páginas que desejar. Os manuais do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 estão agora disponíveis para download em um conjunto de três volumes ou em um conjunto de oito volumes. O conteúdo é igual em todos os conjuntos; ver detalhes a seguir.

Atualmente, os PDFs disponíveis para download de todos os volumes estão na versão 059. O PDF disponível para download dos manuais de referência para otimização das arquiteturas do Intel® 64 e IA-32 estão na versão 033. Especificações relacionais adicionais, notas sobe aplicativos e white papers também estão disponíveis para download.

Nota: se desejar ser comunicado sobre atualizações dos manuais do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32, você poderá usar um serviço de terceiros, como http://www.changedetection.com/ para ser avisado sobre alterações nesta página (consulte 1, abaixo).

Nota: não estamos mais oferecendo os Manuais do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 em CD-ROM. As versões em papel do manual estão disponíveis para venda por intermédio de um modelo de processamento de impressão por demanda de um fornecedor independente, Lulu (consulte 1 e 2 abaixo): http://www.lulu.com/spotlight/IntelSDM.

  1. Termos de uso
  2. O preço do pedido de cada volume é definido pelo fornecedor da impressão; a Intel faz upload do mestre completo sem cobrança de royalty.

Conjunto de Volumes combinados dos Manuais do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32

Documento Descrição
Volumes combinados dos manuais do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32: 1, 2A, 2B, 2C, 2D, 3A, 3B, 3C e 3D

Este documento contém o seguinte:

Volume 1: descreve a arquitetura e o ambiente de programação de processadores que oferecem suporte às arquiteturas IA-32 e Intel® 64.

Volume 2: inclui a referência do conjunto completo de instruções, de A-Z, em um volume. Descreve o formato da instrução e oferece páginas de consulta para as instruções. 

Volume 3: inclui o guia completo de programação do sistema, Partes 1, 2 e 3, em um só volume. Descreve o ambiente de suporte do sistema operacional das arquiteturas Intel® 64 e IA-32, inclusive: gerenciamento de memória, proteção, gerenciamento de tarefas, tratamento de interrupções e exceções, suporte a múltiplos processadores, recursos de gerenciamento térmico e de energia, depuração, monitoramento de desempenho, modo de gerenciamento de sistema, instruções de extensões de máquina virtual (VMX), Tecnologia de virtualização Intel® (Intel® VT) e Intel® Software Guard Extensions (Intel® SGX).

Alterações da documentação de manuais do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32

Descreve as correções de erros efetuadas entre as versões do manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32.

NOTA: este documento de alteração se aplica a todos os conjuntos de manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 (conjunto de volumes combinados, conjunto com 3 volumes e conjunto com 8 volumes).

Conjunto de três volumes combinados dos manuais do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32

Este conjunto consiste no volume 1, volume 2 (2A, 2B, 2C e 2D) e volume 3 (3A, 3B, 3C e 3D combinados). Este conjunto permite uma navegação mais fácil da referência do conjunto de instruções e do guia de programação do sistema por meio do índice remissivo funcional, referências e sumário.

Documento Descrição
Manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 - Volume 1: Arquitetura Básica Descreve a arquitetura e o ambiente de programação de processadores que oferecem suporte às arquiteturas IA-32 e Intel® 64.
Volumes combinados dos manuais do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 2A, 2B, 2C e 2D: Referência do conjunto de instruções de A-Z Este documento contém a Referência do conjunto completo de instruções de A-Z em um volume. Descreve o formato da instrução e oferece páginas de consulta para as instruções. Este documento permite uma navegação fácil do conjunto de instruções pelo índice remissivo funcional, referências e sumário.
Volumes combinados dos manuais do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 3A, 3B, 3C e 3D: Guia de programação do sistema Este documento Inclui o guia completo de programação do sistema, partes 1, 2, 3 e 4, em um só volume. Descreve o ambiente de suporte do sistema operacional das arquiteturas Intel® 64 e IA-32, inclusive: gerenciamento de memória, proteção, gerenciamento de tarefas, tratamento de interrupções e exceções, suporte a múltiplos processadores, recursos de gerenciamento térmico e de energia, depuração, monitoramento de desempenho, modo de gerenciamento de sistema, instruções de extensões de máquina virtual (VMX), Tecnologia de virtualização Intel® (Intel® VT) e Intel® Software Guard Extensions (Intel® SGX). Este documento permite uma navegação fácil do guia de programação do sistema pelo índice remissivo funcional, referências e sumário.

Conjunto de oito volumes combinados dos manuais do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32

Este conjunto contém as mesmas informações que o conjunto de três volumes, porém está dividido em oito PDFs menores: volume 1, volume 2A, volume 2B, volume 2C, volume 2D, volume 3A, volume 3B, volume 3C e volume 3D. Este conjunto é mais adequado para quem tem conexões com velocidades menores.

Documento Descrição
Manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 - Volume 1: Arquitetura Básica Descreve a arquitetura e o ambiente de programação de processadores que oferecem suporte às arquiteturas IA-32 e Intel® 64.
Volume do manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 2A: Referência do conjunto de instruções de A-L Descreve o formato da instrução e fornece páginas de referência para instruções (de A a L). Este volume também contém o sumário dos volumes 2A, 2B, 2C e 2D.
Volume do manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 2B: Referência do conjunto de instruções de M-U Fornece as páginas de referência para instruções (de M a U).
Volume do manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 2C: Referência do conjunto de instruções de V-Z
Fornece as páginas de referência para instruções (de V a Z).
Volume do manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 2D: Referência do conjunto de instruções Inclui a referência das extensões do modo mais seguro. Este volume também contém os apêndices e o suporte de índice para os volumes 2A, 2B, 2C e 2D.
Volume do manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 3A: Guia de programação do sistema, parte 1 Descreve o ambiente de suporte de sistema operacional das arquiteturas IA-32 e Intel® 64, incluindo: gerenciamento de memória, proteção, gerenciamento de tarefas, tratamento de interrupções e exceções e suporte a múltiplos processadores. Este volume também contém o sumário dos volumes 3A, 3B e 3C.
Volume do manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 3B: Guia de programação do sistema, parte 2 Continua a cobertura dos assuntos referentes à programação do sistema iniciados no volume 3A. O Volume 3B aborda os recursos de gerenciamento térmico e de energia, depuração e monitoramento de desempenho.
Volume do manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 3C: Guia de programação do sistema, parte 3 Dá continuidade aos assuntos de programação do sistema iniciados no volume 3A e no volume 3B. O volume 3C cobre o modo de gerenciamento de sistema, instruções de extensões de máquina virtual (VMX) e tecnologia de virtualização Intel® (Intel® VT).
Volume do manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 3D: Guia de programação do sistema, parte 4 O volume 3D cobre a programação do sistema com Intel® Software Guard Extensions (Intel® SGX). Este volume também contém os apêndices e o suporte de índice para os volumes 3A, 3B, 3C e 3D.

Manual de referência para otimização do software

Documento Descrição
Manual de referência para otimização das arquiteturas 64 e IA-32l O manual de referência para otimização das arquiteturas Intel® 64 e IA-32 fornece informações sobre os processadores Intel® Core™, a microarquitetura NetBurst e outras microarquiteturas recentes da Intel®. Ele descreve as técnicas de otimização de código para habilitar você a ajustar seu aplicativo para obter resultados altamente otimizados quando ele for executado nos processadores Intel® Atom™, Intel® Core™ i7, Intel® Core™, Intel® Core™2 Duo, Intel® Core™ Duo, Intel® Xeon®, Intel® Pentium® 4 e Intel® Pentium® M.

Especificações relacionadas, notas sobre aplicativos e publicações técnicas.

Documento Descrição
Escalonamento de Carimbo de Data/Hora para Virtualização Este documento descreve um aprimoramento da Tecnologia de virtualização Intel® (Intel® VT) para os futuros processadores Intel®. Esse recurso, chamado de escalonamento de contador de carimbo de data/hora (escalonamento de TSC), amplia ainda mais a capacidade do software do monitor de máquina virtual (VMM) que emprega o mecanismo de ajuste de TSC permitindo o controle mais fino daquele software acima do valor da leitura do contador de carimbo de data/hora (TSC) durante a execução da máquina virtual (VM).
Especificação x2APIC da arquitetura Intel® 64 As extensões da arquitetura xAPIC destinam-se principalmente a aumentar a capacidade de endereçamento do processador. A arquitetura x2APIC oferece compatibilidade com versões anteriores da arquitetura xAPIC e extensibilidade para inovações futuras nas plataformas Intel.
TLBs de notas de aplicação das arquiteturas Intel® 64 e IA-32, caches de estrutura de páginas e sua invalidação As informações contidas nesta nota de aplicação agora estão incluídas nos volumes 3A e 3B do manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32.
Referência da programação das extensões do conjunto de instruções da arquitetura Intel® Este documento aborda as novas instruções planejadas para futuros processadores Intel®.

Publicação técnica da Instrução de multiplicação de polinômios binários Intel® e seu uso para calcular o modo GCM Este documento fornece informações sobre a instrução e seu uso para calcular o Galois Hash. Fornece também exemplos de códigos para o uso de PCLMULQDQ, junto com as Novas Instruções Intel® AES (Intel® AES-NI) para a implementação eficiente de AES no Modo Galois Counter (AES-GCM).
Publicação técnica para pedido de memória para a arquitetura Intel® 64 Este documento foi integrado ao volume 3A do manual do desenvolvedor de software das arquiteturas Intel® 64 e IA-32.
Guia de compartilhamento da unidade de monitoramento de desempenho Este documento oferece um conjunto de diretrizes para os vários agentes de software que compartilham o hardware PMU nos processadores Intel®.
Nota sobre a aplicação da Tecnologia de virtualização Intel® FlexMigration Esta nota sobre o aplicativo discute os recursos de virtualização dos processadores Intel® que suportam os usos do Intel® VT FlexMigration.
Tecnologia de virtualização Intel® para
Especificação da arquitetura de E/S direcionada
Este documento descreve a Tecnologia de virtualização Intel® para E/S direcionada.
Registro de alteração de página para a publicação técnica sobre monitores de máquinas virtuais

Este documento descreve um aprimoramento da Tecnologia de virtualização Intel® (Intel® VT) para os futuros processadores Intel®.

 

Acesso seguro à unidade de monitoramento de desempenho através de perfis de espaço do usuário Este documento propõe um mecanismo de software direcionando desempenho de criadores de perfis, a ser executado no espaço do usuário com privilégio de acesso a hardware de monitoramento de desempenho. Esse último requer acesso privilegiado em modo Kernel de forma segura e sem interferência não intencional à pilha de software.